CARREIRA: MANNU CARVALHO MOVIMENTA TRANCOSO

A trajetória de Mannu Carvalho (@mannucarvalhooficia) começou de maneira despretensiosa ainda muito nova, aos treze anos, quando inventou de organizar a festa de quinze anos a sua melhor amiga. Aquilo foi apenas o começo de uma carreira incrível de sucesso que até hoje ecoa em todo o Brasil. Ao longo das décadas, Mannu Carvalho tem construído uma trajetória de sucesso que a fez ampliar seus horizontes muito além de festas de casamento e quinze anos. Sua dedicação e determinação profissional a levaram a querer ir muito além. Daí em diante novos desafios foram surgindo e sendo superados, como a criação de um bloco de micareta que bateu a marca de sete mil e oitocentos abadás vendidos em dois meses, tornando o “É Bala” o segundo maior bloco do mundo. Mannu consolidou-se como uma referência no mercado de ativação de marcas. Trabalhando com grandes nomes como Vivo, Tânia Bulhões, Fendi e Veuve Clicquot que buscaram sua expertise para organização de eventos na região de Trancoso. Formada em Direito e Administração, hoje, Mannu Carvalho além de ser empreendedora, empresária, palestrante, produtora e mãe, é uma mulher inspiradora, moldando o cenário de eventos e turismo em Trancoso e no Brasil, ela também está à frente das empresas Viva Concierge, Mannu Carvalho Eventos, Adega Trancoso e Casa Mannu, que unidas fomentam a economia local.

Mannu, quer dizer que sua veia profissional para o mercado de eventos e festas surgiu aos 13 anos com uma festa de uma amiga sua? Como foi despertando para isso? O primeiro evento que realizei eu tinha mais ou menos treze anos, organizei uma festa de quinze anos para minha melhor amiga na época, a Mirela. Depois disso, fiz o aniversário da filha do meu chefe há vinte anos, a minha primeira cliente era uma pessoa muito resistente a gastar com festas, e através dos relacionamentos que fui construindo terminei trazendo parceiros para desenvolver a comemoração. No final, acabou sendo uma festa incrível bem badalada na cidade na época. Gostei dessa sensação de sucesso, com minhas ideias saindo do papel e as colocando em prática e foram surgindo outros convites como as micaretas (Carnaval fora de época) e as assessorias de casamentos alguns anos depois.

Das festas de 15 anos à Micareta e ao show de Lulu Santos. Tudo foi acontecendo dentro do que você foi planejado ou foi surpreendida por oportunidades que foram surgindo ao longo de sua trajetória? Sempre tive um lado muito perspicaz para eventos. Como comentei anteriormente, minha primeira festa foi ainda na adolescência, desde então volta e meia eu fazia outros eventos até que isso se tornou algo profissional. Por um grande amor eu vim para Trancoso, e terminei me apaixonei pelo turismo também (risos). Minha intenção no início não eram os eventos, comecei a trabalhar com festas e casamentos para bater a meta de hospedagem, porque na época trabalhava como gerente de hotel e essa tarefa precisava cumprir. Então, comecei a perceber que as pessoas estavam viajando para se casar, e foi através dessa movimentação que fui na busca por cerimônias para Trancoso, com isso, procurava feiras de casamentos, incluía stands de Trancoso, e não colocava só o hotel que eu trabalhava, mas um buffet, o serviço de decoração, a empresa de som e assim fomos fomentando o destino e trabalhando ele dia após dia. No primeiro ano, fizemos o casamento, no segundo fizemos dezessete. Foi quando percebi que tinha talento pra coisa e associei com as oportunidades que foram surgindo e fui me preparando ao longo da vida.

Você se estabeleceu em Trancoso e aos poucos foi dominando o mercado local e abrangendo outros mercados. Quais os desafios encontrados e as mudanças de rota que você fez até chegar aonde chegou? Acredito que um dos principais desafios que enfrentei foi administrar meus negócios, embora hoje, eu trabalhe em qualquer lugar do Brasil e até fora, mas ele se fortaleceu em Trancoso. Trago esse desafio porque no início, eu não tinha mão de obra necessária ou os fornecedores necessários, então, muitas vezes, além de trabalhar, de vender e organizar, tinha que pensar em um contexto do destino como um todo, sabe? Então, comecei a orientar pessoas para abrirem seus negócios, e muitas vezes, eu mesmo dava esse “start” profissional nessas pessoas, as orientavam a se especializarem em cursos e contratar sistemas operacionais. Outro desafio foi montar o destino para receber o que ele recebe hoje. Depois que os casamentos estavam consolidados, busquei outras festas que não fossem casamentos e que poderiam ser realizadas durante o ano no litoral sul da Bahia. Então, fizemos um ‘Weekend GLS’, que contou com 4 mil pessoas, com hospedagem, com isso, fui buscando outras festas que não aconteciam no verão como a “Oscar”, que era só realizada em Goiânia. Além de eventos de capacitação profissional para ir melhorando a mão de obra cada vez mais como: sommelier, cerimonialista, cabelo e maquiagem. Posso dizer que me adaptei as mudanças e me posicionei para tanto passar por elas quanto para proporcionar mudanças por causa delas também.

Na sequência das festas veio o trabalho de ativação de marcas identificando oportunidades e aplicando estratégias de marketing. Como é feito esse trabalho? Nos últimos anos, por ser referência no destino, e oferecer serviços completos com a minha consultoria e por meio das minhas empresas e contatos, chamei atenção de algumas marcas. Diretamente fiz ativações para marcas como: Vivo, Tania Bulhões, Fendi, Veuve Clicquot, Martha Medeiros e outras grandes marcas. Fui responsável por cuidar das listas de convidados, pela relação com prestadores de serviços, e isso só facilitou a me posicionar com as marcas no mercado pelas informações privilegiadas que se tornam um grande diferencial para um serviço personalizado e mais próximo do que o cliente precisa e procura.

Hoje em dia você está à frente de quatro empresas, a Vivo Concierge, a Mannu Carvalho Eventos, a Adega Trancoso e a Casa Mannu. Para cada segmento de atuação. Resumidamente como é o trabalho feito pelas empresas? Elas se completam? O fato de eu ter o conhecimento da hotelaria me fez abrir os olhos, não poderia trazer as pessoas para casar em Trancoso, e não me preocupar com os convidados, o casamento não é feito só pelos noivos e suas famílias, é feito por todas as pessoas que saem de suas casas para vir a um evento no destino. Então, fui me preocupando em ajudá-los com a escolha do hotel, restaurante, transfer, cabelo e maquiagem e resolvi abrir uma agência de viagem, que oferecesse esses serviços, se não tiver o que precisam, a gente monta o serviço, faz reserva de restaurante, passeios de lancha, helicóptero, reserva para as praias vizinhas, nos preocupamos com a total experiência, não só dos noivos, mas dos convidados e colaboradores. Depois disso, abrimos a Adega Trancoso, que fornece bebidas com um valor especial para que os noivos não se preocupassem em trazer das suas cidades. Já a Carvalho Transportes, que atua na área do transfer e temos a equipe de cabelo e maquiagem, montamos o salão nos hotéis e atendemos as pessoas que vêm para os eventos. Então, cada serviço que eu ofereço se complementa, ou seja, é um conglomerado de empresas e serviços personalizados que facilitam na hora da entrega.

No meio de tudo isso veio o desafio de produzir o show do cantor e compositor Lulu Santos? Produzir o show do Lulu Santos foi um desafio muito gostoso e engrandecedor. A ideia surgiu para que eu me entendesse como produtora de grandes espetáculos, brinco dizendo que tinha esse desafio na minha carreira (risos). Esse projeto teve um resultado positivo, foi lindo!!! Conseguimos reunir cerca de 4 mil pessoas na área externa do teatro L’Occitane, em Trancoso, e o retorno do público foi muito satisfatório, eu e meu sócio – Caio Rehem – e a produtora Energy Trancos fizemos um trabalho incrível.  Fiquei muito feliz com o resultado final e já penso em outros desafios (risos).

Meio que por acaso a Festa do Branco se tornou a festa de réveillon de Trancoso. O que ela tem de tão especial que atrai tanta gente? Tudo começou com uma festa em 2016, quando quis comemorar um ano de escritório. Fiz uma festa aberta, mas nos surpreendemos com a presença de mais de 700 pessoas, então, a partir de 2017, resolvi promover uma festa de três dias, porque compareciam pessoas de várias regiões do país, ela iniciou na quinta-feira, seguindo de sexta e encerra no sábado. A festa mais importante, é a festa do branco, é a mudança do meu ciclo, então é o meu Réveillon, meu Ano Novo e, coincidentemente, abro para comunidade. Cheguei a receber cerca de mil e quinhentas pessoas para comemorar o evento, porém, esse ano (2023), decidi encerrar esse projeto porque a minha intenção era me desafiar como profissional e mostrar que eu era capaz de fazer uma festa grande, o que ficou bem claro para mim depois do show do Lulu Santos, que posso assinar qualquer projeto como produtora e não necessariamente no período do meu aniversário, então, encerrarei em grande estilo.

Este ano você tem um motivo a mais para celebrar na festa que é o Título de Cidadã de Porto Seguro. Como isso te toca? O que representa para você? Fico muito emocionada com isso tudo. Nossa!!! É uma mistura de sentimentos e só confirma tudo que compartilhei aqui. Será um dia muito único pra mim como pessoa e profissional, sabe? Receber o título de Cidadã de Porto Seguro pela câmara de vereadores, na qual venci a votação por unanimidade, só é certeza que estou no caminho certo. E a forma que irei receber esse título, na Igreja do Quadrado, em uma missa de ação de graças pela minha vida é especial demais. Me sinto muito orgulhosa de receber esse título, porque ele é o resultado de todo esforço e dedicação de todos esses anos a serviço da comunidade de Trancoso e Porto Seguro, principalmente em relação aos trabalhadores e moradores locais.

O que podemos esperar para a Festa do Branco este ano? Quais os planos? Na quinta-feira, 26/10, começamos com a missa e na sexta-feira, 27/10, temos a festa do branco no teatro L’occitane que, esse ano, tem um toque diferente porque farei com tema disco para remeter as músicas dos anos 90.  Já no sábado, 28/10, temos um sunset no próprio teatro também, mas em outro local do complexo, com bandas locais e DJs. No domingo, 29/10, encerro com um dia na Praia das Tartarugas, considerada uma das praias mais bonitas do mundo e à noite com um luau.

E o que vem por aí ainda este ano? Teremos o Réveillon dos Nativos, que é o Ano Novo dos trabalhadores de Trancoso que acabam não tendo tempo para curtir essas festas devido à alta demanda de trabalho no ambiente mais turístico.