Apelidado de “Zulu time“, o novo modelo atende às necessidades da Aviação Naval Francesa permitindo o monitoramento da hora de três fusos horários simultaneamente, incluindo a hora Zulu – nome militar dado ao Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês), e referência temporal padrão usada por todos os aviadores: um aliado valioso em missões decisivas.
Inicialmente concebido em parceria com uma unidade especial da marinha francesa, o campo de atuação do Pelagos FXD evoluiu de forma a atender às necessidades da Aviação Naval Francesa. Foi adicionada uma função que permitisse aos aviadores e à equipe de assistência de voo monitorarem o tempo universal coordenado, também chamado hora Zulu (Zulu time, em inglês), além da hora local e de um terceiro fuso horário. O novo Pelagos FXD GMT possui a certificação Master Chronometer do METAS, assegurando a máxima precisão e confiabilidade às condições reais mais adversas nas quais trabalham o pessoal da Aéronautique navale (Aviação Naval Francesa).
Desde os anos 50 a TUDOR é a fornecedora oficial da Marine nationale (Marinha francesa) e disponibiliza relógios de mergulho confiáveis, utilizados há décadas pelas tropas navais nas suas missões mais arriscadas. O primeiro modelo Pelagos FXD (em que FXD faz referência às barras da pulseira especialmente robustas e fixas à caixa do relógio), foi introduzido em 2021 para recordar o legado que une a TUDOR à marinha francesa. Após anos com provas dadas neste campo, a coleção Pelagos FXD ganhou um renome considerável. Assim, em 2024, a família FXD ampliou-se para atender às necessidades da Aéronautique navale, ramo da força aérea responsável por operações navais. A hora Zulu corresponde à hora do meridiano zero, ou seja, a hora a zero graus de longitude, usualmente conhecida como Tempo Médio de Greenwich (GMT, na sigla em inglês). O seu uso foi-se padronizando na área da aviação, a fim de evitar qualquer confusão nas comunicações entre nações e fusos horários. Quanto à palavra “Zulu”, esta remete para o alfabeto fonético usado na aeronáutica, sendo a letra “Z” correspondente à primeira letra da palavra “zero”.
A hora Zulu é indicada por um ponteiro de um laranja vivo, altamente legível, que dá uma volta completa ao mostrador a cada 24 horas e, depois de acertado, não precisa de ser reajustado. Deste modo, os marinheiros da Aviação Naval Francesa têm sempre presente o tempo de referência global. O ponteiro das horas angular, comumente apelidado de “Snowflake”, indica a hora local e acerta-se através da coroa. Para facilitar o ajuste da hora ao mudar de fuso horário, o ponteiro “salta” em aumentos de uma hora. Por sua vez, a mudança de data ocorre sempre que o ponteiro passar pela meia-noite, em qualquer direção: para trás ou para a frente. Por fim, um terceiro fuso horário pode ser monitorizado através da luneta luminosa bidirecional graduada de 24 horas e do ponteiro laranja da hora Zulu.