Fomos convidados pela Volvo Car Brasil para participar do evento Volvo Summit 2023 e ficar por dentro de todas as novidades preparadas pela marca para esse ano. A marca sueca continua investindo no processo de eletrificação no Brasil e por isso anunciou mais dois novos modelos 100% elétricos para se juntar ao portfólio nacional.
Trata-se de um SUV compacto elétrico de entrada que está sendo chamado temporariamente de EX30 e deverá ficar posicionado abaixo do XC40, e do EX90, um SUV de grande porte, com capacidade para sete pessoas. Outro anúncio importante feito pela Volto está relacionado com o investimento em infraestrutura. Ao todo serão instalados 28 carregadores ultrarrápidos, em sete estados e quase 10.000 quilômetros de rodovias cobertos pelos eletropostos da Volvo Car Brasil.
“É um dos maiores investimentos que uma marca faz em infraestrutura de eletrificação no Brasil. Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”, garante Marcelo Godoy, diretor de Finanças da Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.
MAIS PONTOS DE CARREGAMENTO
Já foram inaugurados sete pontos de carregamento desde o anúncio feito no fim de 2021, ligando São Paulo ao interior e aos estados do Paraná e Minas Gerais. Nos sete eletropostos, já foram realizadas 1.614 recargas com um consumo de 38.106 kWh, que seria suficiente para suprir 221 residências por um mês. Até o fim do primeiro semestre, todos os 13 carregadores da primeira fase estarão em funcionamento.
“A energia utilizada nesses sete eletropostos é suficiente para um veículo como o XC40 Recharge Ultimate rodar288 mil quilômetros. Essa distância equivale a sete voltas na Terra. E tudo isso sem emitir poluentes. Uma economia de 44 toneladas de CO2 para nossa atmosfera”, afirma Rafael Ugo (foto abaixo), diretor de Marketing Volvo Cars America Latina.
Para a segunda fase do projeto, serão realizadas instalações de mais 15 eletropostos em mais seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. Esses pontos ligam para estados vizinhos, como Espírito Santo. Esta segunda fase tem um investimento estimado de R$ 12 milhões, com previsão de conclusão da segunda fase até fevereiro de 2024.
“Estamos fazendo história e transformando a indústria. Somos líderes em vendas de carros híbridos e elétricos e este é nosso legado: promover infraestrutura não só aos clientes da marca, mas também para todos os proprietários de veículos elétricos no País. Estamos expandindo ainda mais e essa é só a segunda fase, de um total de cinco”, comemora Marcelo Godoy.
Atualmente todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, tem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.
PARCERIA VOLVO E VIBRA
Com o início da segunda fase do plano de eletrificação, começa também uma grande parceria com a Vibra, uma das maiores empresas multienergia e líder na distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes do Brasil. Essa parceria visa uma colaboração mútua em oportunidades de eletromobilidade das duas empresas, buscando oportunidade de oferecer experiência de alto impacto para os clientes de ambas as companhias.
“Usaremos o que há de mais moderno em conectividade e a expertise da Vibra para promover ainda mais nossa expansão. Estamos só no começo, muita coisa ainda será anunciada em breve. Não estamos para competir, e sim para construir”, garante Godoy.
“A Vibra trabalha para prover soluções de recarga e suprimento de energia, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada, com ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos em todo o país. Para construir e pavimentar esse caminho as parcerias são fundamentais. Junto com a Volvo vamos avançar em ofertas para eletrificação, combinando esforços e troca de conhecimentos e tecnologias para ampliar a experiência dos usuários”, afirma Marcia Loureiro, gerente de eletromobilidade da Vibra Energia.
HOTSITE ELETROPOSTOS
A Volvo também lança um hotsite com a localização de todos os eletropostos da Volvo. Através da navegação pelo mapa, o sistema mostra o eletroposto mais próximo da localização do usuário. Ao passar o cursor por um dos pontos de localização com raio, o mapa revela o nome do eletroposto e o endereço. As indicações mostrarão os pontos já em funcionamento e o usuário poderá ainda acessar a página de cada eletroposto e conferir uma série de conteúdos, dicas do que fazer no local enquanto o veículo é carregado e histórias e relatos do proprietário do local. “Queremos mostrar também as histórias por trás de cada posto. Conforme fomos fechando com cada local, entendemos que não era só por conta da localização estratégica, mas que temos muita sinergia, os postos têm muita
história legal pensando em pessoas, e isso tem muita conexão com a marca”, destaca Rafael.
O site ainda traz ainda um passo a passo de como usar o carregador ultrarrápido e um vídeo contando a história de alguns deles e curiosidades dos locais. Acesse e confira: https://eletropostosvolvocars.com.br
“Teremos uma área especial onde os donos de estabelecimentos possam mandar pedidos de interesse na instalação dos eletropostos. A partir desse momento conseguimos verificar para fechar essas parcerias”, explica Rafael.
Todas as concessionárias da Volvo Cars no Brasil estão equipadas com carregadores AC e DC – carga lenta e ultrarrápida. São mais 43 pontos espalhados por vários estados em que os clientes Volvo têm à disposição para fazer o carregamento dos seus veículos. A instalação da segunda fase dos eletropostos ultrarrápidos estarão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais (Juiz de Fora e Matipó), Goiás (Anápolis e Campo Alegre de Goiás), Mato Grosso (Nova Mutum e Rondonópolis), Paraná (Imbaú), Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty), Santa Catarina (Balneário Camboriú e São José) e São Paulo (Marília, Penápolis e Castilho).