Se você sonha em ter aquela barriga de tanquinho mas o esforço na academia ou dedicação na dieta não ajudam, talvez esse seja o método mais eficiente. Na verdade se trata de um tipo de lipoescultura empregada na região do abdômen em que você simula as reentrâncias da musculatura abdominal com o uso da lipoaspiração e das camadas da espessura de gordura, ou seja, você simula o desenho do músculo fazendo áreas mais fundas de lipoaspiração e áreas mais superficiais formando desenhos no abdômen.

Entre eles, o desenho da transição lateral entre os músculos transversos e o reto abdominal (músculo par que corre verticalmente em cada lado da parede anterior do abdômen). São dois músculos paralelos separados por uma faixa de tecido conjuntivo chamado de linha alba, definição da linha média entre os dois músculos reto abdominais e as definições transversais do músculo reto abdominal fazendo os “gominhos”.

Pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres, mas é importante ressaltar que o paciente tenha apenas um sobrepeso, não em pacientes que estejam obesos, e, principalmente, não pode ter flacidez de pele. Tanto a gordura quanto a pele desses pacientes tem que ser densas, para que esses “gominhos” tenham consistência semelhantes a da musculatura abdominal.

Entretanto, esses desenhos feitos nessa parede abdominal são desenhos fixos, diferentes daqueles pacientes que tem um abdômen hiper atrofiado. Esses desenhos na realidade são dinâmicos, ou seja, quando o paciente contrai o abdômen, esses “gominhos” aumentam. Se o paciente está em repouso, esses “gominhos” ficam menos evidentes. É importante que não sejam feitos com degraus de gordura muito espessos para que o resultado não se torne muito artificial.

Dr. Alessandro Martins é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. (foto Sergio Baia)

Em relação a tecnologia pode-se utilizar tanto a cânula do lipoaspirador comum ou a lipoaspiração associada ao ultrassom, facilitando a quebra da gordura. Já o pós operatório é muito semelhante ao de uma lipoescultura normal com o uso de cintas e drenagem linfática.