MOTOR: MERCEDES-BENZ APRESENTA O INCRÍVEL MERCEDES-AMG ONE

O hipercarro não apenas vem com um design exuberante, mas também com tecnologia inovadora. O esportivo de dois lugares traz a tecnologia de acionamento híbrido de Fórmula 1 mais moderna e eficiente do mundo da pista de corrida para a estrada pela primeira vez no mundo. “Com o Mercedes-AMG One, nós ultrapassamos os limites. Os imensos desafios técnicos de tornar uma motorização moderna de Fórmula 1adequada para o uso diário na estrada sem dúvida nos levaram aos limites. Muitos podem ter pensado, durante o período de desenvolvimento, que o projeto era impossível de ser implementado. Entretanto, as equipes em Affalterbach e na Grã-Bretanha nunca desistiram e acreditaram em si mesmas. Tenho o maior respeito por todos os participantes e estou orgulhoso deste trabalho de equipe”, disse Philipp Schiemer, presidente do conselho de administração da Mercedes-AMG.

O AMG One é a proposta da Mercedes de um carro de Fórmula 1 para a estrada. Equipado com um motor V6 turbo de 1,6 litro, desenvolvido pela Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth, que desenvolve o motor para a equipe de Fórmula 1 da marca. Este motor está emparelhado com quatro motores elétricos, um dos quais está no turbocompressor e o outro instalado no motor de combustão. Os dois motores restantes alimentam as rodas dianteiras. O AMG One produz uma potência total de 1063 cv, com uma velocidade máxima limitada a 352 km/h e é capaz de correr de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e ainda mais impressionante é o tempo de 0-200 km/h em apenas 7 segundos. 

O AMG One recebe tração nas quatro rodas totalmente variável Performance 4MATIC +, tem transmissão manual automatizada de sete velocidades e oferece seis modos de condução, Race Safe, Race, EV, Race Plus, Strat 2 e Individual. A carroceria de fibra de carbono foi projetada aerodinamicamente para máxima força descendente e equilíbrio. E foi bem-sucedido, o modelo gera downforce a partir de 50 km/h, que se torna cada vez mais forte à medida que a velocidade aumenta.

DESIGN DE VANGUARDA

Outra característica do One é sua suspensão multi-link com bobinas push-rod e amortecedores adaptativos. Por ser mais robusto, o AMG One tem uma aparência agressiva. Designers e especialistas em aerodinâmica trabalharam juntos no projeto. Na dianteira, existem enormes entradas de ar em ambos os lados com defletores de ar em forma de U, separados por um par de aletas pretas e os faróis se fundem com a forma da carroceria. Os flaps ativos na frente contribuem significativamente para a aerodinâmica, ajudando-o a alcançar um ótimo equilíbrio e as portas são do tipo asa de borboleta.

Na traseira, há um spoiler afiado e um difusor de duas partes que são extremamente benéficos quando se trata de desempenho aerodinâmico e eficiência em velocidades de dobra. A asa traseira é uma mistura de uma lâmina retrátil e uma aba ajustável integrada. Os conjuntos de lanternas traseiras apresentam três elementos de iluminação com padrão de diamante. As rodas são de magnésio forjado de nove raios envoltas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R desenvolvidos especificamente para o AMG One. 

O interior tem menos estilo e mais função, com um cockpit despojado e minimalista com espaço suficiente para dois ocupantes, que se aproxima muito de um verdadeiro carro de corrida. O volante retangular é semelhante ao de um carro de competição, com airbag integrado e vários comandos como, programas de direção, controle de tração AMG e as configurações da suspensão. Os bancos são fixos e estofados em Alcântara, material também presente nos painéis das portas. Já no painel há duas telas de 10″, uma para os instrumentos, com funções e displays semelhantes aos de um carro de corrida e a outra para o sistema multimídia, também com muitas informações sobre o funcionamento do carro e sua mecânica. Abaixo estão as saídas de ar-condicionado retangulares e alto-falantes.

Não está claro quando as entregas do AMG One começarão, embora a produção esteja confirmada para começar ainda em 2022. Serão produzidas apenas 275 unidades do supercarro, por US$ 2 milhões cada, aproximadamente R$ 9.550.000 e detalhe, todas já estão vendidas.