
Por Marcia Dornelles
Do coração do Acre para o Mundo, Samara Vanziler é a prova viva de que beleza e sustentabilidade caminham juntas. Bióloga, modelo e miss, ela carrega na bagagem experiências que unem ciência, moda e consciência ambiental. Coroada Miss Acre Terra 2023, ela vem trilhando uma trajetória inspiradora, quebrando paradigmas e mostrando que o mundo da moda pode — e deve — ser sustentável, consciente e autêntico. Em entrevista exclusiva para a MENSCH, Samara compartilha os bastidores de sua jornada e revela como cada desafio moldou a mulher determinada que hoje se prepara para representar o Brasil no Miss Woman Beauty 2025, em Tenerife, na Espanha.
Samara, você foi coroada Miss Acre Terra em 2023, representando lindamente seu estado em um dos maiores concursos de beleza do país ligados ao meio ambiente. Como isso refletiu na sua vida pessoal? A participação no Miss Terra me permitiu resgatar um sonho que eu tinha desde muito nova: ser modelo e miss. Esse sonho foi interrompido pelo desejo de buscar mais conhecimento, então decidi estudar. Após o concurso, consegui retomar o universo da moda. Foi nesse momento que me senti mais preparada e confiante. Passei a buscar equilíbrio entre mente e corpo, iniciando práticas como yoga e meditação. Isso também me levou a decisões mais conscientes, como a escolha por produtos veganos e o cuidado ainda maior com a natureza — algo que já fazia parte de mim como bióloga e amante do meio ambiente.

Depois de uma pausa de 10 anos na carreira de modelo, você está de volta com força total. O que te motivou a retomar essa jornada na moda e quais foram os maiores desafios desse retorno? O que me motivou foi me ver em um lugar de fala como mulher, vinda da região amazônica — um lugar desafiador — e poder compartilhar com o mundo tudo o que construí até aqui, aos 28 anos. O que eu não esperava era que, assim como em outros campos, o universo da moda também exige preparo e estudo. Por isso, estou investindo em cursos de oratória, passarela e inglês. Essa tem sido a base da minha preparação.
Você esteve envolvida com moda circular, sempre valorizando peças atemporais. O que te atrai nesse conceito e como você acredita que ele pode influenciar o futuro da moda? O mundo da moda tem o poder de transformar vidas, trazendo benefícios econômicos e ambientais. Ao evitar o descarte de peças e reaproveitá-las, contribuímos para um futuro mais sustentável. Após visitar lojas de second hand em Berlim, na Alemanha, e encontrar peças incríveis, fiquei ainda mais entusiasmada com esse movimento. Espero que essa ideia cresça no Brasil, pois acredito que é uma forma real de preservar nosso futuro.


Sua participação no Miss Eco 2024 foi um marco importante na sua carreira. O que essa experiência trouxe em termos de aprendizado e como tem influenciado sua preparação para os próximos desafios? O Miss Eco 2024 surgiu de forma repentina, por meio de um convite, e aceitei o desafio com foco na sustentabilidade. Foi uma experiência marcante, especialmente por acontecer em uma região sulista do Brasil. Tive contato com áreas de preservação e percebi a força do ecoturismo — algo que me encantou como amante de viagens. Além disso, compreendi a necessidade de preparação constante, então o concurso serviu como uma jornada de autoconhecimento, dedicação e aprimoramento.
Em setembro, você disputará o título de Miss Woman Beauty 2025 em Tenerife, na Espanha. Como tem sido o processo de preparação para essa competição e qual é o seu maior objetivo ao representar o Brasil nesse palco mundial? Como bióloga, modelo e miss, trago comigo a resiliência e a força da mulher brasileira. Meu objetivo é mostrar que toda mulher pode chegar onde almeja. Por isso, estou focada na preparação: passarela, inglês e oratória são áreas que venho desenvolvendo. O Miss Woman me desafia a sair do eixo da sustentabilidade para explorar a autenticidade e a beleza feminina. Estou pronta para dar o meu melhor nessa nova etapa.
Sabemos que você pretende levar para Tenerife peças de estilistas brasileiros. Como enxerga essa oportunidade de divulgar o talento e a identidade da moda nacional em um evento de escala global? A moda brasileira é marcada por sua autenticidade. Levar isso ao mundo será uma grande conquista para mim. Todos os estilistas escolhidos seguirão conceitos que respeitam o meio ambiente e valorizam a beleza da mulher brasileira. Será uma honra representar nosso país com essa força criativa e sustentável.


Além da preparação física e técnica, você também tem investido em equilíbrio emocional e mental por meio da yoga e da meditação. Como essas práticas têm contribuído para seu desempenho como modelo e para seu bem-estar geral? A moda é um mundo muito exigente. Se não estivermos bem mental e fisicamente, não conseguimos performar com excelência. Começar o dia com uma prática de yoga, focando na respiração e na conexão interior, faz toda a diferença. Isso melhora meu dia e impacta positivamente todos ao meu redor, criando uma experiência mais leve e harmoniosa para todos os envolvidos no trabalho.
Você também está dedicando tempo ao aprimoramento do inglês, o que certamente será um diferencial nas competições internacionais. Como tem sido essa rotina de aprendizado e de que forma você acredita que o domínio do idioma pode te ajudar na carreira? O inglês é uma ferramenta que te conecta com o mundo. Com ele, é possível se mover e se comunicar com muito mais facilidade. Embora não seja uma barreira intransponível, dominar o idioma abre muitas portas. Estou me dedicando diariamente, com aulas particulares, e tem sido uma experiência excelente.
Como engenheira genética de formação e modelo, você une dois mundos aparentemente distintos. De que forma sua formação acadêmica influenciou sua visão sobre moda e sua abordagem como modelo? Unir esses dois mundos me fez enxergar que o conhecimento está interligado. A moda é uma forma de expressar conceitos — e esses conceitos envolvem matéria, tecidos, cores, estampas — que vêm da biologia. Como bióloga e modelo, tenho um papel importante na conscientização sobre sustentabilidade, no reaproveitamento de materiais e na valorização da moda circular no meu dia a dia.



Deixe uma mensagem para os leitores da MENSCH… Minha mensagem a vocês é: a coragem em mim venceu, mesmo quando eu sentia medo. A força que existe dentro de nós é invisível até que a gente precise usá-la — e só vocês sabem como acessar esse poder precioso. Cuidem-se mental e fisicamente. E não se esqueçam de cuidar também da natureza, que é quem nos oferece tudo o que precisamos. Tenham fé acima de tudo. Se parar, você cai. Gratidão!
Fotos @anaelrochaproduz / Style @lohannetavares / Beleza @mysterybeauty @alcianebitencourtmakeup @elenicelima / Looks @ltfashionstudio @pecara.rj.copacabana