VAIDADE: Cuide bem da sua barba!

Quem já assistiu filme de faroeste sabe que o mais marcante nos cowboys era a barba por fazer, aquela coisa meio desleixada de homem mau e durão que arrancava suspiros femininos… Depois passou a ser marca de homem descuidado ou sem muita higiene, mas como moda é algo cíclico, o que ontem não valia hoje vale e vale muito. Pois bem caro leitor, a onda agora é aquela barba disfarçada propositadamente de desleixada.

Deixa eu repetir, “barba disfarçada propositadamente de desleixada”, ou seja, ela não é naturalmente desleixada, ela é milimetricamente calculada para parecer ser e assim deixar você mais charmoso e com jeito de descolado.
Mas não basta só deixar a barba crescer e achar que tá abafando. Segundo os especialistas para fazer esse look à barba deve ser aparada regularmente, deve acompanhar a linha da mandíbula e ir somente até o pomo de adão. O pescoço deve estar livre de pelos e apenas a parte de baixo do queixo por fazer. Ter o equipamento certo também é fundamental para aqueles que não têm tempo de ir regularmente ao salão ou barbearia.

No mercado existem várias opções de aparelhos e kit completos com tesoura e navalha que ajudam também na hora de aparar e fazer a manutenção dos pelos. Os preços variam mas a média é de R$ 75,00. O estilo fica melhor em rostos quadrados, mas respeitando contornos e formas todos podem usar o look “cowboy”, que além de charmoso retrata muito bem a virilidade masculina.

O que muitos homens não sabem é que assim como os cabelos das mulheres ajudam a valorizar traços e disfarçar imperfeições eles também podem e devem usar a barba com os mesmos objetivos. Por exemplo, quem tem o queixo muito pequeno ou aquela papada indesejável tem na barba cerrada uma grande aliada pra ninguém perceber. Rosto tipo lua cheia ou bolacha, aquele redondinho, sabe? Parecerá mais afinado com uma barba por fazer de uns três dias, gostou da dica? Então acompanhe esses exemplos:
 
Mas o cuidado com a barba vai além do corte, passa também por uma boa esfoliação seguida de hidratação. A esfoliação ajuda a desencravar os pelos e deve ser feita pelos menos uma duas vezes por semana proporcionando uma aparência sempre jovem.
A hidratação ajuda a manter a elasticidade da pele e previne o ressecamento. Existem diversos produtos e para fazer a melhor escolha é sempre bom consultar um dermatologista. Para ajudar na escolha do melhor formato para a sua barba e acertar no estilo, a MENSCH conversou com um especialista no assunto, o técnico da Gama Italy, Augusto de Moraes.
01 – Já se foi a época que os homens usavam aquela barba farta, hoje em dia parece que a barba mais rala pegou de vez. Existe alguma razão para esse modismo? Hoje as inúmeras clinicas beleza masculina  e  a moda mais Style  dos  desfiles ditam estas tendências de moda mais despojada.
02 – Como deixar a barba sempre mais baixa e ficar na moda? Existe alguma técnica especial? A barba precisa ser aparada de 3 em 3 dias, durante banho para melhor  contato do aparelho com a pele. 
03 – Existe algum corte ou formato especial que esteja mais em moda? Sim, dois  modelos,  costeletas e barba juntas, – Barba apenas  na parte inferior do rosto e a barba bem aparada, que fica muito bem em todos e nunca sai de moda.
04 – Qual o passo a passo da barba feita com a máquina? O parelho compõe vários pentes  variando de altura, no início use o pente mais alto para aparar, finalize com  o pente  com  menor altura ara complementar   o corte e  para  acabamento use apenas a lâmina sem acessórios. A máquina  também é ideal para  os iniciantes  porque   propõe segurança e tempo para ir verificando  se o corte está saindo como o planejado.
05 – Existe algum produto de higiene ou cuidado especial que seja indicado para uma barba bem cuidada? Usar esfoliante  leve  1 ou 2 vezes na semana  ajuda  a manter o corte, desobstrui os poros  facilitando  a retirada do pêlo, e vale passar mais de uma vezes a lâmina no mesmo local. Hidratar após o corte e usar sempre produtos  específicos para o seu tipo de pele. 
DICAS MENSCH
Rostos redondos:  Manter a barba sempre aparada para evitar ficar com um rosto muito grande.
Homens com barba “rala”: É preciso ficar atento ao comprimento não muito longo para não aparecerem as falhas e não muito curto para não ficar com a impressão de “cara suja”.
Cavanhaques: Funcionam bem para todos em especial para os que têm um rosto quadrado e vale lembrar que qualquer volume serve também para aumentar as proporções do rosto.
Homens com pouco queixo: Devem utilizar a barba de forma a criar  ilusão de um rosto mais alongado.
Bigode: O uso deles hoje é menos comum, mas para homens que tem um buço grande o bigode serve para criar uma melhor harmonia no rosto.
Agradecimentos: Juliana Sardi, GA.MA Italy, Natura
Acompanhe a MENSCH pelo Twitter: @RevMensch e baixe gratuitamente no iPad pela App Store.