MOTOR: LANÇAMENTO DO NOVO EX30, O SUV ELÉTRICO COMPACTO MAIS ACESSÍVEL DA VOLVO

Por Rodrigo Dantas

A parceria entre a MENSCH e a Volvo Car Brasil continua rendendo bons frutos e dessa vez, nos levou até o lançamento no Brasil do novo Volvo EX30. Este lançamento oficial aconteceu meses após termos participado de uma prévia realizada no Rio de Janeiro (RJ) em setembro do ano passado. O SUV compacto elétrico, chega com preço mais competitivo, mas sem perder os itens premium conhecidos da marca e por isso já é considerado um sucesso no mercado nacional.

O modelo está disponível em quatro versões: Core Single Engine, de entrada, que parte de R$ 229.950, Core Single Engine Extended Range por R$ 249.950, Plus Single Engine Extended Range de R$ 277.950 e Ultra Single Engine Extended Range, vendido por R$ 293.950. Todas as variantes são encontradas nas 47 concessionárias da marca no país e as mais de 2.000 unidades que foram comercializadas no período de pré-venda também começaram a ser entregues.

“O EX30 no Brasil vai ser uma grande mudança, pois nós estamos entrando em um segmento que a Volvo não atuou até o momento, com um volume muito maior de vendas e mais competidores. Vamos fazer o mesmo volume de vendas de 2023 só com o EX30. A expectativa é grande para a chegada e vermos muitos veículos nas ruas vai atiçar a curiosidade do público. Quem for dirigir, com certeza irá se apaixonar”, analisa Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital.

O lançamento ocorreu no dia 22 de maio em São Paulo e reuniu jornalistas, influenciadores, mídia especializada, além da equipe da Volvo incluindo seus principais líderes como Marcelo Godoy, CEO Volvo Car Brasil, Mirella Cambrea, Diretora de Marketing, Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação e Diretor de Digital e Abdala Madi, Diretor de Produto. O evento foi dividido em três partes, primeiro com a introdução ao carro elétrico, depois os participantes tiveram a oportunidade de dirigir o EX30 e à noite aconteceu a festa de encerramento na Pinacoteca de São Paulo, museu de arte mais antigo do Estado, com a presença de todos os convidados do evento. 

O primeiro momento foi marcado pelas apresentações da liderança da Volvo que dissertaram sobre o veículo aos presentes, seguido da visita ao Studio EX30, localizado no primeiro andar do Shopping JK Iguatemi, um espaço exclusivo e aberto ao público, entre os dias 20 de maio a 15 de agosto. O local, conta com uma série de recursos interativos, através dos quais pudemos ter uma imersão com o automóvel. Também foi possível sentir os materiais sustentáveis que compõem o interior premium do carro, como também experimentar a tecnologia de bordo.

HARMONIA E SOFISTICAÇÃO

O Volvo EX30 é um carro compacto, moderno e tecnológico, que apresenta design com linhas equilibradas que trazem harmonia e sofisticação, seguindo o padrão visual conhecido nos modelos mais recentes da marca. Ele mede 4,23 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e distância entre eixos de 2,65 m. O porta-malas tem capacidade de carga de 318 litros e pode chegar a mais de 900 litros com o banco rebatido). Os faróis são de LED, com farol alto ativo e acendimento automático, já as rodas de liga leve, que podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas de acordo com a versão, complementam o visual arrojado. O veículo está disponível em cinco opções de cores externas: Vapour Grey, Onyx Black, Cristal White, Cloud Blue e a exclusiva Moss Yellow.

Um dos maiores destaques do modelo é a consciência sustentável, já que o EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro Volvo até o momento e para ser recuperado em até 95% de seus materiais. Cerca de 17% de aço e plástico e 25% de alumínio utilizados na produção do carro são reciclados. Além disso, a fabricante sueca reduziu as emissões em toda a produção e ciclo de vida do modelo. Em comparação com os elétricos C40 e XC40 houve uma redução de 25%, já que são produzidas menos de 30 toneladas, desde a fabricação de cada unidade, até os seus 200 mil quilômetros rodados.

Seu interior é minimalista, confortável e estiloso com quatro opções de acabamentos inspirados na natureza, combinando estofados e decoração feitos com materiais renováveis e reciclados, nas cores Mist, Breeze, Pine e Indigo. Os assentos são estreitos e ergonômicos com regulagem elétrica e suporte lombar elétrico de 4 vias na versão topo de linha e o estofamento em malha 3D estampado é feito de tricô reciclado Pixel Knit & Nordico. O volante personalizado de formato quadrado, possui acabamento em seda acetinada, fornece uma aparência mais esportiva e está equipado com diversos botões para o controle do motorista. Os tapetes de tecido resistentes são feitos de redes de pesca descartadas e outros materiais reciclados. Também proporciona aproveitar melhor os espaços internos com um console central extremamente versátil que combina diferentes espaços de organização.

CONECTIVIDADE DIGITAL

Em relação à conectividade, os controles e telas do motorista mais simples e personalizáveis ajudam a tornar a condução menos complicada e mais intuitiva. Todas as versões receberam o inédito painel central combinado estilo tablet com tela de LCD com 12,3” touch screen, que mantém as informações do motorista em uma única tela, juntamente com os controles favoritos. Além de possuir conexão Apple Car Play sem fio e sistema Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store). Traz ainda quatro portas USB-C na cabine, duas na frente e duas na traseira, carregador para smartphone por indução e sistema de som High Performance c/ Soundbar para a versão de entrada e o sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer, para as demais versões.

Para a Volvo, segurança não é um item opcional. Por isso, não abriu mão de oferecer todos os equipamentos de segurança já conhecidos da marca em todas as versões do SUV elétrico. O automóvel vem equipado com inovações de segurança, pacotes de assistência ao motorista e tecnologia Safe Space, para manter os usuários mais seguros na estrada. Dentre os recursos estão seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais e contra lesões na coluna cervical dianteiro, ISOFIX, sistema de freios ABS, detector facial de fadiga, assistente de partida em rampas, alerta de abertura de portas, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa, monitoramento de pressão dos pneus, câmera 360° com visão 3D, sensor de chuva, entre outros.

O EX30 apresenta um excelente desempenho elétrico num formato compacto. Todas as configurações vêm equipadas com motor elétrico instalado no eixo traseiro, que rende potência de 276 cv e 34,9 kgfm de torque. O EX30 Core Single Motor acelera até 100 km/h em 5,7 segundos, já as demais versões fazem de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, sempre com velocidade máxima de 180 km/h. São oferecidas duas opções de baterias, uma de 51 kWh que garante uma autonomia de 250 km para a versão de entrada e outra de 69 kWh, presente nas demais configurações (Extended Range), com autonomia de 338 km, segundo o Inmetro. Em relação as recargas, o EX30 se destacada pela rapidez e capacidade de carga de até 153 kW, de potência, dependendo da versão. De acordo com os dados do fornecedor, uma recarga de 10% a 80% pode ser realizada em pouco mais de 25 minutos.

EXPERIÊNCIA ÚNICA

Dirigir o Volvo EX30 foi uma experiência incrível. Realizamos um trajeto de cerca de 70 quilômetros até Mairiporã, município da Região Metropolitana de São Paulo, e por todo o caminho pudemos conferir todo desempenho e performance do elétrico. Muito rápido e potente, o elétrico acelera bem e de forma progressiva, sendo um veículo fácil, confortável e prazeroso de conduzir. Também pudemos verificar como é tranquilo realizar viagens utilizando um veículo totalmente elétrico. Após rodar por um percurso de aproximadamente 150 quilômetros, o consumo total foi de 29% de bateria, ao fim da viagem o EX30 ainda possuía 71% de carga restante.

A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil e o Novo EX30 é um dos lançamentos mais importantes para a Volvo nos últimos anos. A expectativa com esse lançamento é atrair uma nova gama de clientes, ampliar a presença da marca pelo país e aumentar ainda o número de vendas de veículos. Ano passado a Volvo Brasil viveu o melhor ano da história da empresa com mais de 8.600 veículos emplacados, o que representa um crescimento de 65% em relação a 2022.

Ao que tudo indica, a chegada do EX30 no mercado brasileiro fará a companhia alcançar seus objetivos, visto que, mundialmente o EX30 já é muito popular e contribuiu para o crescimento global da Volvo em 8% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, o modelo também foi reconhecido com diversos prêmios importantes ao redor do mundo, como o Best of the Best Product Design 2024 (Red Dot), Carro Urbano do Ano 2024 (World Car Awards), Carro do Ano (The Sun), e outros. Somente com o Novo EX30, a Volvo Brasil vai fazer o mesmo volume de vendas de 2023. Tudo isso leva a marca a continuar investindo em eletrificação, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil, cobrindo 19.000 km de estradas e mais de 36 rotas. Isso é uma das comprovações que o carro elétrico já é uma realidade e está cada dia mais presente nas estradas brasileiras.