RESTAURANTE: PAIXÃO PELAS OSTRAS NO OYSTER BAR

Fotos Bruno Maia

Referência no cultivo de ostras e fornecedor de diversos restaurantes pelo Brasil, a Ostramar agora tem um espaço só seu, onde é possível provar diversos tipos de preparos de ostra, além de várias outras iguarias. Localizado em um belo casarão secular na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, zona norte do Recife, o Ostramar Oyster Bar possui área externa, um agradável salão, charmoso jardim de inverno e um longo balcão, onde é possível acompanhar a montagem dos belos pratos de ostras, abastecidos de gelo.

Por lá, apenas são utilizadas ostras depuradas (ou purificadas), cultivadas em fazenda particular nos municípios de Tibau do Sul e Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte. Sob o comando do empresário, e apaixonado por ostras, Cassiano Falangola, o frescor dos moluscos e outros produtos do mar contribui para o sucesso da casa que mal abriu as portas e já é um dos grandes lançamentos do ano na cidade, em termos gastronômicos. Segundo Cassiano, o oyster bar é um espaço de experimentação e de aperfeiçoamento do seu produto presente na casa e em vários estabelecimentos que detêm seus aquários. “O meu maior desejo é que Recife se torne a capital do Nordeste, da ostra. Muita gente ainda tem receio de comer ostra, mas quando chega aqui prova e quer mais. A minha ideia é que a capital pernambucana possa se tornar uma referência em consumo e a nossa intenção é potencializar isso”, defende o empresário Cassiano.

MENU ECLÉTICO

Para o carro chefe da casa – as ostras, claro, são oferecidas em uma diversidade de sabores. Ao todo, 15 tipos diferentes, fazem a festa dos apaixonados pela iguaria. Essa variedade fez Cassiano e sua equipe incluírem no cardápio o “mix de ostras”, onde o cliente poderá provar uma de cada tipo pagando um valor fixo. Além delas, sururus e lambretas na panela de barro, e o sanduíche lobster roll (lagosta, molho de milho e creme azedo, no pão brioche artesanal), estão entre as entradas. Ou outro clássico, o gravlax de salmão (salmão curado e marinado no azeite de limão siciliano, com picles de erva doce e aroeira). Isso, sem falar dos pratos quentes que vão do já recordista de pedidos – o Arroz de Polvo ao Camarão Rosa na brasa, Atum Selado com Pasta de Castanhas e o Meca com Purê de Wasabi.

Cassiano nos adiantou que, em breve, o chef da casa, o argentino (da Patagônia) Miguel Castilho, estará elaborando receitas impactantes para serem incluídas no cardápio, com iguarias como o ouriço. Ou seja, um verdadeiro banquete do mar. Para harmonizar com tantas possibilidades de sabores, uma bela carta de vinhos com rótulos propostos pela Total Vinhos – que montou uma área especial de venda no local. 

Serviço:
Ostramar Oyster Bar Av. 17 de Agosto, 1008, Casa Forte, Recife / PE
Horário: terça à quinta, das 18h às 23h30. Sexta e sábado, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h30. Domingo, das 12h às 17h
Instagram: @ostramar.oysterbar