CARRO: O desejado Porsche 911 traz suas novas versões para o mercado brasileiro de carros esportivos

Porsche 911. Sim, este nome quer dizer algo para você. Há muitas décadas que o legado do engenheiro alemão Ferdinand Porsche desaguou nos carros esportivos de luxo, e o número 911, acompanhado de seu nome, quer dizer muita coisa nesse segmento de automóveis. E é a vez do Brasil desfrutar do Novo Porsche 911, que chega ao país para a alegria tupiniquim.

Os modelos chegam ao país com motores turbinados, deixando os aspirados para as versões anteriores. É sempre mais potência para quem gosta de acelerar. Vale a pena conhecer um pouco mais dos novos herdeiros de Ferdinand Porsche.

Porsche 911 Carrera – A mais icônica das versões, aquele carro que é reconhecido e desejado em todo o mundo e, claro, é sinônimo de velocidade, arrojo e desempenho. O novo Porsche 911 Carrera aparece agora com 20 cv a mais que o seu antecessor, no modelo de entrada. A performance, como sempre, impressiona: 4,2 segundos para alcançar 100 km/h, chegando a 293 km/h de velocidade final. Para quem achar pouco, esses números são do modelo de entrada. Uma configuração mais potente pode levar a velocidade acima dos 300 km/h e bater a impressionante marca de 4 segundos na aceleração de zero a cem.

Porsche 911 Targa – Este é o irmão elegante, mas não menos potente. Desenvolvido com alterações nos desenhos originais, o Targa se destaca nas suas versões coupé e cabriolet, com seu já conhecido teto conversível. Mas não se engane, a elegância compartilha os mesmos motores da versão Carrera, o que faz o carro voar nas pistas. Mas com outras diferenças: a tração nas quatro rodas, que aumenta o desempenho, e o fabuloso câmbio PDK. 

Porsche 911 Turbo – O sugestivo nome confirma o que ele é capaz de fazer: chegar a 200 km/h em menos de 10 segundos e atingir tranquilamente os 330 km/h de velocidade final. O mais envenenado da família Porsche tem motores que variam de 540 a 580 cv e tecnologia de sistemas que ajudam na performance, como o Dynamic Boost, que ajuda na retomada da aceleração após a saída da curva, e o Super Chrono, que ajuda na dinâmica de condução.

Uma novidade nas novas versões é que todas contam com um sistema opcional de erguimento do eixo dianteiro em até 40 mm a baixas velocidades, para a entrada de garagens e passagens por lombadas. Além disso, os modelos vêm equipados com o Porsche Communication Management System (PCM), um sistema multimídia composto com tela de sete polegadas ativada por gestos, conectividade com o Apple CarPlay e gps que recebe informações em tempo real. 

Esta é a sétima versão do 911, herdeira do desenho clássico que Porsche apresentou ao mundo em 1962. São ao todo 14 modelos nas versões Carrera, Targa e Turbo, disponíveis nos modelos coupé ou cabriolet. Para o brasileiro apaixonado levar algum deles para sua garagem, vai ter que desembolsar entre R$ 509 mil e R$ 1.277 milhão. Em 2015, apesar da crise, 742 Porsches do modelo anterior foram emplacados no país.