O Montblanc Geosphere 1858 é um dos principais ícones da linha Montblanc 1858, com seus dois globos hemisféricos giratórios em cúpula e complicação de Hora Mundial. Inspirado pelas explorações do lendário montanhista Reinhold Messner, a Montblanc apresenta o novo Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 que homenageia sua jornada solo de cinco semanas pelo deserto de Gobi, em 2004. Reproduzindo as cores do terreno rochoso, o relógio combina harmoniosamente uma caixa de bronze com acabamento acetinado com uma gravação especial na parte de trás da caixa, bisel bidirecional feito de cerâmica marrom brilhante, mostrador laqueado bege e marrom fumê, tudo combinando com uma pulseira Sfumato marrom vintage. 

O verso da caixa revela uma gravura única dos famosos Penhascos Flamejantes do Deserto de Gobi, também conhecidos como Bayanzag, que estavam na rota de Messner pelo norte da Ásia. Os penhascos são famosos pelas significativas descobertas paleontológicas que foram encontradas lá, especialmente aquelas desenterradas pelo paleontólogo americano Roy Chapman Andrews, que em 1920 encontrou ovos de dinossauros fossilizados e espécimes de Velociraptors. Roy Chapman Andrews deu o nome ao local, referindo-se às cores vermelhas ou laranja dos penhascos de arenito que se iluminam como fogo ao pôr do sol. O verso da caixa também mostra uma rosa dos ventos com uma decoração representando o vento, cujos padrões são inspirados nos ornamentos tradicionais da Mongólia.

DESERTO DE GOBI

A Montblanc usa uma técnica muito especial para destacar o deserto de Gobi na parte de trás do relógio, dando-lhe uma renderização autêntica em 3 dimensões, proporcionando profundidade e realismo como se fosse uma fotografia. Feito de titânio, o metal deve primeiro ser estruturado, o que significa que a decoração será gravada a laser, levando em consideração o relevo do desenho. O acabamento desejado (fosco e brilhante) também é obtido a laser. Finalmente vem a fase de coloração. As cores são criadas com oxidação gerada a laser. É o grau de oxidação que determina a cor final obtida (e desejada). A Montblanc é uma das Maisons suíças mais avançadas a usar essa tecnologia em uma superfície tão grande. Esta inovação está em linha com o espírito de exploração da marca.

Atenção especial foi dada ao mostrador, em cor que vai do castanho esfumaçado ao bege. Um acabamento lacado combinado com ponteiros e indexes aplicados revestidos de ouro rosa quente completa o design geral deste relógio moderno em estilo de ferramenta. Para maior legibilidade, o indicador dia / noite, os ponteiros em forma de catedral, os índices, as indicações da bússola e os globos dos hemisférios são todos revestidos com Super-LumiNova bege aplicado à mão. O Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 Desert é completado com uma pulseira Sfumato marrom de estilo vintage com costura bege. 

COMO FUNCIONA A COMPLICAÇÃO GEOSPHERE

O calibre automático de manufatura do Geosphere exibe dois hemisférios que trazem uma maneira instintiva de ler diferentes fusos horários. O relógio tem dois globos hemisféricos giratórios em cúpula às 6 e às 12 horas, que são cercados por uma escala fixa com os 24 fusos horários e incluem um indicador dia / noite revestido de ouro rosa e marrom (para os hemisférios Norte e Sul). O meridiano de referência de longitude para ambos os hemisférios é destacado com uma linha preta revestida com Super-LumiNova. Além disso, um segundo fuso horário, usado como indicação de hora local, está localizado às 9 horas e uma janela de data (ligada à hora local) está localizada às 3 horas.

O mecanismo é fácil de configurar. Na posição 2 da coroa, o usuário primeiro ajusta os hemisférios giratórios alinhando a linha GMT / UTC ao horário de Londres (destacado como uma linha preta nas cúpulas) e, em seguida, ajusta os minutos. Os dois globos são então sincronizados. O hemisfério Norte gira no sentido anti-horário e o hemisfério Sul no sentido horário. O próximo passo é ajustar o ponteiro das horas em linha com a hora local (na posição da coroa 1, com o sistema de ajuste de incremento rápido das horas / os globos não estão girando), isso também ajusta a data. Finalmente, o segundo fuso horário, que pode ser usado para o horário local, está localizado às 9 horas e pode ser definido por meio de um corretor posicionado às 10 horas. Apresentado no Watches & Wonders 2021, deve chegar ao Brasil entre maio e junho.