NEGÓCIOS: DO PAIVA A PORTUGAL

O ÍTALO-BRASILEIRO LUCAS COLLETTO INGRESSOU NO RAMO IMOBILIÁRIO EM BUSCA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS E HOJE SE DESTACA NA DIRECT IMÓVEIS, CHEGANDO A TRANSFORMAR CLIENTES EM VIZINHOS.

Por Larissa Lins

Foi a partir das próprias experiências como morador da Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, que Lucas Colleto ergueu sua carreira como corretor de negócios imobiliários de alto padrão com foco na região onde vive. Ítalo-brasileiro, divide as atenções sobretudo entre o Paiva e Portugal, lugares que lhe são familiares e em cujas possibilidades acredita e aposta.“Sou motivado por desafios e sempre ouço antes de qualquer negativa ou aceite. Este ano fará dez anos que tenho residência na Reserva do Paiva. A Direct, da qual hoje sou sócio-diretor, estava precisando de uma pessoa que fosse moradora da região, com expertise comercial e experiência no meio corporativo para integrar a equipe de vendas”, recorda. Para Colletto, que se graduou em Direito e se especializou em Direito Tributário, acumulando 12 anos de experiência nas áreas corporativa e jurídica, as dinâmicas, desafios e conquistas da rotina como corretor são os principais motivadores para prosperar no meio.

ENTREVISTA

Que conselho você daria a alguém que está considerando entrar no mercado imobiliário como corretor? Quais diferenciais considera mais importantes?
Ter objetivo, meta, foco, persistência, transparência, trabalho contínuo, se manter atualizado, acompanhar as tendências, performance e resultado. O diferencial é se aprofundar nos conhecimentos teóricos e práticos do produto, do mercado e do processo completo. Além de prospectar, ser ativo e está preparado.

Quais as principais tendências de investimento imobiliário atualmente? Atualmente o consumidor final acaba priorizando uma morada onde se tenha uma área de convivência e integração, seja diário ou nos momentos de lazer, somado preferencialmente a uma bela vista. Com a pandemia da Covid-19, essa necessidade aumentou, as pessoas passaram a valorizar ainda mais o seu lar e deram mais importância, por exemplo, a uma varanda, a um espaço gourmet, entre outros itens que possibilitem aproveitar mais o imóvel. E se o condomínio entregar uma gama de atividades, fica ainda melhor.

Qual a importância da localização ao investir em imóveis? E quais os diferenciais do Paiva neste sentido? A busca por segurança, organização e qualidade de vida também são critérios, então um conceito de morar bem é um bairro que entregue essas características e com empreendimentos completos que ofereçam estrutura, atividades e serviços. É o cenário perfeito. No Paiva, você encontra isso. Por exemplo, a criança ou adolescente pode ir ao colégio andando, de bicicleta ou com a sua scooter elétrica.  A coleta de lixo é seletiva. A limpeza e conservação das ruas, parques e da orla é realizada com primor pela Associação. A segurança do bairro é integrada com as dos condomínios e com a presença também do poder público. Você tem um apoio médico 24hs, com local específico e ambulância para primeiros socorros e remoção de pacientes. E tudo isso com a natureza presente, já que se trata de uma reserva ambiental, com áreas de preservação, e regras para crescimento ordenado.

E quais os diferenciais em atuar no ramo sendo morador do Paiva? Nada melhor do que um residente do Paiva para vender a ideia de morar no bairro. Eu sempre gostei da ideia: eu vendo o que eu consumo e gosto. Então o morador, na sua maioria, tem propriedade para falar sobre as vantagens e qualidades. Podemos passar um pouco da experiência, da logística do dia a dia e a leitura sobre o estilo de vida. Curioso é que muitas vezes o seu cliente acaba se tornando o seu vizinho e amigo.

Quais os principais planos da Direct para os negócios em Portugal? Poderia detalhar um pouco os próximos passos no país? A Direct tem atuado no mercado português de modo crescente, somos a principal referência aqui em Pernambuco no segmento, atendendo clientes e buscando oferecer produtos compatíveis com os interesses por eles apresentados. Trabalhamos na realização de negócios e consultoria, tanto para o consumidor final quanto para o investidor. Em diversos segmentos, como por exemplo: residenciais, rede hoteleira, negócios prontos que tragam rentabilidade, entre outros. O movimento é bilateral, isto é, brasileiros demonstram querer investir em terras lusas e portugueses têm nos procurado para investir aqui, o que confirma a expansão das nossas áreas de atuação e nos estimula a manter a qualidade do serviço e o compromisso com o cliente. O que posso dizer é que teremos mais novidades em breve.

Quais as principais vantagens você apontaria para quem pensa em investir em terras portuguesas? Comparado aos números dos últimos anos, temos uma previsão de queda de juros à vista em 2024 que irá estimular o mercado para os locais e aumentar as possibilidades para quem é de fora. Múltiplas oportunidades de investimentos, com renda contratual no imobiliário. Também aplicações turísticas, de hotelaria e imobiliário com renda contratual de longo prazo garantida. São diversas opções de negócios seguros em moeda forte.

Quais são os principais erros que os investidores imobiliários iniciantes cometem e como podem se proteger? Primeiramente, a importância de uma consultoria imobiliária de qualidade e com referência é necessária, com total transparência. O investidor deve definir o objetivo do seu investimento e realizar o negócio sabendo qual será a finalidade, bem como a projeção de rentabilidade pretendida. Deverá também ter ciências dos custos extras além do preço do imóvel, como por exemplo valores de documentações, tributos e índices de correção monetária em algumas situações. Deverá ser realista e analisar todo o cenário.

Como os investidores podem diversificar seus portfólios imobiliários de forma eficaz? Os investidores imobiliários não devem investir tudo em apenas um imóvel específico ou um único empreendimento ou apenas em uma determinada região. O ideal é diversificar as localidades, os tipos de imóveis, as finalidades e os segmentos para terem assim uma variedade de ativos. Como exemplo, podemos falar em apartamentos residenciais para locação, lotes, terrenos, imóveis em fase de pré-lançamento, fundos de investimentos imobiliários, títulos de crédito imobiliário, peer to peer lending P2P, built to suit, etc.

Quais são os indicadores-chave que os investidores devem considerar ao avaliar o potencial de retorno de um investimento imobiliário? Alguns são os critérios de avaliação que o investidor deve ter para realizar uma previsão do retorno. A demanda da região, a finalidade, a localização, a empresa por trás da execução do projeto e os grupos envolvidos. Usar como parâmetro também o retorno que outros investidores tiveram com produtos parecidos naquele ponto e acompanhar os índices. 

Como teve início sua carreira como corretor e o que te motiva na área? Quando fui convidado por um dos sócios da Direct para conhecer o escritório sede da empresa e conversar sobre honorários relacionados às intermediações imobiliárias, aceitei o desafio a título de experiência. Na época, eu estava com um negócio de vinhos, bebidas especiais, azeites e chocolates importados, além da área jurídica em paralelo. Após o primeiro mês de atuação no mercado imobiliário, realizei a primeira transação imobiliária e fui surpreendido pela carga tributária e decidi abrir uma empresa relacionada ao ramo, Foi aí que o que seria “um plus” começou a ficar sério e emplaquei um número bem considerável de vendas logo no primeiro ano. Passei a me identificar pelo setor, pela dinâmica, pelos desafios diários e conquistas, das tratativas com os clientes e com os parceiros comerciais – as construtoras, incorporadoras e grupos econômicos. A partir daí, me dediquei praticamente full time ao segmento, que passou a ser minha principal atividade.

CONTATO

Celular: +55 81 99203.2866

[email protected]

Instagram: @lucas_colletto

www.directimoveis.com.br