Bem-humorado, gentil, professor admirado. Dificilmente, você veria alguém tecer comentários muito diferentes desses quando a pessoa em questão era Seu Yoshi – ou mais formalmente, Yoshi Matsumoto. O imigrante japonês, que adotou Recife como lar definitivo, e onde construiu uma história admirável marcada pela preservação da cozinha de seu país natal – o Japão, e a plena adaptação aos costumes locais. Em 2020, Mestre Yoshi faleceu, mas deixou um legado para além da comida – um verdadeiro livro de memórias felizes com clientes e familiares.
Antes mesmo de sua partida, o restaurante fundado por ele há 25 anos, o Sushi Yoshi, no bairro de Boa Viagem na Zona Sul do Recife, vinha sendo acompanhado de perto pelo seu sobrinho André Saburó Matsumoto, também à frente do Grupo Quina do Futuro, agregando um novo fôlego à gestão. O encontro entre tio e sobrinho não era novidade. Como um segundo pai que era para Saburó, lhe repassou técnicas fundamentais na cozinha nipônica, como o ato de amolar a faca e o corte preciso do peixe.
Em dezembro de 2022, o Sushi Yoshi entrou em uma nova fase, a bem da verdade, passou por um retrofit completo. Mudou de endereço, ainda no mesmo bairro, mas agora em um ponto mais nobre da Capital pernambucana, ao lado da loja Dona Santa, ganhou um salão envidraçado, que permite a entrada de luz natural abundante, móveis claros. O Japão escuro, em tons de preto e vermelho, uma estética típica dos anos 1980 e 1990, ficou para trás. Objetos de famílias, como um kimono de casamento emoldurado como verdadeira obra de arte e lustres feitos pelo próprio Yoshi (foto abaixo) conferem o toque pessoal tão comum à história desse restaurante.
Os novos ares vieram com tudo no novo Yoshi, agora pilotado integralmente por Saburó Matsumoto, que conta com a maestria de Giovana Nacarato na chefia executiva da casa – Gi, como é mais conhecida no meio, é exímia cozinheira e atua no grupo Quina há alguns anos, focada nos processos de todas as casas. Agora, assume a missão de ser o suporte da família Matsumoto e garantir a preservação da herança gastronômica de Seu Yoshi.
E por falar em cozinha, as bases fincadas pelo sushiman foram preservadas por Saburó. Pratos como a colina de atum seguem firmes como um hit da casa. Obviamente, novidades foram acrescentadas, sobretudo no quesito etílico: uma boa oferta de saquês e uma carta de drinques delicados ganharam destaque no serviço, e enriquecem a experiência no restaurante. O Sakuro Rosé é um queridinho da clientela – leva gin rosé, xarope de lichia, limão, espuma de wasabi e folhas de hortelã. Bem refresh.
A Trilogia Masayoshi é dessas estreias impossíveis de negar. Vem em uma travessinha que acomoda três porções de tataki de salmão, maguro tartare, atum trufado, mais alguma sugestão do dia. O tataki misto, com lâminas de atum, camurim e salmão, masago, palha de alho-poró e shoyu dashi é outra pedida certeira do novo Yoshi.
O pastel tradicional da família Matsumoto, reconhecido no Recife como o melhor da cidade, é oferecido em uma variação perfeita para acompanhar um vinho. A massa frita é servida aberta e coberta com salmão em cubos, shitake e camarões salteados em molho agridoce. É petisco para ser feliz. Feliz como Seu Yoshi era e como recebia seus clientes fieis. Muitas vezes com abraços cheios de carinho.
Serviço
Sushi Yoshi
Onde: Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187, Boa Viagem (ao lado da loja Dona Santa)
Telefone: (81) – 3462.2748
Instagram: @sushi_yoshi_recife