Agora em outubro a Ford iniciou no Brasil as vendas do Mustang Mach-E, seu primeiro veículo 100% elétrico e, também, primeiro Mustang totalmente elétrico no mundo. A proposta da marca é combinar performance, tecnologia, versatilidade e design que só um ícone como o Mustang pode oferecer, numa experiência diferenciada no segmento de esportivos premium. Lançado em cerca de 40 países desde sua estreia global em 2021, é o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos e agora chega ao mercado brasileiro como uma opção diferenciada de tudo o que existe no mercado atualmente.
“O Mustang Mach-E é um produto diferenciado de tudo o que existe hoje no mercado, tanto pelo que ele entrega do ponto de vista de experiência do consumidor como de versatilidade e performance. É um grande marco na eletrificação da nossa linha, um veículo esportivo com espaço para a família e, como dizemos, o único elétrico que é um Mustang”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.
O Mustang Mach-E foi projetado para ser um crossover elétrico, derivado do famoso “pony-car”. O visual exclusivo, incorpora em sua silhueta icônica elementos de design inspirados nos Mustangs da década de 60 com os traços essenciais que definem a personalidade do modelo. A dianteira se destaca pelo longo capô, o nariz de tubarão, a coluna em C e os faróis e lanternas Full LED de três barras, todos esses elementos que são típicos da família. A grade dianteira com relevos internos em duas camadas é exclusiva da versão GT, o teto pintado em tom escuro contribui para realçar o perfil dinâmico da coluna C, já as laterais sem maçanetas criam um visual fluido. As rodas de 20″ com design exclusivo e face diamantada, calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20 e freios de alta performance Brembo, acentuam o seu porte e equilíbrio.
O porte do Mustang elétrico também chama atenção com seus 4,74 metros de comprimento, 2.09 m de largura (com os retrovisores), 1.61 m de altura e distância entre-eixos de 2.98 m, o que deixou a cabine mais espaçosa. O veículo oferece ótimo espaço interno, além da maior capacidade de carga da categoria com 541,5 L, ao somar o porta-malas traseiro de 402 L, com o compartimento extra sob o capô, de 139,5 L, chamado de “frunk” (abreviatura de “front trunk”), com revestimento de fácil limpeza e dreno. O SUV é oferecido em sete opções cores: Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias.
ATENÇÃO PARA OS DETALHES
A cabine traz acabamento minimalista e requintado, proporcionando muito conforto e a tecnologia para os 5 passageiros. Os bancos tem revestimento de material ecológico premium ActiveX, com costuras e detalhes em tons metálicos e os assentos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. O volante com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.
A abertura das portas é eletrônica realizada pelo botão E-Latch, código ou celular, com o aplicativo FordPass e o teto solar panorâmico possui revestimento especial termo-refletivo, para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta e é o maior já usado num carro da Ford. Os emblemas internos e externos, com acabamento escurecido e a gravação GT, destacam a exclusividade do Mustang Mach-E GT Performance. O Mustang Mach-E tem diversas soluções de tecnologia e conectividade, como o painel de instrumentos de 10,2″ digital e o novo sistema multimídia SYNC 4A com tela multifuncional de 15,5” e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Traz ainda sistema de som B&O premium by Bang and Olufsen, com amplificador de 560 W, 9 alto falantes e subwoofer, 6 entradas USB, tipo A e C e carregador por indução.
Através do aplicativo FordPas Connect é possível dar a partida no veículo acionando o ar-condicionado, receber alertas, verificar dados do veículo, como pressão dos pneus e nível da bateria, localizar carregadores públicos para planejar viagens longas, entre outros. Outros itens de série do Mustang são ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira, assistente de estacionamento automático, câmera 360° e partida sem chave.
SEGURANÇA E CONFORTO
Os recursos de segurança e de auxílio ao condutor incluem nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado e frenagem autônoma de emergência. Além de assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360°, assistente de estacionamento e outros.
O conjunto mecânico do Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Com potência máxima de 487 cv e torque de 87,7 kgfm, o maior da categoria e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.
O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Ford Mobile Wallbox portátil de 7 kW, que recarrega de zero a 100% da bateria em cerca de 14 horas, fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2, o mais comum. O SUV elétrico conta ainda com três modos de condução que fazem o ajuste automático de pontos como: iluminação ambiente, respostas do acelerador, estilo do som e até mesmo o esforço à direção.
INSPIRAÇÃO ESPORTIVA
O modo Engage é para condução diária, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. Quando em uso, a iluminação interna e os gráficos do painel ficam na cor azul e exibe o medidor de carga da bateria. Já o modo Whisper é indicado para dirigir em condições climáticas adversas ou em estradas escorregadias, ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto.
Por fim, o Unbridle é para condução esportiva e faz com que o veículo acelere mais rápido com uma sensação de direção mais esportiva. Nesse modo o som de propulsão interno aumenta e a iluminação ambiente e os indicadores gráficos no painel ficam laranja, com um gráfico representando aceleração e comandos ao volante. Esse modo ainda oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria. O Ford Mustang Mach-E está disponível em versão única, GT Performance AWD Extended Range, pelo valor de R$ 486.000, nas mais de 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias. O modelo vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.