ESTRELA: BARBARA FRANÇA ALÉM-MAR

Last updated:

Nossa estrela Barbara França já é prata da casa. E nessa volta à nossa capa chega cheia de novidades vindas do além-mar, ela foi até lá gravar a divertida série “Vizinhos”, onde interpretou uma personagem decidida, leve e empoderada. Assim como a própria Barbara. Fã de terras lusitanas, essa não é a primeira vez que Barbara vai gravar no país, e nos conta nesta entrevista o que podemos esperar sobre o que vem por aí.

Barbara, a novidade sua carreira é a gravação de uma série na TVi em Portugal. Como surgiu o convite e como está sendo a experiência? É a segunda vez que estou em um projeto em Portugal. A primeira vez foi em 2021 quando gravei a série chamada Da Mood pra RTP aqui. Foi através desse trabalho que surgiu o convite para essa série da TVI que estou rodando agora.

É a primeira vez que você participa de um projeto gora do Brasil? Que desafios te trouxe? É a segunda vez que faço um projeto fora do Brasil  e sempre foi algo que eu desejei muito. Estou realizando um sonho que sempre tive. Está sendo incrível e muito desafiador também. Estar em um outro país, sozinha, longe da família, em uma cultura diferente, não é fácil. Tem sido uma experiência pessoal muito engrandecedora. Sei o quanto isso vai ser importante pra minha carreira, mas principalmente no meu processo pessoal. 

O que podemos esperar de “Vizinhos”? Como é sua personagem? É uma série engraçadíssima. Tá sendo muito divertido fazer. É difícil segurar as risadas dentro do set de gravação. O texto é ótimo, e foi muito bem adaptado pelo autor Henrique Dias. Acho que o público vai mesmo se apaixonar, vai levar boas gargalhadas ao telespectador. Minha personagem é a Raquel, uma profissional impecável, uma mulher decidida, empoderada, dona de si e ao mesmo tempo tem uma leveza, uma simpatia que encanta. 

Que diferença você percebeu em participar de uma produção portuguesa em relação às produções no Brasil? O processo é bem similar ao do Brasil. Minha maior dificuldade tem sido me adequar ao ritmo de fala deles que é bem mais veloz que o nosso. Naturalmente eles falam bem mais rápido, e por ser uma série de comédia, esse ritmo costuma ser maior ainda e isso é algo que estou tendo que me adaptar um pouquinho. 

Já conhecia Portugal? Que boas recordações o país te traz? Já gravei uma série aqui em 2021 chamada Da Mood com o realizador Sergio Graciano. Foi a primeira vez que eu estava em Portugal e fiquei quase três meses aqui. Foi uma baita experiência. Lisboa é linda. A comida e os vinhos então nem se fala. Eu já estava morrendo de saudades e tô muito feliz por voltar pra Terrinha. 

Vindo para o Brasil, alguma novidade vindo por aí? Depois de Portugal tenho vontade de aproveitar esse gancho e estudar atuação em Nova York. Esse seria mais um sonho a realizar. 

Desde quando fizemos sua primeira capa (sozinha), em 2017, você mantém o mesmo corpo. O tempo parece não parar para você. Como se cuida? Sou uma pessoa vaidosa. Sempre gostei de cuidar da minha saúde. Desde muito pequena sempre fiz muitos esportes e sempre fui muito ativa. Sou muito ansiosa e tenho muita energia dentro de mim, portanto preciso canalizá-la, e a atividade física sempre foi a minha válvula de escape. Ao mesmo tempo, um dos meus maiores prazeres é comer, e comer muito. Portanto não deixo de comer o que tenho vontade, não sou refém de dietas ou nada que me restrinja. 

Em matéria de beleza e vaidade do que você não abre mão? Não abro mão de um bom skincare. Como trabalho sempre com maquiagem nas gravações, mesmo quando chego em casa de noite e cansada faço questão de limpar bem o rosto e passar os meus produtinhos. É um ritual de autocuidado que eu não abro mão. 

Como você lida com o espelho? E com as possíveis cobranças externas, infelizmente, ainda existentes? É cruel ser mulher em uma sociedade patriarcal. As pressões aos padrões estéticos são enormes, estão sempre comparando corpos femininos, nos objetificando, nos criticando e nos diminuindo. É um exercício diário e nada fácil não ceder à esses padrões estéticos, eu diria que revolucionário até. Já pois o tempo, eu aprendi a acolher as minhas inseguranças. Quando eu era mais nova, com 14 anos eu comecei a modelar e me disseram que eu precisava emagrecer mais e operar o nariz, pois ele não era bonito. A partir desse dia eu comecei a detestar o meu nariz e por muito tempo foi assim. Não existe perfeição e é cruel que tentem nos encaixar em algo inatingível. Depois de muito tempo convivendo com essa herança estética nociva, aprendi a ser gentil comigo e a não me diminuir pra caber em nada que não fosse eu mesma. 

Temos visto muitos artistas comentando sobre a influência das redes sociais nas suas carreiras. Como é sua relação com essa mídia? E como é sua relação com os fãs/seguidores? É impossível ignorar a presença das redes sociais no mercado. Elas vem crescendo brutalmente e tento me adaptar a esse “novo” cenário”. Cada vez mais a tecnologia vem inovando e abrindo novos caminhos e se não nos atentarmos à ela, ficamos pra trás. Eu adoro receber o carinho dos fãs, tenho uma relação direta com eles, sempre interajo e engajo muito com eles. Essa avalanche de amor que eles me dão não tem preço. 

Fora muito trabalho, o que curte fazer para se distrair? Onde é sua praia? Me nutro muito do amor da minha família, da minha cachorrinha Valentina e dos meus amigos. Sempre que posso vou a São Lourenço – MG onde nasci pra resgatar as minhas raízes e me recarregar. Amo viajar e estar em contato com a natureza, pois é quando me sinto mais conectada com a minha essência. 

Quem é Barbara França hoje? E o que deseja evoluir? A Barbara é uma mulher naturalmente feliz, simples, sonhadora, ambiciosa. Tenho muitas coisas que trabalho, inclusive na minha terapia, pra evoluir como ser humano, e muitos sonhos profissionais ainda pra realizar. Quero continuar exercendo meu ofício até ficar velhinha e quero seguir com as pessoas que eu amo do meu lado, me ajudando a ter resiliência pra trilhar essa vida.

Fotos Priscila Nicheli

Produção executiva e styling Samantha Szczerb

Beleza Yago Maia

Assessoria First Press Comunicação 

Agradecimentos Arsiè e Inti

Locação @casajoa94