PALADAR: A SÃO PAULO COSMOPOLITA QUE SURPREENDE SEMPRE

Last updated:

Visitar a capital paulista é sinônimo de novas descobertas e experiências gastronômicas, hoteleiras e muito mais. São Paulo com seu jeito cosmopolita único permite que tanto visitantes quanto seus habitantes desfrutem do melhor que essa cidade pulsante tem a oferecer e é muito. Alan Victor (@alan.victorrr), assessor de imprensa carioca responsável por mais de 30 marcas, e criador de conteúdo no Rio Fácil Destinos (@riofacil_destinos), onde compartilha todas as experiências em gastronomia, hotelaria e eventos, esteve na grande metrópole brasileira recentemente e lista abaixo indicações de restaurantes em que a boa gastronomia é colocada em primeiro lugar, além de referência em hospedagem, ideal para perfis de negócios ou lazer.

RENAISSANCE SÃO PAULO HOTEL (@renaissancesaopaulo)

Com localização privilegiada em um dos bairros mais sofisticados e culturais de São Paulo, no Jardins, e uma vista para lá de especial se encontra o Renaissance São Paulo Hotel, que oferece experiências exclusivas para quem busca entretenimento, conforto e cultura. Para perfis de negócios ou lazer, a infraestrutura do hotel conta com uma diversidade de serviços, desde opções gastronômicas renomadas, bem-estar e saúde, a uma das maiores academias de rede hoteleira. Além disso, o hotel reúne o maior acervo de obras de arte em hotéis no Brasil e, ainda, espaços para eventos e encontros sociais e corporativos.

Com 444 acomodações refinadas, modernas e aconchegantes o hotel oferece 339 apartamentos Deluxe, 104 espaçosos apartamentos Club e Suítes, que se encontram nos andares superiores, proporcionam uma vista deslumbrante e serviços exclusivos do Club Lounge; no 23º andar com business center, espaços reservados ou abertos para reuniões, internet wi-fi, atendimento personalizado, serviço gourmet que inclui buffet de café da manhã, canapés, bebidas, doces e cafés servidos ao longo do dia, além de um happy hour ao entardecer. O hotel ainda conta com uma suíte presidencial de 309m² super completa. No lobby, os hóspedes já somos surpreendidos com uma narrativa que ressalta a importância da arte, da moda e do design paulistano na história e na cultura da cidade em espaços fluídos, integrados e contemporâneos, com clima fashion urbano, tão presente na cidade. 

Para aqueles que prezam pelo bem-estar, o The Spa at Renaissance é o local de refúgio e desconexão da rotina agitada de São Paulo. Com mais de 10 salas de massagens e tratamentos, uma zona de relaxamento com piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, sauna seca e a vapor, reúne o melhor da natureza orgânica brasileira. Outro serviço diferenciado do hotel são os Navigator’s, um novo conceito de concierge, especialista em pontos turísticos únicos e inusitados da cidade.

A tecnologia também faz parte do DNA do hotel, que apresenta o programa Marriott Bonvoy, em que é possível realizar o check-in, selecionar suas preferências antes da chegada e falar com a equipe via chat. Outro serviço disponível no aplicativo é a Mobile Key, em que o visitante tem a chave do quarto no próprio celular. Já o Renaissance Studio permite que os clientes possam realizar lives para as redes sociais, reuniões virtuais e até gravar podcasts. O espaço visa oferecer um ambiente totalmente equipado com fundo infinito em chroma key, refletores de LED, captação de áudio e vídeo em Full HD. Cultura e entretenimento também estão presentes no Teatro Renaissance. Com capacidade para 428 pessoas, o local é palco de comédias, dramas e musicais, evidenciando artistas brasileiros.

(@acasadoporcobar)

O novo menu da A Casa do Porco Bar tem no comando o chef Jefferson Rueda, e faz um passeio pelo interior com apresentações atuais e sofisticadas. O Menu “Interior” tem 8 etapas e começa com Sabores do Interior: Terrine de joelho de porco + cambuci + maxixe; Porco cru + coalhada + caruru; Cuscuz de porco assado + ovo + palmito; Mortadela “Porco Real” + manteiga queimada + pão de torresmo; Ora-pro-nóbis + gengibre + cúrcuma e Cachaça Amorosa – reserva do Chef.

Na segunda etapa “Comendo com as Mãos”: Pão de batata doce + porco à milanesa + beterraba; Empadinha + linguiça caipira + requeijão de corte + farofinha de cuscuz; Porco na lata + mandioca + banana (bolim) e Caldo de Porco + missô + tucupi. Seguida por “Porco Cru”: Lombo de porco maturado + anchova + alcaparra + mostarda fermentada e Pururuca de porco + salada da horta.

Na quarta etapa “Porco + Camarão”: Massa recheada com codeguim + camarão; caldo de vegetais tostados; Espinafre refogado e Salada de cebolinha + pimenta dedo de moça. Como última entrada “Memória Afetiva”: Quirela de milho crioulo; Costelinha refogada (Pinga e frita); Escarola fritinha; Picles de legumes e Espuma de milho + queijo.

Como prato principal e astro da casa, o tradicional “Porco San Zé”, assado por 6 horas: linguiça de porco + moleja bovina e o que vem da horta. Uma verdadeira explosão de sabores! De sobremesa, Da Teta da Vaca: pão tostado, arroz doce, toffee caramelo, amendoim crocante, espuma de leite e sorvete de baunilha. Para fechar como um bom delicioso almoço/jantar na roça: Sorbet de morango + chantilly + geleia; Queijo + abóbora; Bananada “Sitio Rueda”; Chocolate + flocos de porco + especiarias e Café Tocaya – Carmo de Minas – MG. variedade Bourbon Amarelo. Vale ressaltar ainda que a casa oferece harmonização com vinhos.

(@aragonamauri) – foto Eduardo Krajan

Especializado em clássicos da culinária espanhola e portuguesa, o Aragon Amauri está localizado em um casarão na Rua Amauri, esquina com a Av. Faria Lima. Para começar, Burrata Aragon, salsa verde de manjericão e sumac, vinagrete de tomate cereja com alcachofra e vinagre de jerez com pão tostado e Polvo a La Feira, lâminas de polvo com batatas cozidas, temperadas com páprica doce e picante. De principal Bacalhau com Natas, lascas de bacalhau com natas gratinadas, papas com açafrão e cebola caramelizada. E para acompanhar arroz com brócolis.

(@bardadonaonca) – foto Mauro Holanda

Batizado de “Abrindo Caminhos”, o novo menu do Bar da Dona Onça é um show de ingredientes nativos que a chef Janaina Torres descobriu em suas andanças pelo país. O menu começa com sopa de feijões brasileiros com codeguim, abóbora e verduras nativas e, na sequência, apresenta uma seleção de salgadinhos: empada de palmito pupunha, risole de moqueca, quibe com castanha de caju e bolinha de queijos artesanais brasileiros.

Seguido pelo o “porco terra nossa”, servido com cítricos da época e tucupi, o capeletti de galinha caipira com banana da terra e milho verde e o “arroz de viajante”, com carne, verduras e ovo. De sobremesa, mandioca com chocolate brasileiro, água de coco e creme de nata, em homenagem aos merengues da época de ouro do Centro de São Paulo, com a chegada de grandes restaurantes de cozinha internacional.

A experiência finaliza com “docinhos de aniversário”: quindim, beijinho e brigadeiro, os preferidos da chef desde a infância, e bala gelada de coco feita por dona Telma e seu Jorge, além de licores da estação produzidos pela fábrica artesanal da chef, “A licoreira”.

(@cabrucarestaurante) – foto Carol Nunes

O Cabruca fica localizado na Fábrica da Dengo, e está com diversas novidades no menu, assinado pela chef Sanae Mattos. Destaque para o sabor marcante e os ingredientes sazonais. Para começar, Coxinha de xinxim de galinha, acompanhada de aioli de coentro e o Croquete de costela e banana servido com vinagrete apimentado.

Nos principais, Peixe, Pupunha e Camarão: posta de peixe assada servida com creme de pupunha, camarões salteados e crosta de coco e Aipim:  Bife de chorizo (250g) grelhado, servido com purê cremoso de aipim. De sobremesa, O Bolo gelado de coco servido com calda de leite e Pudim de doce de leite com chantilly de café Dengo e farofinha de nibs de cacau. Uma sugestão é o menu do dia, servido de segunda a sexta, das 12h às 15h, com entrada, principal e sobremesa.

 (@estherrooftop) – foto Carlos Alkmin

O Esther Rooftop, que tem no comando o chef Benoit Mathurim, apresenta uma cozinha com base francesa, toques brasileiros e orientais emoldurada pelos prédios do Centro de São Paulo. Para começar e compartilhar, Crudo de Atum, sashimi de atum e molho de leite de coco com um toque especial oriental; Wonton, seis trouxinhas fritas, recheadas com camarão e frango, temperadas com ervas frescas, servidas com creme de abacate e um clássico Torresmo do Esther, torresmo crocante com geleia de frutas vermelhas e pipoca de sagu.

Nos principais, Bombom de Alcatra com molho Bourguignonne, servido com molho de vinho tinto, bacon e cogumelos. Para acompanhar batatinhas ao murro e cebola caramelizada; o Arroz de Polvo, arroz de altitude da Serra da Mantiqueira cozido no caldo do próprio polvo. Tentáculas grelhadas, tomates cerejas confitados e pó de azeitona.

Para adoçar, Neo Pavlova, feita a base de uma creme aveludada de coalhada, pingos de curd de framboesa, crumble e coulis de frutas vermelhas e coberta com tuile crocante de suspiro e Nosso Terrarium, ganache de chocolate, terra de cumaru, maracujá curd e texturas de coco. De segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados) eles contam com menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa.

(@handzbyrodrigoeinsfeld)

Com unidades no RJ e SP, o Handz By Rodrigo Einsfeld oferece ambiente aconchegante e tem menu assinado pelo chef Rodrigo Einsfeld. Para começar, Croqueta de polvo e maionese de bacon; Tartar de mignon com fritas e Brie empanado com mel de trufas. Nos principais, Gnocchi de batata dourado e gratinado com fonduta de parmesão e cubos de mignon; Lasanha à bolonhesa e polvo com risoto de tomate defumado. Para adoçar, Torta cremosa de chocolate com ganache e sorvete de baunilha e Banoffee.

(@kotori.sp) – foto Tati Frison

Localizado em Pinheiros, o Kotori é especializado em culinária yoshoku, gastronomia ocidental adaptada ao paladar japonês. Essa fusão de sabores e técnicas culinárias resulta em pratos únicos e deliciosos. No menu assinado pelo chef Thiago Bañares, escolhemos: Patê de fígado de frango orgânico, Picles asiáticos e Shokupan tostado; Tartar yukhoe de wagyu – gergelim tostado, picles de nabo; abobrinha grelhada e molho banbanji e chili crunch.

Além de Cogumelo Eryngii com caldo de galeto tostado, tucupi e mostarda; Pescado na Brasa (sororoca) com milho verde salteado com manteiga de nori; Brócolis Cantonês com missô vermelho e Gergelim. E a Rabanada de shokupan, Calda toffee e Sorvete de leite. Para brindar dois drinks autorais: Yellow Lady – Tanqueray dry I Licor de laranja I Yuzu e Full Collins – Tanqueray dry I Ketel One I Azeitona I Yuzu I Cumaru I Mel.

(@restaurantepicchi) – foto Crudo e Gilberto Bronko

O estrelado e premiado Picchi Restaurante, localizado na famosa Oscar Freire, oferece culinária italiana no almoço e jantar em um completo menu, que inclui opções à la carte e degustação que pode ter entre 6 a 12 etapas. Da cozinha do chef Pier Paolo Picchi os ingredientes se transformam em obras de arte. Escolhemos o menu degustação Tradizione. Para começar Ostra, maracujá e ovas e Azeitona, uma surpresa para o paladar. Seguindo para o Tortelli de papa ao pomodoro e parmesão. Refrescância e sabores marcantes voltam aparecer no Crudo de robalo a putanesca.

Nos principais Spaghettini ao vôngole e Pancetta, lulas e legumes. O serviço de vinhos também merece destaque no Picchi, com uma carta cuidadosamente selecionada para apresentar uma variedade de rótulos para diferentes momentos e ocasiões: tintos, laranjas, rosés, espumantes e vinhos de sobremesas – de outros países e também nacionais. De pre-dessert Pera e gorgonzola e para finalizar Semifredo de amendoim, pancetta e camparia. No final a surpresa fica por conta da seleção de Petit Fours, doces e frutas da estação, que acompanham o café. Com certeza uma experiência para ser vivida!

(@pingyangsp) – foto Keiny Andrade

O Ping Yang Thai Bar & Food foi uma grande surpresa nas minhas andanças gastronômicas por São Paulo. O restaurante apresenta culinária tailandesa tradicional e moderna e tem no comando o chef Maurício Abdalla Thomaz. O menu é dividido em sete seções e a dica é pedir um prato de cada para compartilhar. Para começar o frescor do Pla Dip – crudo de peixe com molho Nahm Jim Taleh. Seguimos nos Sateh Moo – espetinho de porco ao curry e relish de pepino e Gai Ping – espetinho de frango grelhado.

Logo depois, escolhemos o Yom Kai Dao Moo Young – salada de ovo com paçoca de porco e molho Nahm Jim Taleh e o saboroso Kho Moo Yang – porco grelhado com molho Nahm Jim Jaew. Da wok, pedimos o Pad Neua Nahm Man Hoi – carne na wok com molho de ostra e vegetais. No tao, um fogareiro típico, são preparados os famosos curries artesanais do chef, aromáticos e picantes. Escolhi a Tom Yam Goon – sopa de camarão cítrica e picante. Para finalizar, a única sobremesa do menu: Kanom Tom – dumplings de cocada servidos em calda de leite de coco.

(@terracojardins) – foto Bruno Geraldi

Localizado no hotel Renaissance São Paulo, o Terraço Jardins apresenta culinária paulistana com influência caipira e caiçara. No menu assinado pelo chef Raul Vieira, começamos com Pão levain de milho crioulo orgânico, manteiga e azeite. Seguido por Bolinho Caipira, carne, milho e molho de pimenta da casa e Queijo Benzinho Assado com mel de Guaraipo e pão de milho crioulo.

Já nos principais Bife Ancho Grelhado, acompanhado de brócolis rama, arroz biro-biro e molho de ervas e Costela de Boi Cozida lentamente com mandioquinha gratinada e mostarda refogada. De sobremesa Texturas de Cacau: mousse de chocolate amargo, nibs e sorbet de cacau.

(@teusrestaurantebar) – foto Angelo Dal Bo

Instalado no Baixo Pinheiros, o Teus Restaurante Bar apresenta uma gastronomia descomplicada com pratos muito bem executados em lindas apresentações. Nas entradinhas deliciosas e sequinhas Croquetas de Jamón e Pastéis de Camarão. Nos principais, a saborosa Paleta cordeiro assada por 6 horas, desossada com fregola sarda e milho verde e Ojo de bife Angus com fritas e molho bérnaise ou dijonnaise.

Para adoçar e compartilhar “Não é Tiramissu”: chocolate, mascarpone e café na taça, crocante, leve e deliciosa! De segunda-feira a sexta-feira eles oferecem menu executivo com entrada, principal e sobremesa.

 (@torerovalese) – foto Mario Rodrigues

Localizado no Itaim, o Torero Valese apresenta a fusão da culinária mediterrânea com a cultura espanhola. Na cozinha comandada pelo chef Juliano Valese, os ingredientes frescos e sustentáveis ganham destaque e se transformam em deliciosos pratos. Para começar os saborosos montaditos: Jamón Serrano com tomate, Brie gratinado, tomate ralado e berinjela crocante, Salmão defumado servido com creme azedo e mel de trufas. Não deixe de experimentar as Croquetas de Jamón e queijo cremoso (6 unidades) e o Ovo curado com ovas de tobiko, salsa de trufa negra com mel e creme de batata. De principal a Paella Camponesa com cogumelos frescos, bochecha suína, frango caipira e verdura da horta em um riquíssimo caldo suíno.