RESTAURANTE: IL TAVOLO: UM BANQUETE DE EXPERIÊNCIAS EM TORNO DA MESA

NOVO RESTAURANTE ITALIANO CONTEMPORÂNEO, É CAPITANEADO PELO CHEF KIKO SELVA E PROMETE AGUÇAR OS SENTIDOS E CRIAR MEMÓRIAS

Texto Patrícia Calife / Fotos Newman Homrich

Como todo o complexo Félicité Health Center, a concepção do restaurante de Fábio e Marcia Casanova aconteceu quase como uma epifania. A escolha dos detalhes estruturais – do conceito e do comandante da cozinha, não podia ter encaixado melhor. Segundo o chef Kiko Selva (foto abaixo) a missão do Il Tavolo (@iltavoloristoranti) é oferecer um serviço de extrema qualidade, diferencial na postura, no atendimento e na forma cordial de ser. “O projeto girou em torno da mesa. Temos um espaço reservado com oito lugares e, nessa mesa, serviremos apenas um menu degustação onde poderei criar mais e entregar uma experiência exclusiva para o cliente. Nele, colocarei mais detalhes, entre técnicas, produtos e insumos diferenciados. Tudo isso complementado por uma competente carta de vinhos”, aposta.

Apesar do perfil intimista, o restaurante oferece 54 lugares para atender o público com um cardápio mais versátil para o dia a dia, além do menu degustação. “O Il Tavolo tem especialidade italiana, mas a pegada contemporânea permite que haja, além dos clássicos da cozinha, pratos com frutos do mar e outros mais leves para a rotina diária, já que também vamos funcionar na hora do almoço. São opções para as pessoas que não querem sair da dieta”, explica Kiko. O resultado final não poderia agradar mais aos proprietários. “Esperávamos exatamente isso. Já éramos amigos e o admirávamos pelo capricho nos detalhes e pela dedicação. Ele caiu como uma luva e é um grande parceiro nesse empreendimento. Eu, Márcia e Kiko nos entrosamos rapidamente porque não havia dificuldades ou arestas a serem aparadas nessa relação. Vale ressaltar que, quando foi feito o convite, o objetivo era criar algo perene. Não estamos fazendo um restaurante para modismo, não é sazonal, é para que as pessoas venham ter a experiência Il Tavolo”, completa Fábio.

Falando em convite e sintonia, o chef lembra perfeitamente da abordagem inicial para embarcar nesse projeto. “Tudo começou em 2018, quando o casal já frequentava o meu outro restaurante, e nos encontramos em uma festa. Fábio estava lá com a cabeça baixa, visivelmente pesquisando algo no celular. Quando levantou a vista me olhou nos olhos e gritou “Você vai fazer parte de um projeto, você ainda não sabe do que se trata, mas vai ser você’”, diverte-se.  Transcorrido um ano desse evento é que Kiko veio saber que Fábio e Marcia também tinham um desejo de abrir um restaurante. “Eles imaginavam uma casa com uma mesa um pouco mais exclusiva e reservada. Então, naquele momento que Fábio tirou os olhos do celular e me fitou, ele estava procurando o significado do termo ‘a mesa’ que em italiano é Il Tavolo. Exatamente ali ele encontrou o nome do lugar e ao levantar a cabeça viu meu rosto. Então, quando ele gritou, eu realmente não sabia, mas já fazia parte de seu projeto”. Essa pegada afetiva acabou se tornando, ao mesmo tempo, a tônica e o objetivo do Il Tavolo. “Aqui, queremos atender todos que gostem de confraternizar em torno de uma boa mesa. Quantas ideias foram criadas, quantas pessoas comemoraram uma conquista, se declararam ou pediram outra em casamento em torno de uma mesa?! Eu quero que esse seja um lugar onde os clientes possam guardar momentos de suas vidas. Quero fazer parte da memória das pessoas e a comida vai ser uma coisa consequente”, finaliza.