O verão chegou e esse é o momento do ano em que devemos adaptar nossa rotina de skincare e mudar alguns hábitos para manter a pele e os fios saudáveis durante a estação mais quente e esperada do ano. E se engana quem acha que somente as mulheres devem se preocupar com seu nécessaire para a estação, seja para fazer uma viagem, ou somente para adaptar os produtos de uso diário, os homens também devem se atentar aos produtos essenciais para o verão.

“Com o aumento das temperaturas é importante que os homens também se atentem aos cuidados com a pele, para evitar manchas e o câncer de pele. O nécessaire de verão é para ser prático e versátil, contendo produtos hidratantes e de proteção, para o tratamento e nutrição da pele”, explica o dermatologista Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos.

Mas não é somente com a pele que os homens devem se atentar, segundo Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo, marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens, os pelos da barba e os cabelos, quando expostos ao sol sem proteção, podem ficar ressecados e até mesmo mais claros. “Com o calor dos raios UV, pode acontecer a desidratação dos fios, resultando no ressecamento e mudança de cor nos fios. Por isso, proteger o cabelo e a barba é fundamental para manter a saúde capilar”, explica o especialista. Confira as dicas dos especialistas para montar seu nécessaire de verão

PARA A PELE:

Segundo o dermatologista, é importante ter produtos para a limpeza, hidratação e proteção. “Tenha em seu nécessaire um gel de limpeza com ativos que previnem a produção de sebo em excesso, causado pelo suor, evitando assim que os poros sejam obstruídos e resultam no aparecimento de acne e cravos. Use um protetor solar oil free e com toque seco, em caso de pele oleosa e mista, ou um filtro com textura fluida e ação hidratante duradoura, em caso de peles secas. Além disso, com o calor é comum a pele perder mais água, por isso é importante hidratá-la. Para o rosto invista em um hidratante facial com textura mais leve e com efeitos “oilfree” e refrescante, que atenda todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Já para o corpo, opte por um hidratante corporal com ativos que colaboram para a prevenção de colágeno, como o ácido hialurônico”, orienta Dr. Amilton Macedo.  

PARA OS FIOS: Para Jamar, o ideal é apostar em produtos que protejam os fios dos raios ultravioletas, além de repor os nutrientes que são perdidos ao longo do dia. “Para proteger o cabelo e a barba o bálsamo é fundamental, ele aumenta a hidratação e umectação da pele e dos fios, e pode ser aplicado no rosto, cabelos e barba. Para a limpeza dos fios, aposte em um shampoo de máxima hidratação, com antioxidantes como o D-Pantenol, que promove a hidratação e emoliência dos fios, e evita os danos e envelhecimento do cabelo, agindo contra agressões causadas pela ação do sol e radicais livres”, indica o especialista.