MULHER EM FOCO: ELIANA LOPES

ovida pela fé, a empresária Eliana Lopes tem superado perdas e aprendido a valorizar cada uma de suas vitórias ao longo da sua vida. Natural de São Carlos, interior de São Paulo, onde reside ainda hoje, Eliana nasceu em uma família de classe média, descendentes de espanhóis, ela é a caçula dos sete filhos. O pai foi atacante do Inter de Limeira e é empresário aposentado; a mãe, ex-atriz de teatro, também aposentada. Pouco antes dos 18 anos, participou de vários concursos de beleza, conquistando muitos títulos. Aos 23 anos casou-se, e o divórcio aconteceu em 2012. Da união, nasceram os filhos Letícia Lopes (1995) e Celso Filho (2002). Daí em diante Eliana se tornou apresentadora e empresária de sucesso. Hoje está à frente da marca ELIAN JIÏOR, lançada em 2020. Em conversa com a MENSCH Eliana nos conta um pouco dessa trajetória e do que está por vir.

De onde vem essa veia empreendedora? Muito cedo eu aprendi com meus pais, eu acompanhava  meu pai desde muito cedo, quando ele era jogador de futebol. Depois, ele ingressou no empreendedorismo, assim como minha mãe que ex-atriz. Eu os via sempre trabalhando e cresci nessa garra de meus pais. 

Diante de sua trajetória de vida, vinda de uma família bem estabelecida, depois casando e se tornando independente e dona do seu próprio destino. Casar e ser mãe era apenas algo mais, não a reta de chegada. Você sempre teve essa determinação sobre o que queria para seu futuro? Sim, mas nunca previ os acontecimentos que foram o divorcio e as perdas, mas  que venci cada luta em sua hora.

Por alguns anos, você trabalhou como modelo e depois foi ser apresentadora. Essa classe e elegância vem dessas experiências? Sim. Muito cedo entrei para as passarelas. Depois, quando cheguei na televisão, vi que tudo colaborou para que hoje eu tivesse esta experiência que, aliás, procuro sempre dar o meu melhor. Como sempre digo, “se eu der muito será o melhor, se eu der nada também será o melhor”.

Hoje em dia, muito se fala sobre empoderamento feminino. Para você qual a melhor definição disso? Eu apoio, mas tudo com equilíbrio, pois tenho acompanhado de diversas formas e vejo muitas mulheres se aproveitam dessa moda  que é o do nome empoderamento e se tornam mandonas rígidas, e até usam do suposto sexo frágil que dizem que é a mulher para enganar, para derrubar os outros, simplesmente usando do “empoderamento feminino”. Isso é o que eu acho e vejo em algumas vezes, “eu sou mulher”, mas fala sério, (risos).  

Onde homens e mulheres têm a aprender juntos? Em Tudo, principalmente quando se diz sobre relacionamento, unidos são mais fortes, serem amigos, companheiros, fieis um ao outro. Isso é maravilhoso – é um relacionamento para vida toda. Eu poderia citar diversos exemplos, mas para não prolongar vou citar apenas um – suponhamos que uma pessoa do casal gosta de pizza e a outra detesta pizza, este um que detesta pizza, abre mão e come pizza com seu parceiro sem cara feia, e, com certeza, em uma outra vez ele vai abrir mão também de seus gostos para fazer feliz a outra parte. Talvez, tomar um sorvete apenas ou passear pelo parque, sei lá. Tantas formas de um agradar o outro, é simples ser feliz quando os dois andam juntos. Eu amo falar sobre este assunto, ficaria aqui por horas, mas ainda quero falar sobre esse assunto em um episodio de meu programa. 

Anos atrás você perdeu um filho quando tinha dois anos de idade. Mas nunca perdeu a fé em Deus. Como a mantém mesmo depois dessa fatalidade do destino? Onde está sua fé? Verdade. Foi um dia que parecia que todas as máquinas pararam de funcionar. Nesse momento, eu estava ali somente eu e Deus, e toda vez que falo desse assunto, parece tudo muito claro na minha cabeça, como se eu tivesse um disco guardado, mas que nunca uso. Aliás, que só uso quando o assunto é falar de fé, superação, força, porque quando me lembro de tudo é uma força inexplicável que vem de dentro, esta força é Deus sempre mostrando que para qualquer problema sempre há solução, até mesmo para a morte. A morte do meu filho foi morte física, mas está vivo com Deus, e essa força que vem de dentro me faz ser forte. De fato, eu nunca me abalei, nem mesmo quando recebi a noticia que meu filho tinha morrido. Claro, com toda esta situação, chorei e chorei muito, senti a dor, fiquei triste. Sentimentos que só quem passa, pode descrever essa sensação. É natural, mas em tudo eu via a força de Deus consolando a mim e a todos a minha volta, e com toda certeza, jamais vou esquecer. Afinal, esquecimento é amnésia, (risos). Por isso, eu não vou esquecer, mas continuo seguindo em passos firmes. Minha fé está, com toda certeza, em Deus!

Fé, força, coragem e determinação. Isso tudo é Eliana Lopes? Onde você identifica mais essas qualidades em você? Sinceramente, muitos se identificam em varias coisas ou pessoas renomadas, mas eu me identifico em JESUS. Cara, Ele venceu a morte, suportou todas as dores por nós. Claro, ELE é e será sempre será com quem me identifico. Ai vem a força para continuar.   

Foi essa determinação que te levou a lançar a marca de perfumaria ELIAN JIÏOR, em 2020. De onde veio a ideia e como começou a pôr em prática? Foi sim, esta determinação me levou a criar a marca que hoje é minha preferida, diga se de passagem (risos) – eu amo. A ideia começou exatamente onde me identifico, quando olhei para a palavra que está acima de todo nome Jesus. Aí veio a ideia, e coloquei em pratica.

E como foi o trabalho para desenvolver fragrâncias exclusivas e com a cara da ELIAN JIÏOR? Soubemos que você teve que fazer um curso de osmóloga de perfumes (especialista em perfume). Como foi isso? Foi incrível! Desenvolver as fragrâncias levou um tempo, mas quando o perfume espalhava no ar, era a certeza que aquela fragrância era o ponto de partida da marca. Sim, claro! Fiz o curso e foi uma experiência única. Conclui esse curso com uma das maiores perfumistas do Brasil. Aprendi muito – quase tudo sobe perfumes, e estou sempre me aperfeiçoando para elevar ainda mais o poder da essência Jiior para todos que se apaixonam pela marca, (risos)- meu grande amor ELIAN JIÏOR.

Você costuma dar palestras e workshops. Para quais temas é mais solicitada? O que procura passar nesses encontros? Sim, varias palestras, e temas diferentes, como vencendo barreiras, conquistando espaços, resiliência, oportunidades no empreendedorismo e seus desafios.

Já foi julgada pela aparência e tendo que mostrar sua capacidade por ser uma mulher bonita e elegante? Sim. Inúmeras vezes, mas nunca diretamente a  mim. Mas quando as pessoas de fato enxergam realmente quem eu sou e onde cheguei, se indagam como pode uma pessoa independente ser assim, tão definida. Na verdade, acho que o público esperava me ver longe dos palcos. Para surpresa de muitos, não foi isso que aconteceu, mas digo que tudo isso, a definição de tudo isso é a minha fé em Deus! Resumo tudo isso em Fé definida. 

Como lida com a idade e o espelho? Muito bem, me vejo muito mais madura com minha idade e melhor do que os meus 20 anos. 

Onde mora sua vaidade? Na vida tudo é vaidade. Por isso, eu busco fazer o que é menos agressivo para uma vida plena e completa.

Quem é Eliana Lopes hoje? Sou uma mulher independente, guerreira, mãe, avó, filha, irmã, tia, sogra, empreendedora. Trabalho como qualquer pessoa. Ah, também sou um pouco atleta, pelo menos busco dar o meu melhor nas horas de lazer. Por fim, sou uma mulher de fé que esta sempre de bem, procuro resolver tudo da melhor maneira possível. Acho  que é isso, eu também gosto de coisas sofisticadas, mas ao mesmo tempo de coisas muito simples, eu sou eu mesma. Do simples ao sofisticado. 

Quais os planos daqui pra frente? Meu Deus, falar de planos daqui pra frente –  eu poderia escrever um livro, (risos). São muitos planos. Bom, novas fragrâncias da marca Elian Jiior estão para serem lançadas brevemente, estou me preparando para esse momento. A televisão, que já faz parte de meu DNA, mas estou com novo canal, POD NAS ENTRELINHAS COM ELIANA LOPES, um podcast diferente, e, por sinal, está incrível e o projeto para nova temporada foi iniciada nesta semana e logo teremos novidades – ampliar meus empreendimentos. E claro, eu ainda penso em encontrar minha outra metade da laranja, sim ainda pretendo casar, mas se não casar também está tudo bem!

Fotos Victor La Côrte 

Produção Ju Hirschmann 

Beauty Thiago La Côrte

Agradecimento moda: Animale (@animalebrasil) / Schultz (@schultzoficial)