O fabricante britânico de carros esportivos Aston Martin lançou sua primeira motocicleta – a AMB 001, que foi apresentada durante o Salão de Motocicleta de Milão desse ano. Desenvolvida em colaboração com a Brough Superior, o veículo de edição limitada possui recursos técnicos exclusivos, incluindo uma configuração de chassi com um garfo dianteiro duplo e corpo estrutural em fibra de carbono. Destinada apenas ao uso em pista, a moto é apresentada nas cores tradicionais da Aston Martin racing, de verde stirling e essência de limão, com rodas pretas foscas, garfos e conjuntos de freio.

“O produto acabado é uma motocicleta realmente bonita; uma obra de arte de design e engenharia”, afirma Marek Reichman, vice-presidente executivo e diretor de criação da Aston Martin. Resultado da união do design icônico da Aston Martin e da engenharia superior de ponta para criar uma peça de “arte automotiva para o conhecedores de motos”. “Além de aplicar as habilidades que desenvolvemos para carros como o inovador Aston Martin Valkyrie, também conseguimos trazer nossa experiência especial nas técnicas tradicionais de artesanato para esse projeto”, continua Reichman.

A moto, estritamente limitada a apenas 100 exemplos, apresenta uma forma de corpo forte e escultural, acentuada por uma barbatana de fibra de carbono que percorre toda a extensão do tanque, passando sob a sela e saindo pela traseira. À medida que a barbatana passa sob a sela, ela pode ser vista através de rupturas nas almofadas de couro marrom oxford da sela costurada à mão, que combina técnicas antigas e tecnologia moderna. O AMB 001 possui uma potência turbo de 134 kW (180 hp) e apenas 180 kg de peso seco.

“A Aston Martin pode ter 106 anos, mas o impulso da empresa é inspirador, para todas as áreas da empresa, exceto para o design em particular”, explica Reichman. “As mesmas pessoas que trabalham no design de nossos carros trabalharam no AMB 001. Essas pessoas são especialistas absolutos e entregaram muitos dos carros de projetos especiais que projetamos. Ao contrário de outras empresas automobilísticas, nossos designers têm toda a experiência e acho que isso é mostrado nesta aspiracional moto.”

O AMB 001 está sendo construído e montado manualmente na fábrica Brough Superior em Toulouse, na França. Serão feitos apenas 100 exemplos, com um preço de varejo sugerido pelo fabricante de 108.000 €, incluindo 20% de IVA. As primeiras entregas estão programadas para começar no final de 2020. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Aston Martin.