As décadas de 80 e 90 foram duas das mais ricas musicalmente falando. Com suas baladas românticas ou seu rock por dançante. Época em que a música disco se tornou o ritmo do momento em todo o mundo. Inúmeros sucessos de bandas que não saem da memória até como tais como Depache mode, New order, Metallica, Pet Shop Boys, A-Ha, The Police, Duran Duran além das musas Madonna e Cindy Lauper. Não importa muito a idade, basta tocar “Enjoy the Silence” ou “It´s a Sin” que não há aquele que não balance o corpo. Foi desse frisson dos hits dessa época que três amigos se juntaram e em 2013 criaram a festa “Hot Night” que de tempos em tempos agita a noite recifense levando a galera ao delírio com esse revival dançante.

À frente desse projeto estão Alfredo Galamba, Sérgio Leão e Marcus Eugênio, sem esquecer do braço forte que é Mariana Veloso no meio dessa macharada empolgada e fã de música. Segundo Fefeu, assim como é mais conhecido Afredo, tudo começou num grupo fechado de Facebook e aos poucos ganhou adeptos em toda a cidade. “Eu perguntei porque não haviam festas com tributos ao Depeche Mode e New Order; e, em poucos minutos, amigos disseram que topariam fazer comigo. Saímos do virtual, nos reunimos e desenhamos a festa com muito cuidado. Todos os sócios já tinham expertise em eventos. Ora como atrações, ora em produções.” Comentou Fefeu em entrevista à MENSCH.

De lá pra cá já está prestes a completar 40 edições de “Hot Night” e um número cada vez maior de público. Sem falar do número de bandas que participam de cada uma das festas. Não há banda que não deseje participar das clássicas Hot Nights da galera. Qualquer banda de rock da cena pernambucana (ou mesmo de fora) que já pisou nos palcos na década de 90 ou até mesmo dos anos 200, que não queira ser a banda da vez a cada festa. O clima de descontração só conforma a carência do público por ritmos que fujam do sertanejo ou funk (nada contra!) que dominam as festas de hoje pelo Brasil. Existe uma força da resistência pelo rock clássico, as baladinhas pop e o ritmo new wave que perdura até hoje. “É uma batalha sim, mas, gostamos de “combater o bom combate”; mas, “o sol nasce para todos. Só não sabe quem não quer”. Deixo as citações, sem dizer de quem são. (risos).” Conclui Fefeu durante a entrevista que você confere abaixo. E se você ficou curioso e não conhece ainda a famosa “Hot Night” de Recife, agende aí, que dia 07/09 tem festa! Detalhes mais abaixo.

Ao longo dessas 40 edições o que vocês perceberam em relação ao público e o sucesso das músicas? Trabalhar o som internacional, que tocavam nas pistas das décadas de 1980 e 1990 é um campo muito prolífero, com uma fonte quase inesgotável de sucessos. Hoje, quase triplicamos o nosso público.

A que vocês devem o sucesso da Hot Night? Comprometimento é a palavra certa.

Quais os grandes momentos dessas 40 edições? Todas as edições são ótimas, mas quando do lançamento e a mudança de local, onde ampliamos o número de público, foram os pontos mais marcantes.

O que toca no setlist particular de vocês? Sei que é piegas a resposta, mas é verdade que um pouco de tudo. Muitos pensam que por amarmos a festa, só escutamos o que toca nela. Mas não. Particularmente, escuto clássico, jazz, bossa, MPB, rock (com seus subgêneros), eletrônico (mais antigo, tipo synthpop, new age e EBM), forró pé-de-serra, samba raiz e samba rock.

O que vocês ainda pretendem aprontar para as próximas edições? O que o público pode esperar? Não temos patrocínios e apoios ainda. Fazemos cada edição com muito esforço, usando o lema: “uma festa de amigos para amigos”. Recentemente, atualizamos o branding de “festa” para “festival”, visto que, em nosso planejamento estratégico, iremos trazer outras vertentes sensoriais, além da música; como também atrações internacionais dessas duas icônicas e saudosas épocas. Se Deus quiser!

HOT NIGHT – O FESTIVAL DOS ANOS 80 E 90

ATRAÇÕES: Máquinas na Pista, PULSO 100 e Lion Man + 3 DJs

DATA: Sábado, 7 de setembro

HORA / LOCAL: A partir das 21h57, na Casa Rosada (Av. Santos Dumont, 657, Rosarinho).

ONDE COMPRAR: Vendas de segundo lote pelo Sympla no www.sympla.com.br/hotnight40 e nos pontos físicos:

  • Básico 3 – Shopping ETC – Av. Rosa e Silva @basico3moda
  • Chili Beans – Shopping Plaza @chilibeansplazaa
  • Loja Avesso – Av. Rui Barbosa, 806 @lojaavesso
  • Vita Brasil Net – Rua Felix de Brito Neto, 285 @vitabrasilnet

Mesas pelos fones (81) 99269.9695 (Mariana Veloso) ou (81) 99269.1707