Originais, desenvolvidos por connaisseurs, produzidos em pequena escala e, alguns, até sem indicação de gênero. Eis as características dos perfumes de nicho, que representam uma fração exclusiva e pouco explorada dentro do universo das fragrâncias.
Por Renata Ashcar
Na contramão das supergriffes da perfumaria mundial, são marcas com uma distribuição bem seletiva, o que dá a essas criações olfativas um ar de preciosidade. Como não há a ambição de atingir um número estrondoso de pessoas, os perfumistas têm maior liberdade para elaborar suas criações. Isso também garante uma vantagem a mais – sentir fragrâncias raras, guardadas em locais secretos, à espera de serem reveladas por consumidores privilegiados. Desvendamos algumas dessas griffes para você, bem como suas fascinantes origens e a surreal aposta que fazem em ingredientes raros e da mais alta qualidade, em construções olfativas inovadoras, que são verdadeiras obras de arte. Confira a seguir algumas recomendações.
CREED – Fundação: 1760 / Origem: Inglaterra
Por mais de 250 anos, a Creed vem passando de pai para filho e servindo à realeza europeia. Na época da fundação, a marca comercializava artigos de alfaiataria e em 1885, a Rainha Victoria nomeou a griffe fornecedora oficial da corte inglesa. A alfaiataria foi o forte da Maison até meados do século 20, quando esse mercado começou a entrar em declínio. A visão de Olivier Creed, da sexta geração da dinastia, ditou o novo caminho perfumado da empresa, que se destaca pelos fougères e chipres clássicos. A primeira loja brasileira está prevista para este ano no Shopping Cidade Jardim.
DESTAQUE: AVENTUS
INITIO PARFUMS PRIVÉS – Fundação: 2015 / Origem: França
Initio, em latim, tem dois significados: “a origem” e “iniciação”. Faz sentido, já que a proposta dessa nova casa de perfumes francesa é “iniciar o perfume como um objeto de poder”. São coleções distintas, entre elas Black and Gold, onde predomina a presença do poderoso oud. The Absolutes, que se concentra em ingredientes afrodisíacos. Carnal Blends, impulsionando os desejos e prazeres instintivos. Hedonist, que foca em matérias-primas naturais sublimes e prioriza o cuidado e o prazer consigo mesmo. E a The Magnetic Blends, baseada em alguns dos sintéticos mais fascinantes.
DESTAQUE: OUD FOR HAPPINESS
LE LABO – Fundação: 2006 / Origem: Estados Unidos
A marca deve abrir sua primeira loja no Shopping Iguatemi São Paulo ainda este ano. Fabrice Penot e Eddie Roschi os fundadores da marca criaram uma revolução olfativa no mundo da Perfumaria convencional. Seu primeiro laboratório em Nolita, Nova York, estreou com dez fragrâncias elaboradas por perfumistas conhecidos e desde o início ficou conhecida por suas criações com profundidade, complexidade e longevidade. A marca tem uma estética ousada, mistura o óleo essencial com o álcool e a água na hora da compra do perfume, e personaliza os rótulos dos frascos.
DESTAQUE: SANTAL 33
MONCLER – Fundação: 1952 / Origem: França
Moncler foi fundada em 1952 em Monestier-de-Clermont, uma vila perto de Grenoble. Em 2003, foi adquirida pelo empresário italiano Remo Ruffini, atual CEO do grupo, que iniciou uma estratégia de expansão global no segmento de bens de luxo. Entre seus frutos está a coleção Les Sommets Moncler, que explora uma rica paleta de ingredientes.
DESTAQUE: LA CORDEE
PARFUMS DE MARLY – Fundação: 2009 / Origem: França
Tanto o nome quanto a filosofia da marca se inspiram no luxo da corte francesa do século 18, conhecida como “corte perfumada”, tamanha era a fissura dos nobres pelas fragrâncias. Para ter ideia, os perfumes eram colocados até mesmo nas fontes dos jardins e nos estábulos do Château de Marly, lugar de refúgio do rei Luís XV. O soberano também era apaixonado por puros-sangues, a ponto de encomendar uma obra-prima em 1743 para decorar a entrada do castelo com esculturas desse animal feitas em mármore. Daí alguns itens de Parfums de Marly receberem nomes que remetem a cavalos, como Pegasus um dos best sellers da marca.
DESTAQUE: PEGASUS
VAN CLEEF & ARPELS – Fundação: 1906 / Origem: França
Sua história começou com o casamento de Estelle Arpels, filha de um comerciante de pedras preciosas, e Alfred Van Cleef, filho de um lapidário. O espírito de entusiasmo e inovação, o senso de família e a paixão por joias uniram o jovem casal que, em 1906, inaugurou a Maison. Em 2009, a Maison se abriu para a Alta Perfumaria, com a Collection Extraordinaire, cujas fragrâncias interpretam os mais preciosos ingredientes naturais, entre os quais elementos amadeirados, flores exóticas e primaveris, além de frutas cítricas. Os perfumes são assinados por grandes perfumistas da atualidade.
DESTAQUE: MOONLIGHT PATCHOULI