CINEMA: NO SET DE ‘TOP GUN: MAVERICK’

Depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) está onde ele pertence, desafiando  seus limites como um corajoso piloto de testes e driblando o avanço na classificação que o colocaria no chão. Quando ele se vê treinando um destacamento de graduados da TOPGUN para uma missão especializada como nenhum piloto vivo jamais viu, Maverick encontra o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), indicativo de chamada internacional de rádio: “Galo”, filho do falecido amigo de Maverick e Oficial de Interceptação de Radar tenente Nick Bradshaw, também conhecido como “Goose”.

Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas de seu passado, Maverick é arrastado para um confronto com seus próprios medos mais profundos, culminando em uma missão que exige o sacrifício final daqueles que serão escolhidos para voar. Essa é a premissa do filme Top Gun: Maverick é estrelado por Tom Cruise, que mal estreou nos cinemas e já é um sucesso de público e crítica. Aprovado 100% pela imprensa internacional, e aplaudido de pé em pré-estreia no Festival de Cannes, Top Gun promete muito mais do que ser apenas uma continuação do originalo de 36 anos atrás. Além de Tom, o filme conta ainda com Miles Teller, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Glen Powell, Lewis Pullman, e participações luxuosas de Ed Harris e Val Kilmer.

O diretor Joseph Kosinski e o produtor Jerry Bruckheimer

SOBRE A PRODUÇÃO

Há uma linha em Top Gun: Maverick que resume sua produção talvez mais do que qualquer outra. Apropriadamente, é dito em uma cena entre dois de seus heróis que retornam: o personagem-título de Tom Cruise, Maverick, e seu antigo inimigo que virou ala “Iceman”, interpretado mais uma vez por Val Kilmer. A dupla está discutindo sua paixão por serem pilotos, olhando para o que suas carreiras significam para eles. “Não é o que eu sou”, Maverick diz a Iceman. “É quem eu sou.” Na sexta-feira, 7 de setembro de 2018, Tom Cruise retornou a Miramar, a base militar onde grande parte de Top Gun foi filmado 36 anos antes, na primavera de 1985, para as extensas sequências de vôo nos F/A-18 da Marinha dos EUA que ele pessoalmente insistiu serem essenciais para a produção de sua tão esperada sequência, Top Gun: Maverick.

Como ele embarcou em um programa de treinamento diferente de qualquer outro na história do cinema, era impossível não notar os paralelos entre Maverick e a pessoa que o interpreta; dois homens constantemente testando os limites de si mesmos e de sua profissão. Dois homens também não são avessos a quebrar a nova regra ao longo do caminho, se isso significa levar seu ofício mais longe do que qualquer um já fez antes, explorando suas possibilidades, estendendo suas bordas.

“Eu pensei em uma sequência de Top Gun por todos esses anos”, diz Cruise sobre apenas agora retornar, como ator e produtor, para talvez seu papel mais icônico de todos os tempos. “As pessoas pediram uma sequência por décadas. Décadas. E a coisa que eu disse ao estúdio desde o início foi: ‘Se eu levar isso em consideração estamos filmando tudo praticamente. Estou naquele F/A-18, ponto final. Então, vamos ter que desenvolver equipamentos de câmera. Haverá túneis de vento e engenharia. Vai levar muito, muito tempo para eu descobrir tudo isso”. E eu queria trabalhar com o produtor Jerry Bruckheimer]. Eu não faria esse filme sem ele em um milhão de anos. Durante anos, as pessoas diziam: ‘Você não pode filmar [o filme] com CGI?’ E eu sempre disse: ‘Não. Essa não é a experiência.” Eu disse: “Preciso encontrar a história certa. E vamos precisar da equipe certa. Este filme é como tentar acertar um alvo com uma bala. Eu não estou brincando.'”

Esse fator Bruckheimer é essencial para entender o que este filme significa para as pessoas que o fizeram – e o que significará para o público o que em breve vão vivenciar a experiência. Cruise descreve Bruckheimer simplesmente como: “Ele é um produtor lendário. Um dos grandes produtores de Hollywood”. E ele deve saber disso. Foi no Top Gun original que Bruckheimer e seu falecido parceiro de produção, o igualmente lendário Don Simpson, levaram um ator de 21 anos que queria aprender tudo sob suas asas.

“Quando começamos a trabalhar neste [novo] filme, estávamos trabalhando no roteiro e olhei para Jerry e me senti como uma criança novamente, como se estivesse em 1985, trabalhando com ele. [Naquela época] eu queria aprender tudo sobre ser produtor”, lembra Cruise. “E Don e Jerry, numa época em que eu pedia para me envolver com alguma coisa, para participar dessas reuniões, foram muito generosos comigo. E como todos sabemos, nem todos são assim. Top Gun foi a próxima fase para mim [na minha carreira]. Para mim, como Jerry, sempre quis fazer grandes histórias e entreter o mundo. Esse era o meu propósito.”

No filme original, embora Cruise tenha sido filmado no cockpit de um F-14 Tomcat, seus colegas de elenco não tiveram tanto sucesso em seus empreendimentos. “Tínhamos outros atores lá em cima, voando”, diz Bruckheimer. “Mas as cenas  deles infelizmente não eram utilizáveis porque eles não tinham experiência suficiente em treinamento. Quando as colocamos no ar, nenhum deles foi aproveitado. Tom era o único para o qual tínhamos imagens de voo utilizáveis. Tínhamos toneladas de imagens dos outros atores no ar com os olhos revirados. Desta vez, graças a Tom, todos os atores de Top Gun: Maverick se acostumaram com os fundamentos e a mecânica do voo e das forças G, por causa de todo o treinamento que fizeram com meses de antecedência. Ao contrário do primeiro filme, nossos atores estão realmente nas cabines dos F/A-18 em voo, atuando e falando suas falas de diálogo.

Essa mudança radical não se trata apenas de um aumento na autenticidade da aviação. Em vez disso, é parte de uma amplificação de uma série de fatores que fizeram o Top Gun original reverberar tão fortemente. “Neste filme, queríamos muito ter um grupo mais desenvolvido e um senso maior por parte dos pilotos em torno de Maverick”, diz o escritor e produtor Christopher McQuarrie, vencedor do Oscar do Usual Suspects que tem colaborado com Cruise desde que escreveu Valkyrie em 2008, e desde então o escreveu e dirigiu em um dos Jack Reacher e dois filmes Missão: Impossível, com outros dois a caminho.

“Uma das coisas que eu disse ao Tom no início foi que o Top Gun original não era apenas sobre o Maverick. Não era apenas sobre Maverick e Goose. Era sobre uma cultura”, observa McQuarrie. “Era sobre a cultura desses pilotos e a competição que todos tinham uns com os outros, e queríamos trazer um pouco disso. Como resultado, todos os pilotos neste filme são mais ricamente delineados. É um suporte mais profundo, mas também uma tela mais rica. Essa tapeçaria de pilotos ajuda a entender quem é Maverick agora. Obviamente, este filme se passa mais de 30 anos depois. E não queríamos parar o filme e refletir sobre o que foram esses 30 anos. Queríamos que você sentisse essa história se desenrolando enquanto assistia ao filme.”

UM CLÁSSICO PÔR DO SOL

O diretor de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski (Tron: Legacy, Oblivion, Only The Brave), ainda se lembra vividamente da primeira vez que viu o Top Gun original, no Orpheum Theatre em Marshalltown, Iowa. Ele tinha acabado de fazer 12 anos e achava que Maverick era um dos maiores personagens que ele já tinha visto na tela grande. Ele estava tão inspirado por todo o maquinário de última geração em exibição que mais tarde estudaria engenharia aeroespacial e mecânica em Stanford antes de mudar de marcha e entrar no mundo do cinema.

A primeira sequência que Kosinski filmou em Top Gun: Maverick provou ser a combinação definitiva de suas paixões gêmeas. Era uma foto de rastreamento em alta velocidade de Tom Cruise em uma motocicleta Kawasaki, vestido com a jaqueta de couro de Maverick e óculos de sol Aviator, pilotando um F/A-18 em uma pista, emoldurado contra um clássico pôr do sol de Tony Scott. “Top Gun, de certa forma, é uma fantasia”, diz Kosinski sobre o amado original de Scott. “O sol está sempre se pondo, tem vôlei na praia e a jukebox está cheia de clássicos. Esse primeiro filme é lindo. Tony estava fazendo um campeão de bilheteria, mas ele o filmou como um filme de arte. A iluminação, os filtros de gradiente, o enquadramento. Há momentos neste filme que são uma homenagem, estilisticamente, ao filme de Tony. Havia dias, como naquela pisla com Tom, a moto e o jato, que você tinha que se beliscar.”

FRATERNIDADE, AMIZADE, LEALDADE

Como muitas coisas boas, a participação de Kosinski na produção começou em Paris. “Eu voei para lá, onde Tom estava filmando Missão: Impossível – Efeito Fallout”, Kosinski lembra do momento em que se envolveu na sequência, três décadas depois de se apaixonar por este mundo. “Tive 20 minutos com Tom para apresentar minha opinião e sabia que haveria dois requisitos: um, a história tinha que ser profundamente excitante. Dois, o filme teve que ser rodado de forma não distante do original. O tema que todos se lembram do primeiro filme, e que realmente se aplica a este, é nunca deixar seu braço-direito. Essa noção de braço-direiro – fraternidade, amizade, lealdade – tinha que estar no centro de nossa história. Ao mesmo tempo, estamos contando uma nova história. É uma continuação da história de Maverick, mas nós a trouxemos para os dias atuais. Ele é chamado de volta ao TOPGUN porque há uma missão específica que requer as habilidades de um piloto muito especial. Um tipo de missão que raramente acontece em voos e que envolve voos em altitudes extremamente baixas. É muito arriscado e requer um alto nível de habilidade. Maverick é o único piloto da ativa que já voou em uma missão como essa antes. Então, o Navy 5 o puxa de volta ao TOPGUN não para pilotá-lo, mas para ensinar um grupo de jovens aviadores da Marinha a fazê-lo”.

No coração desta nova história está o conflito entre Maverick e um desses jovens pilotos do TOPGUN, o tenente Bradley “Rooster” Bradshaw (interpretado por Miles Teller). A história de Maverick e Rooster é profunda: Rooster é filho do falecido melhor amigo de Maverick e RIO (Radar Intercept Officer), tenente Nick “Goose” Bradshaw, que foi morto em um acidente de treinamento que forçou os dois pilotos a se ejetar de seu F- 14 Tomcat, em uma cena do filme original que traumatizou uma geração a ponto de Cruise ainda ter pessoas mencionando isso para ele agora.

Quando encontramos Maverick novamente, ele está trabalhando como piloto de testes, levando novas máquinas voadoras de ponta incrivelmente poderosas e ocasionalmente temperamentais ao limite para a Marinha. “Era muito importante para nós que Maverick ainda estivesse na Marinha. A Marinha é realmente a única coisa que ele já conheceu. A Marinha é sua família”, diz McQuarrie. “Ao mesmo tempo, Maverick está na Marinha há mais de 30 anos. Ser um piloto de testes responde à pergunta de como alguém permaneceria na Marinha por tanto tempo e permaneceria onde está. Porque o que mais importa para Maverick é que ele sempre encontra uma maneira de voar. Ele não está lá apenas porque é um grande piloto, mas por uma certa dose de astúcia e engenhosidade. Porque o sistema está constantemente procurando maneiras de empurrar Maverick para o pasto. E Maverick constantemente encontra maneiras de evitar isso.”

Top Gun: Maverick tem estreia oficial nesta quinta-feira (26). Enquanto não vai ao cinema conferir, veja trailer: