O universo das Misses sempre foi algo fascinante. Trabalhar a beleza acima de tudo requer sensibilidade e muito tato para saber lidar com a vaidade. E é falando sobre isso que chegamos a nossa bela musa, Lorena Rodrigues (@lorenarodriguesg) que já passou por alguns concursos e hoje em dia está do outro lado disso tudo, ela trabalha com monitoria com Misses e Misters. Natural de Juiz de Fora, Lorena desde muito nova começou a trabalhar como modelo, o que naturalmente a fez sair do país e conhecer outras culturas. Mas onde está a real beleza hoje em dia? Conversamos com Lorena para conhecer mais da sua trajetória e entender como a beleza é vista hoje.
Lorena, como foi isso de começar a trabalhar como modelo aos dez anos? Minha carreira começou cedo e sem muitas pretensões. Aos 10 eu sofria bullying na escola, por ser uma criança muito magra e alta, e meus pais me colocaram em uma agência de modelos da cidade. Funcionou muito bem, pois logo comecei a ser chamada para desfiles e campanhas, e pude perceber que havia outras meninas com o meu corpo (e que justamente essas características eram valorizadas nessa profissão). Por incrível que pareça, o mundo da moda me ajudou a me aceitar!
De Juiz de Fora para o mundo. Como os concursos de beleza te alavancaram para uma carreira promissora. Como foram as dificuldades do início e as lições tiradas? Eu sempre assistia aos concursos de beleza pela TV, admirava, mas achava que era algo muito distante de mim. Em 2014 um grande amigo me fez o convite de representar Juiz de Fora em um concurso e lá fomos nós, com minha passarela de modelo, mala com roupas emprestadas, pouquíssimo entendimento das provas, mas com muita vontade de aprender. E foi assim que tudo começou. Voltei para casa com um 2° lugar, inesperado, e uma pulguinha atrás da orelha: será então que se eu estudar e me dedicar posso vencer um concurso de beleza? Dito e feito! Venci o próximo que disputei e passei os próximos anos participando de diversos outros.
Você chegou a ir para a Coréia do Sul, China e Tailândia. O que mais te marcou nessas viagens? Fora a comida muito apimentada? (risos). O que mais me marcou foi ter contato com diferentes culturas, aprender com eles e poder mostrar um pouquinho da nossa também. Sempre fui muito bem recebida por ser brasileira e esse foi um facilitador. Percebi que na Ásia, no geral, eles têm muita curiosidade sobre nosso país e tradições.
São locais de culturas bem diferentes da nossa. Qual desses três destinos você voltaria? Tenho vontade de explorar um pouco mais todos eles! Mas sem dúvidas a Coréia do Sul é o país que mais me conquistou. Achei que lá eles têm o equilíbrio perfeito da modernidade e da tradição. Na capital, Seoul, a mesma rua em que se encontra uma franquia moderna de fast food é a mesma do restaurante tradicional de um senhorzinho coreano que está herdando o negócio dos seus pais… essas coisas são fascinantes!
Hoje você além de modelar, atua com mentoria para misses e misters de concursos. Como funciona isso? Depois de passar 8 anos competindo, decidi que era o momento de repassar todo esse aprendizado que adquiri ao longo dos anos. Então comecei a mentoria Misses e Misters que tem interesse em não apenas competir em um concurso de beleza, mas ter uma carreira de sucesso nessa área! As mentorias são online e abordamos todos os assuntos de uma preparação: das estratégias para rede social, até o estudo das questões de um top 5.
Com a internet e redes sociais acha que os concursos de beleza ficaram banalizados? Não. Para mim, a internet e as redes sociais deram mais visibilidade e potencializaram esse nicho, que antes dependia apenas dos meios de comunicação tradicionais para se propagar. A prova disso foi o boom de novas franquias e o sucesso dos concursos transmitidos pelo youtube, chegando a casa dos milhões de espectadores.
Qual a real beleza? Essa pergunta me fez pensar…e algo que vem à minha mente é como existem tantas belezas diferentes! Por exemplo, o que é considerado belo varia entre uma cultura e outra. Mas o que vejo comum a todos é como a educação, a gentileza e o respeito são capazes de tornar uma pessoa ainda mais bela (e o contrário também acontece).
Você é muito vaidosa? Até que ponto? Me considero bem vaidosa sim, mas sem neura! Adoro me cuidar, me arrumar e me sentir bonita. Faço por mim, reflete na minha autoconfiança, que reflete no meu trabalho.
Do que não abre mão? Não abro mão do skincare (amo testar produtos novos e que prometem aquele glow na pele).
Hora de relaxar, o que curte fazer? Série + pipoca! Vamos combinar que é o combo perfeito!? Inclusive estou terminando a 6ª temporada de The Good Doctor e aceito sugestões para a próxima.
Para conquistar Lorena basta… No quesito amoroso meu coração está ocupado. Sou noiva e em breve vem casamento aí! Mas independente disso, até para fazer amizades sempre prezo pela confiança, respeito e companheirismo.
Fotos Marcio Farias (@marciofariasfoto)
Produção Diley Almeida (@dileyalmeida)
Asst. de Produção Paula Britto (@paulabritto_)