Pronta para lançar seu novo livro de contos, crônicas e poesias, intitulado Infinitos Segredos – Contos, Crônicas e Poesias, a obra de Kristhel Byancco, que será lançada pela Editora Livr(a) e traz 198 páginas de inspiração, criatividade e sensibilidade. A mineira de Governador Valadares, 59 anos, formada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, vive no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde desenvolveu multitalentos ao longo de seu crescimento. Nesta entrevista, ela nos conta um pouco sobre suas inspirações e expectativas.
Com o foco de ajudar pessoas, especialmente as mulheres, Kristhel Byancco, tem a audácia ou desassombro de juntar num só livro quem foi e o que é, passado e presente que se projeta para o futuro. O livro revela muito de sua personalidade destemida e identidade bem formada. Seu talento literário e poético soma-se ao desenvolvimento de master coach. Alguns textos lembram suas mentorias e palestras como Batom Vermelho e Salto Alto e Lapidando Vidas que têm impactando o público nacional e internacional. Kristhel também fala de sua experiência na dramaturgia e no mundo empresarial. Seja na TV, no teatro, modelando ou como mentora. Ela sempre busca inspirar e apontar caminhos que levam a enxergar a verdadeira capacidade de brilhar. Confira abaixo um pouco da trajetória de sucesso de nossa “Mulher em Foco” desta edição.
Você traz um vasto currículo de vida, que inclui artes cênicas, dança, poesia, mentorias, palestras, designer de joias e ainda faz filantropia em sua Fundação. Conta um pouco, como você se divide em tantas mulheres? Eu sempre gostei de exercitar todos os dons e talentos que recebi do Criador, também sempre fui motivada pelo meu avô materno. Achava o máximo imitar pessoas, dançar, etc. Gosto de ser admirada pelas pessoas e aprendi a cuidar do próximo quando criança. Acredito que o dom artístico seja um presente de Deus, assim como a compaixão e a generosidade. A Fundação FEC (Fé, Esperança e Caridade) foi uma grande missão que Deus confiou em minhas mãos. Acredito que devemos nos conhecer e descobrir em nós mananciais! Esses dons e talentos vão sendo trazidos para fora. Quando se deseja fortemente, somos fontes inesgotáveis! A minha alma inquieta sempre me fez buscar mais e mais. O tempo fica elástico quando se move, precisamos estar em movimento, e o tempo obedece.
De todas essas atividades que você pratica no dia a dia, qual delas é sua maior paixão? Do que você mais gosta? Eu gosto de realizar meus projetos – em tudo que eu faço, trago a minha alma junto. Amo viver e as artes estão ligadas à minha criatividade poética e romântica. Criar, escrever, ajudar o próximo, produzir, dirigir o outro, lapidar vidas e trazer a primazia das coisas, tudo isso me fascina! O ser humano é o meu maior desafio. Considero uma grande obra lapidar vidas. A arte de ensinar e aprender.
Você atuou na Telinha ao lado de grandes nomes como Humberto Martins, Zezé Motta, Chico Anysio, Cláudia Abreu, Wolf Maya, Oswaldo Loureiro, entre outros famosos. Que balanço você faz da carreira de atriz? Eu amo atuar. Gosto de vivenciar outras histórias, divertir pessoas, construir um personagem, mergulhar em um universo imaginário e real, porque ele se torna vivo quando você empresta sua vida a ele. Cada um dos diretores, me fez enxergar o que de fato já existia dentro de mim. Um dos diretores mais exigentes foi o Walter Avancini, foi muito forte vivenciar a Emerenciana Caldeira Brant. Quem é atriz, não deixa de ser atriz – sou atriz, uso meus talentos para ministrar as palestras que criei, trazendo para fora o que já está dentro e auxiliar pessoas a enxergarem valores, cores, na escuridão de suas dores e traumas, co-criando uma nova história. Hoje, eu ensino em minhas mentorias, técnicas teatrais para tirar pessoas de ‘dentro da caixinha’. Tudo que aprendi com diversos diretores de teatro, cinema e televisão, uso como suporte no meu método de desenvolvimento pessoal e profissional. Na vida, tudo é um aprendizado.
Sua vida deu uma guinada quando você decidiu estudar e se dedicar ao universo de mentorias e palestras. Como funciona seu trabalho nessa área? Durante 18 anos me dediquei à joalheria e exposições, no Brasil e no exterior, mas estava decepcionada com a joalheria de arte. Em 2017, tive um grande problema familiar – saí do Brasil e fui morar em Miami. Tive problemas sérios com meu ex-marido, voltei de Miami destruída, muito triste. O universo sempre busca pessoas que se abrem para o novo, para o recomeço. Um belo dia, mexendo em meu celular, chorando, sentindo uma dor que parecia sem fim, chegou uma mensagem de um curso da escola de coach Slac Sociedade Latina Americana de Coaching, peguei o telefone e liguei. A atendente conversou comigo, contei um pouco da minha história e ela acendeu uma luz no final do túnel. Peguei um ônibus e fui para São Paulo, para entender melhor. Fiz a matrícula, me endividei por quase três anos, mas resolvi passar por todos os cursos até chegar ao Master Coach, durante o processo de capacitação.
Você foi escolhida para ser uma das 10 palestrantes para ministrar no maior circuito Luxo do Brasil. Qual a sensação? A sensação é de satisfação e gratidão – pois é ótimo ter um reconhecimento do seu trabalho. Eu falo para mim mesma “Continue! Você está sendo um diamante que reluz a sua energia, o seu conhecimento”! Isso me traz uma convicção de que o meu estilo e personalidade estão sendo valorizados! O circuito de Luxo é a consciência do belo, do sofisticado, e proporciona oportunidade para que uma pessoa possa vivenciar experiências com o que há de melhor! Formamos uma equipe que vai levar para a mesa, para a mente e o corpo, o que o mercado do luxo tem de melhor aqui no Rio de Janeiro.
Sua palestra Batom Vermelho e Salto Alto vai ajudar que tipo de mulheres? As mulheres se enxergam através das palavras que trago nessa palestra. É para uma mulher que queira se aprimorar mais e mais, brilhando e encantando, descobrindo o que tem de melhor dentro dela! A mulher que ainda não se desabrochou da forma lúdica. Mulher que precisa ter a sua autoestima estabelecida, mulher que ainda não criou seu próprio estilo, mulher que precisa se conhecer melhor para entender o seu propósito, mulher que deseja ter uma nova identidade e personalidade, mulher que busca conhecimento e técnicas para se empoderar, mulher que quer se fortalecer como profissional! Mulher que almeja quebrar paradigmas! Mulheres fortes, que não se deixam abater por tempestades e estas já me seguem! Mulheres que querem vencer!
Seu trabalho está ganhando repercussão internacional. Você tem planos de realizar palestras no exterior? Claro, com certeza. O meu projeto já começou e tenho convite para Miami e Orlando, mas neste ano estou com a agenda tomada com os compromissos já assumidos. Tenho uma missão, entender cada propósito.
Recentemente, você recebeu convite para atuar em um espetáculo de teatro. Você voltaria aos palcos? Com certeza, sou uma atriz, e a minha alma é totalmente voltada para as artes. Eu amo o teatro – já fiz algumas peças, como a Rosa Tatuada. Fiz teatro infantil – Bagunças e Gostosuras. Também trabalhei em Dom Quixote — Boca de Ouro, O Urso, Luz Del Fuego, e a última – A Rainha Ester. Estou chegando aos meus 60 anos, seria um grande presente retomar aos palcos. A arte está em mim, em todo o tempo e em tudo que faço.
Conte um pouco sobre o lançamento do seu novo livro? Este livro, ‘Infinitos Segredos’, tem a minha alma estampada nos poemas, crônicas e contos. Uma coletânea de anos e anos de amor e grandes paixões. Escolhi algumas fotos de toda a minha vivência para ilustrar sentimentos bons e ruins, lúdicos e traiçoeiros, amargos e doces como mel. É assim a alma de um artista que não consegue traduzir em um personagem sua volúpia de uma vida destemida. A escritora e roteirista Cléa Paixão apresenta meu livro e fez a junção de todos os textos. Contei com uma copyright, Marcia Fialho, que é designer, trabalha há mais de 30 anos comigo e conhece minha história. Ela fez todo o trabalho de diagramação de arte. O livro já está pronto, está sendo lançado pela editora Livr(a) da qual sou embaixadora no Rio de Janeiro. O livro está sendo lançado este mês de novembro nas plataformas digitais para pré-venda e a partir do dia 3 de dezembro o livro estará disponível para vendas na Bienal do livro no Rio, onde estarei presente para uma tarde de autógrafos no dia 8/12.
Fotos Paula Lopes
Styling Márcia Dornelles
Beleza Lino Vasconcelos @linovasconcelos
Assessoria Marcia Dornelles Comunicação @marciadornellescunicacao
Kristhel usou: Look vestido rosa claro (capa) Yndu Store; Look azul saia e blusa Thelma Torrano e sandália Arezzo; Look 3: Vestido indiano rosa pink Yndu Store sandália roxa Schultz
Agradecimentos Nacional Club (@nacionalclub) / Index Assessoria