NEGÓCIOS: GREG BOUSQUET E RIO AVE: PARCERIA FOCADA NA SUSTENTABILIDADE

Por Isabelle Barros

A inovação, a integração com a natureza e a sustentabilidade são características marcantes dos projetos da Rio Ave. Com o empreendimento Unique Paiva, lançado em outubro, não é diferente. Este é o segundo projeto da construtora na Reserva do Paiva e, em parceria com o Grupo Ricardo Brennand, antecedido pelo Essenza Paiva, cujas obras estão em andamento e têm previsão de término em 2025. Ambos têm assinatura do arquiteto francês Greg Bousquet, CEO da AO – Architects Office e um dos palestrantes do Rio Ave Talks, evento para investidores realizado em novembro pela construtora. Segundo Bousquet, o Essenza e o Unique são como “irmãos da mesma família, que têm os traços dos pais, mas preservam sua identidade”.

A parceria da Rio Ave com Bousquet, profissional com mais de 20 anos de experiência e premiado no mundo inteiro, começou há aproximadamente três anos. Após assinar o projeto arquitetônico do Bossa Segundo Jardim, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, Bousquet foi convidado a explorar as possibilidades construtivas da Reserva do Paiva. “Conhecia pouco o Nordeste antes da parceria com a Rio Ave, mas sempre amei a região. Acho maravilhoso o encontro entre a vegetação tropical e a areia. Há alguns anos, fiz uma palestra aqui no Recife e conheci algumas incorporadoras. Percebi que a Rio Ave tem uma proposta diferenciada. Então, conversamos e esse ‘namoro’ deu certo”.

Nos dois projetos, a segurança e a privacidade que caracterizam a Reserva do Paiva se unem à qualidade de vida e ao bem-estar buscados pelos clientes da Rio Ave. Quem mora no bairro tem amplo acesso à natureza, além de quadra de tênis, quadras de beach tennis, ciclovia, parques públicos, calçadões, serviço de atendimento emergencial com ambulância, e segurança 24 horas. O Unique Paiva foi lançado em outubro de 2023 e terá 144 unidades com vista para o mar, distribuídas em um terreno de mais de 11 mil metros quadrados. Suas três torres contarão com apartamentos de 101m² a 144m², casas cobertura de 209m² a 291m² e casas jardim de 271m² a 490m².

Entre as facilidades pensadas para os moradores do Unique, estão esquadrias de alta performance, que proporcionam mais conforto térmico, jardim vertical na fachada com irrigação automatizada e uma estação para recarga de automóveis elétricos. Além disso, os moradores terão acesso exclusivo à praia com biometria e poderão aproveitar mais de 15 itens de lazer em suas áreas comuns, com espaço para beach sports, pet place, wellness, funcional e academia, entre outras comodidades. O condomínio também está próximo do Empório Reserva do Paiva, do Colégio Santa Maria e do Novo Mundo Empresarial.

Já o Essenza Paiva, tem 80 unidades beira-mar, com metragens de 106m² a 401m², e três tipologias – Apartamento Mirante, Casa Jardim e Casa Cobertura. Nas áreas comuns, os proprietários dos apartamentos terão à disposição cinema, coworking, arvorismo e espaço teen, entre outros itens de lazer.

A beleza natural da Reserva do Paiva, com sua orla de 8,5km de extensão e mais de 500 hectares de mata preservada – tudo isso no Cabo de Santo Agostinho, a menos de 30km do Recife – se encaixou facilmente na filosofia de trabalho de Bousquet, que advoga o uso de elementos vegetais e minerais. “Tanto o Unique quanto o Essenza têm como DNA a interação entre a natureza e os elementos construídos. Para construir em um local tão privilegiado, é preciso que o arquiteto tenha humildade, pois estamos mudando esse lugar para sempre. Como retribuição, ‘vegetalizamos’ esses prédios, pois nos interessa a reinserção da natureza de uma forma inteligente, com o escalonamento da construção pensado de uma forma mais humana”.

A sustentabilidade é outra característica fundamental dos projetos da Rio Ave e um conceito seguido por Bousquet. “Além da sustentabilidade um pouco mais técnica, expressa no conforto térmico, na escolha de materiais, no uso do vidro do piso ao teto, escalonamos o ambiente para trazer plantas que abaixem um pouco a sensação térmica. Com um bom aproveitamento da insolação, podemos providenciar sombras por trás. Então, utilizamos essas sombras para colocar as áreas comuns. Ao concentrar um pouco mais a área construída, providenciamos coqueirais, piscinas e lindas áreas de lazer ao ar livre”.

As transformações sociais ocorridas com a pandemia também levaram a uma busca mais acelerada por novas maneiras de viver, que facilitem o equilíbrio entre trabalho e família. Esse “novo normal” também foi levado em consideração nos projetos do Essenza e do Unique, de acordo com o arquiteto. “A Reserva do Paiva era mais considerada como um local de segunda moradia, investimento ou veraneio, mas, após a pandemia, várias pessoas viram que era possível considerá-la como um bairro de primeira moradia. É um local onde há o natural com fácil acesso ao urbano, por estar muito perto do Recife. Além disso, é um bairro planejado, com muitas ofertas de comércio e lazer. Estamos pensando em um morador que pode trabalhar em casa ou em outros locais, mas tendo a natureza por perto”. O fortalecimento da Reserva do Paiva como local tanto para morar quanto para investir, também ajuda no desenvolvimento das cidades vizinhas como destinos de turismo, negócios e serviços. “O Nordeste, em geral, tem muito potencial porque apresenta um clima incrível, com mar, calor e bons ventos. A Região Metropolitana do Recife tem tudo para vencer, ainda mais por guardar uma grande complexidade cultural. Recife e Olinda, por exemplo, têm sítios históricos lindíssimos, ou seja, são localidades que podem oferecer tanto a beleza das praias quanto a sua história. Poucos locais do Brasil apresentam um leque semelhante de opções”, arremata Bousquet.