Alto, magro, gordo, barrigudo, perna curta, não importa, seja qual for o seu biotipo, há modelos e tamanhos de roupas que ao mesmo tempo que terão um bom caimento, ajudarão a disfarçar alguns “incômodos” que você possa sentir diante do espelho. O importante é não ter vergonha nem preguiça de provar roupas, ficar atento às dicas e ter paciência na busca pela numeração e tamanhos que muitas vezes não seguem um padrão ou mudam sem aviso prévio. Nesse quesito sair com uma boa amiga para as compras além de render bons conselhos e ótimas compras pode ser bem divertido.
OS TAMANHOS
Essa mudança também permitirá aumento de vendas e satisfação nas transações via internet, afastando o fantasma da compra errada. O consumidor terá a tranquilidade de saber que a roupa que está comprando lhe servirá bem, incluindo as compras em sites estrangeiros visto que um dos objetivos dessas reformulações é buscar melhor equivalência entre padrões de tamanhos também com outros mercados. Para que ninguém se perca na hora de fazer as compras, haverá campanhas de divulgação e esclarecimento para os consumidores finais e as lojas de departamento ou varejo multimarcas, deverão separar no PDV os produtos para cada um dos 3 biótipos.
NORMAL, ATLÉTICO OU TAMANHO ESPECIAL?
Como saber onde você se encaixa nessa nova padronização de modelagem?Ainda seegundo a Abravest, será considerado normal o corpo masculino onde a medida do tórax e cintura são iguais ou muito próximas; já os atléticos são aqueles que apresentam a medida do tórax maior que a medida da cintura e os de tamanhos especiais possuem a medida da cintura maior que a do tórax e as demais medidas em geral maiores que as medidas do corpo normal.Com relação a estatura tem-se:
AS MÉTRICAS
– Os paletós e jaquetas usarão como referências, perímetro do tóra, perímetro da cintura, perímetro do quadril e estatura.- Os ternos terão as medidas do perímetro do tórax, perímetro da cintura, comprimento interno da perna, perímetro do quadril e estatura.- Já as camisas regatas usarão perímetro do tórax, perímetro do pescoço, comprimento do braço.
O CORPO E AS MEDIDAS
Bem, agora que você descobriu qual a medida do seu corpo e o equivalente a tag da roupa que você vai encontrar, seguem algumas dicas do que vestir para disfarçar ou exaltar o que você deseja, evitando calça pisada, jeans folgado na cintura e com espaço na perna para mais de uma pessoa.FIT – é o caimento da roupa no seu corpo. Até todas as confecções estarem nas novas padronagens da Abravest vale a pena tirar um tempo para experimentar com calma as peças escolhidas, pois nada deve sobrar ou faltar pra que você possa ficar bem vestido;Respeito ao biótipo – não se aprisione a moda, respeite o seu tipo físico e se vista de forma a valorizar o que você tem. Se a moda cair bem pra você, vai fundo, caso não, crie seu próprio estilo. Com esses dois conselhos em mente, vamos às dicas:
ALTOS
Dificuldade: tamanho da camisa e da calça;
O que fazer: buscar a harmonia entre as partes dividindo o corpo em blocos.
O que usar no geral:
– Cores diferentes no mesmo look
– Sapatos mais “grossos” e arredondados
– Dobrar a barra da calça pra fora (dependendo do local e ocasião)
– Gola careca
– Listras horizontais
Dificuldade: sobra de pano; parecer ainda mais baixo.
– Usar o casaco ou cardigan aberto
– Calças mais justas (justas e não skinny)
– Sapatos com pontas
– Jaquetas curtas
GORDINHOS (TAMANHO ESPECIAL)
Dificuldades: unir conforto, bom caimento e estilo.
O que fazer: Há lojas próprias para os tamanhos especiais com propostas muito além do preto que emagrece e claro, tirar o foco da barriga.
O que usar no geral:
– Listras verticais,
– Golas em V ou U
– Estampas neutras
– Combinar cores claras com escuras
ATLÉTICOS / FORTES
Dificuldades: manter a elegância e não realçar volume.
O que fazer: Preferir modelagem mais solta.
O que usar no geral:
– Agasalhos esportivos,
– Calça com modelagem tradicional
– Tecidos com stretch, que são mais maleáveis e confortáveis
– Jaquetas com elástico (tipo bomber)