Hoje finalmente saiu a esperada lista dos indicados ao Oscar 2022. Sem muitas surpresas, e mais uma vez com filmes do streaming cada vez mais presentes, a lista traz um pouco de tudo. Assim como também a volta de alguns nomes clássicos do cinema, como Steven Spielberg (melhor diretor), Jane Campion (a única mulher indicada duas vezes ao Oscar de direção), além de atores do calibre de Denzel Washington, Javier Bardem, Nicole Kidman e Judi Dench. O filme “Ataque dos cães” lidera a lista com doze indicações. Seguido por “Duna”, que concorre em dez categorias. Em terceiro lugar ficaram “Belfast”, de Kenneth Branagh, e “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg, com sete indicações cada um. Já Lady Gaga, que era cotada a concorrer a melhor atriz por “Casa Gucci”, ficou de fora. O filme foi indicado apenas na categoria de maquiagem e cabelo.
Em se tratando do Oscar de Melhor Ator, esse ano o páreo está duro, pois todos os indicados ao prêmio de Melhor Ator, exceto Andrew Garfield (o mais jovem dos cinco), têm uma larga experiência nos mais variados estilos de filmes. E claro, não falta talento à esse time de astros de Hollywood. Por isso mesmo esse ano está difícil apontar um vencedor. Até porque os cinco indicados ao Oscar de Melhor Ator tem perfis bem variados e experiências muito distintas
MELHOR FILME
– Belfast
– No Ritmo do Coração
– Não Olhe Para Cima
– Drive My Car
– Duna
– King Richard: Criando Campeãs
– Licorice Pizza
– O Beco do Pesadelo
– Ataque dos Cães
– Amor, Sublime Amor
MELHOR DIREÇÃO
– Kenneth Branagh, por Belfast
– Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
– Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
– Jane Campion, por Ataque dos Cães
– Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
MELHOR ATOR
– Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
– Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
– Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom! (acima)
– Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
– Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
MELHOR ATRIZ
– Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye
– Olivia Colman, por A Filha Perdida
– Penélope Cruz, por Mães Paralelas
– Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
– Kristen Stewart, por Spencer
MELHOR ATOR COADJUVANTE
– Ciarán Hinds, por Belfast
– Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
– Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
– J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
– Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
– Jessie Buckley, em A Filha Perdida
– Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
– Judi Dench, em Belfast
– Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães
– Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
– Kenneth Branagh, por Belfast
– Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
– Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
– Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
– Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
– Siân Heder, por No Ritmo do Coração
– Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
– Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
– Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
– Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR FOTOGRAFIA
– Greig Fraser, por Duna
– Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
– Ari Wegner, por Ataque dos Cães
– Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth (acima)
– Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA SONORA
– Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
– Hans Zimmer, por Duna
– Germaine Franco, por Encanto
– Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
– Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Be Alive” (King Richard: Criando Campeãs)
“Dos Oruguitas” (Encanto)
“Down to Joy” (Belfast)
“No Time to Die” (007 – Sem Tempo Para Morrer)
“Somehow You Do” (Four Good Days)
MELHOR EDIÇÃO
– Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
– Joe Walker, por Duna
– Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
– Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
– Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!
MELHOR FIGURINO
– Jenny Beavan, por Cruella
– Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
– Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
– Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
– Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- The Eyes of Tammy Faye
- Casa Gucci
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Patrick Vermette, por Duna
Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
Grant Major, por Ataque dos Cães
Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Drive My Car (Japão)
Flee (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
The Worst Person in the World (Noruega)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
Ascension
Attica
Flee
Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Writing with Fire
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Three Songs for Ben Azir
When We Were Bullies
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
Encanto
Flee
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o Último Dragão
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
Affairs of the Art
Bestia
Boxballet
Robin Robin
The Windshield Wiper
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
Ala Kachuu – Take and Run
The Dress
The Long Goodbye
On My Mind
Please Hold
MELHOR SOM
Belfast
Duna
007 – Sem Tempo Para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Duna
Free Guy: Assumindo o Controle
007 – Sem Tempo Para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa