É no mínimo curioso como a cada ano se descobre mais fotos inéditas sobre um mesmo ícone. Jogada de marketing ou não, nunca uma mulher permaneceu tantos anos na mídia e sempre se descobre algum material inédito sobre ela. Claro que essa mulher não é uma mulher comum, estamos falando de Marilyn Monroe, o maior sex symbol que o cinema já fabricou e que o mundo já teve. Para se ter idéia do poder de Marilyn, há pouco tempo a cidade de Chicago inaugurou uma enorme estátua dela na célebre pose segurando o vestido, e prontamente o local virou parada obrigatória de turistas do mundo inteiro.
Essa adoração e essa curiosidade em saber um pouco mais sobre a atriz que encantou, e encanta, multidões faz nascer à cada ano novos livros e documentários. O mais novo desses livros é “Marilyn by Magnum”, que traz uma coletânea de fotos da atriz. Porém este livro não é mais um, ele traz 80 fotos em situações diferentes da loira e ainda algumas fotos inéditas. Apresenta-nos uma Marilyn de beleza natural, e olhar ao mesmo tempo doce e melancólico que tanto chamava atenção de quem realmente se importava em conhecê-la um pouco mais. Seus famosos cachos louros e suas belas curvas, outras marcas registradas de Marilyn, ficam bem evidentes nessas novas fotos.
Esse ensaio retrata uma Marilyn com 26 anos, dez anos antes de sua morte, que na época abriu as portas de seu apartamento para o fotógrafo Philippe Halsman. Que até então mantinha essas belas fotos em seu acervo pessoal. As fotos mostram a atriz no chão, com um vestido rosa e transbordando fragilidade e olhando para a câmera com certo ar de vulnerabilidade.