Muito tempo em casa e você resolveu mudar o visual, deixar a barba crescer e entrar para o grupo dos barbudos. Afinal, a barba passou a ser a marca do homem moderno e está presente nos rostos masculinos nos mais diferentes estilos, seja âncora, cavanhaque, ducktail (rabo de pato) ou barbicha. E cada vez mais os homens aderem a estilos novos para emoldurar seus rostos. Porém, para quem vai começar a deixar a barba crescer tem que prestar atenção a alguns detalhes. Alguns tipos clássicos de barba, como por fazer, média e lenhador, ainda são os mais populares. Manter uma barba é algo prazeroso, mas requer cuidados e o processo para chegar até lá exige dedicação e paciência. São necessários cuidados diários para que a barba cresça bonita e saudável. Vamos lá a algumas dicas para os estreantes:

1 – É preciso preparar a pele, para isso o indicado e ter um sabonete próprio para o rosto. Ele vai ajudar a remover a pele morta e estimulará o crescimento de pelos saudáveis.

2 – Outro detalhe importante em relação à pele e a esfoliação. Ela ajudará a abrir os poros, o que irá ajudar os pelos a crescerem de forma livre, evitando por exemplo cabelo encravado.

3 – É importante você pensar que tipo de barba é o seu estilo (veja abaixo os mais comuns) e que espaço a barba vai tomar no seu rosto. É importante definir os limites. Para se ter uma noção, de forma geral as maçãs do rosto não devem ficar cobertas, assim como a linha do pescoço. Dica: delimite a área com uma lâmina, respectivamente um pouco acima da bochecha e do “pomo de adão”.

4 – À medida que você for aparando os pelos deixando-os na mesma altura, sua barba estará pronta para crescer uniformemente.

DETALHES IMPORTANTE – Durante esse processo de crescimento da barba a coceira será uma reação normal. Para isso procure lavar a barba pelo menos três vezes ao dia com sabonete específico. E outro detalhe importante, NÃO aparece a barba nessa fase.

– Curta ou por fazer (tipo acima): Esse é o estilo mais fácil de manter, pois precisa de poucos cuidados. É importante que você faça a higienização da barba com um shampoo específico para a área, para remover as impurezas sem causar ressecamento, e depois use um óleo para barba, para hidratar e evitar que fios fiquem danificados e quebradiços. O ideal é usar um shampoo para barba, que promove limpeza profunda e desobstrui os poros, e um óleo para barba, que age amaciando e revitalizando os fios, promovendo uma barba hidratada, controlada e com aspecto mais saudável.

– Média: Assim como a barba curta, para uma boa manutenção da barba média é preciso realizar a limpeza com shampoos desenvolvidos especificamente para os pelos faciais. Mas, por ser já ser uma barba mais difícil de domar, é interessante trocar o óleo por um balm para barba, que além de hidratar, promoverá o alinhamento dos fios, conferindo volume e textura e deixando a barba firme, arrumada e sem fios rebeldes. Indicado usar shampoo juntamente com um balm para barba, que ajuda a selar e alinhar os fios, além de possuir alta propriedade hidratante.

– Grande ou lenhador: Este é o tipo de barba que requer mais cuidados, principalmente no que diz respeito a modelagem dos fios. Por isso, além de utilizar o shampoo para higienizar e o balm para hidratar a barba, inclua também no seu nécessaire um pente de madeira para distribuir melhor a oleosidade natural do fio e retirar a eletricidade estática dos pelos, o que evita a formação de nós e tornando os fios menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar.

Por fim, se você optar por usar uma barba com bigode ou apenas o bigode, invista em uma cera para deixar os fios no lugar e evitar que fiquem entrando na boca, como a cera modeladora para bigode, que hidrata, alinha e modela todos os tipos de bigode, sendo ideal principalmente para os bigodes mais longos, já que confere aparência natural e toque seco, mas sem deixá-los duros demais.