MOTOR: FORD LANÇA ÚLTIMA EDIÇÃO DO GT ’64 PROTOTYPE HERITAGE

A Ford apresentou a nova edição limitada do Ford GT, a ‘64 Prototype Heritage Edition 2022, que marca o último ano de produção do supercarro e sua produção já começa a partir de janeiro próximo. O Ford GT ’64 Prototype Heritage Edition é uma homenagem aos protótipos do Ford GT de 1964 que levaram às vitórias em Le Mans de 1966 a 1969 e novamente em 2016. Ele é atração da Monterey Car Week, na Califórnia, EUA, junto com o único protótipo remanescente do Ford GT de 1964 com a pintura original, o GT/105.

O Ford GT ’64 Prototype Heritage Edition é uma interpretação moderna desse ícone, com pintura na cor branco Wimbledon, grafismos azuis e faixa tripla no teto. Ele tem fibra de carbono exposta nas rodas de 20 polegadas, difusores dianteiro e traseiro, soleiras, hastes dos retrovisores e grade do motor. As pinças de freio Brembo são prata, com grafismo e porcas pretas.

A cabine também exibe fibra de carbono nas soleiras das portas, pilares A inferiores, console e bancos, que são revestidos em camurça Alcantara azul com costuras prateadas e o logotipo GT. O painel de instrumentos é revestido em couro preto e Alcântara azul e os pilares e o teto, em Alcântara preto.

“Esta edição do Ford GT Heritage homenageia a herança dos supercarros da Ford, o protótipo que pavimentou o caminho para o programa e colocou tudo isso em movimento”, disse Mike Severson, gerente de programa do Ford GT. 

CINCO PROTÓTIPOS 

Em 1963, a Ford começou a desenvolver seu próprio carro de corrida para superar a Ferrari e vencer as 24 Horas de Le Mans. Menos de um ano depois, o protótipo Ford GT (chassi GT/101) foi revelado no Salão de Nova York de 1964.

Cinco protótipos GT foram construídos – os primeiros modelos da Ford a usar análises aerodinâmicas profundas para otimizar o desempenho em alta velocidade. Eles foram a base do programa GT que dominou Le Mans nos anos 60. Dos cinco protótipos construídos, o chassi GT/105 é o único sobrevivente com as cores originais da época.

Os chassis GT/101 e GT/102 foram descartados após os testes de colisão em Le Mans e Monza. Eles foram essenciais para as melhorias introduzidas nos GT/103, GT/104 e GT/105. O GT/103 trouxe a primeira vitória em 1965, em Daytona, onde o GT/104 ficou em terceiro. Ambos foram repintados e hoje estão no Museu Shelby, no Colorado, EUA. 

HERITAGE EDITION 

O novo Ford GT ’64 Heritage Edition 2022 é o sexto modelo da atual série de produção ultralimitada Heritage Edition, que celebra os momentos marcantes e títulos em Le Mans. Ela é formada pelos modelos:

Ford GT ’66 Daytona Heritage Edition 2021, que homenageia o Ford GT MK II nº 98, ainda em produção.

Ford GT ’69 Gulf Livery Heritage Edition 2020, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 6, vencedor de Le Mans em 1969. Só 50 unidades foram construídas.

Ford GT ’68 Gulf Livery Heritage Edition 2019, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 9, que venceu em Le Mans em 1968. Apenas 50 foram construídos.

Ford GT ’67 Heritage Edition 2018, em homenagem ao Ford GT40 MK IV nº 1, vencedor de Le Mans em 1967. Apenas 39 foram construídos.

Ford GT ’66 Heritage Edition 2017, em homenagem ao Ford GT40 MK II nº 2, que Bruce McLaren e Chris Amon pilotaram em Le Mans em 1966. Apenas 27 foram construídos.

Ford GT Gulf Livery Heritage Edition 2006, que comemorou os títulos consecutivos do GT40 em 1968 e 1969 em Le Mans. Apenas 343 foram construídos.