ESTRELA: MÔNICA CARVALHO SEM LIMITES NA ARTE

Por Márcia Dornelles

Em tempo de renovação a musa multimídia Mônica Carvalho, surpreendeu a todos recentemente ao um convite inusitado para participar do Reality NO LIMITE da Rede Globo. A bela chegou a ganhar um meme na Internet por conta de ter reclamado durante as gravações de não ter um cafezinho na selva. Aqui, ela conta um pouco sobre esta aventura e também sobre carreira e projetos atuais! Confiram!

Você aceitou participar do No Limite e acabou sendo a primeira eliminada do Reality, como foi assistir sua eliminação? O meu marido, minha mãe, minhas filhas e meus amigos ficaram tristes, mas eu já tinha aceitado. Para quem assistiu parece que foi pouco tempo em cena, mas para mim foram vários dias com muitas privações. Senti muita fome, frio, não dormia direito… A Floresta Amazônica é muito desafiadora. Eu não fiz alianças com os outros participantes! E eu me conheço, se eu ficasse mais tempo poderia não estar feliz. Acho que saí de uma maneira leve e com todos gostando de mim. 

A sua fala do cafézinho rendeu um bom meme nas redes sociais. Do que mais sentiu falta na selva? Gente, esse cafezinho rendeu memes hilários! Adorei a criatividade e rapidez dos fãs! Senso de humor é fundamental, mas a necessidade era real e eu estava muito chateada, querendo um café para me dar energia (risos). Sinceramente, achei que rolaria uma moleza, mas as privações são reais. E para dormir era difícil, em cima das cordas e ao lado de um monte de gente. 

Você está escrevendo um roteiro para o cinema com Tiago Santiago, pode contar um pouco sobre o projeto? Fui convidada pelo Tiago para contribuir como roteirista nesta história maravilhosa Rosa do Carnaval, com argumento do próprio Tiago Santiago. A História tem uma inspiração na Gata Borralheira, digamos assim, em um cenário inusitado que é uma quadra de Escola de samba.  A protagonista sonha em se tornar uma rainha de bateria. A trama se passa no meio do samba! Não na festa apoteótica, mas sim nos bastidores focando no processo, ensaios, concursos, sabotagens e por aí vai! A história está bonitinha! Vamos poder mostrar esse universo tão rico em torno do carnaval. Estou muito feliz! O Tiago foi meu professor na Universidade. Estar escrevendo ao lado dele hoje é uma honra pra mim!

O seu longa metragem Sara Lia e Leia vai estrear este ano como vai ser o lançamento? O meu longa já está pronto. Está na fase de pós-produção. A previsão de lançamento é para o final do ano. A distribuidora, é Imagem Filme. A partir de hoje, todas as decisões sobre a melhor data para lançar, já não está mais em minhas mãos. Eu fiz a co-produção do filme. Escrevi o roteiro junto com Michele Muniz e Marcelo Correia. Tive a ideia de escrever Sara Lia e Leia em meio à pandemia, falar sobre três mulheres que têm muita expectativa para o ano de 2020 com várias oportunidades de trabalho. Mas, com a pandemia e o lockdown, ficaram desempregadas e presas numa kitnet, passando por várias situações engraçadas, até que elas decidem viajar para um paraíso. O paraíso escolhido foi Maragogi – nosso Caribe brasileiro. Não posso deixar de registrar o apoio que recebemos do prefeito de Maragogi e do governo de Alagoas. Estamos retratando a cidade de forma muito linda! O povo brasileiro vai ter muita curiosidade em conhecer esse pedacinho do Brasil. O filme tem uma mensagem de amizade, belas paisagens, retrata uma natureza tão espetacular quanto aquela das Maldivas e do Caribe! Temos tudo aqui, no Brasil!

Além do filme Sara Lia e Leia, quais são os planos para breve? Você tem sido sondada para voltar a TV? Se aparecer um convite bacana para a TV, posso pensar.  Mas confesso que, neste momento, o meu foco é a escrita. Estou com muitos projetos em andamento e sendo analisados. Quero dedicar meu tempo à distribuição, venda e lançamento do meu filme, meu bebezinho. Hoje sou uma atriz, roteirista, produtora e conseguir lançar um filme nas salas de cinema de todo Brasil, confesso a você que é muito trabalho! Nunca imaginei que fosse tão demorado fazer cinema. Quando você acaba de filmar, está só começando o trabalho da pós-produção. Eu estou fazendo parte de todas as etapas, aprendendo e conhecendo todo processo antes do filme ir para as salas de cinema. E faço questão de estar bem inserida neste processo, é um aprendizado muito grande que eu preciso ter conhecimento já que abri minha produtora a YVA filmes. Pretendo, cada vez mais, ser independente e fazer projetos que eu acredito.

Recentemente, você foi convidada para ser apresentadora das premiações da Tele Sena, conta como está sendo a experiência de entregar os prêmios aos vencedores? Pois é. É a terceira vez que faço um trabalho como apresentadora. Sempre aprendendo. Eu apresentei o programa Mãe é tudo, na Record News, junto com a jornalista Maria Cândida. Apresentei também o Chá das três para a Record, junto com a Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro. Pra mim, é sempre gostoso permear várias áreas dentro da TV e da arte.    

Como tem sido seu trabalho como roteirista, você divide o trabalho com colegas? Escrever é livre. Sempre que tenho tempo, me tranco no escritório e começo a escrever meus roteiros junto com mais dois roteiristas – a Michele Muniz e o Marcelo Corrêa. 

Você agora se tornou uma produtora independente no mercado. Como surgiu a ideia? Gosto da independência criativa dentro da minha arte. Poder escolher com quem quer trabalhar, é um luxo.  

Você está casada há 18 anos, algum segredo para manter a chama do amor sempre acesa? Estar casada há tanto tempo, tem que ser vontade de ambos  os lados. Tem que querer estar juntos e batalhar nessa caminhada. Nós colocamos a nossa família em primeiro plano. É claro que temos admiração mútua um pelo outro. Eu sou uma mulher apaixonada por meu marido e por minhas filhas – são o meu pilar e porto seguro.

O que mais você gosta de fazer para se divertir? Tanta coisa – viajar, estar com os amigos, praia, natureza, pôr do sol. Eu gosto de viver e tenho gratidão pela vida.

Se pudesse escolher, de presente, uma viagem dos sonhos para onde iria e por que? Eu viajo muito, amo viajar e conheço alguns países. Mas tenho uma viagem em mente para fazer com minhas filhas e meu marido, que é conhecer a África, fazer safari com elas. Vai ser incrível. 

Deixe uma mensagem para os leitores da MENSCH… Meus amores agradeço o carinho de todos vocês. Acredito que a gentileza nunca sai de moda. A gratidão deixa as pessoas leves e fé nos dá esperança de um mundo com mais amor.

Fotos Fernando de Sales

Fílmaker Daniel Moura

Beleza Léo Pires

Styling Márcia Dornelles

Look Honoria Oficial

Assessoria Márcia Dornelles Comunicação