ESTILO: RETOMADA DO TEMPO

O Salão Internacional de Alta Relojoaria agora se chama Watches and Wonders. A mudança de nome aconteceu em meados de 2019, no entanto, a versão presencial foi suspensa por dois anos, por conta da Pandemia. Este ano, o evento retomou o formato presencial e passou a contar com mais marcas, que vão além das que integram o Grupo Richemont e convidadas.

Agora, a gigante Rolex, sua marca-irmã Tudor, marcas do grupo LVMH como TAG Heuer e Hublot também estavam presentes. A alegria da recuperação e a retomada do contato presencial pôde ser vista nas coleções, que passaram a ganhar mais cores depois de um par de anos em tons sóbrios. Confira alguns dos principais lançamentos deste ano do, agora, maior evento de relojoaria do mundo.

PASHA DE CARTIER

Concebido originalmente em 1985 para homenagear o fiel cliente da Cartier Pasha El Glaoui, de Marrakech, no Marrocos, Pasha de Cartier volta ao foco da companhia. Agora, os modelos em ouro com 41 mm de diâmetro e nas versões de joalheria, com 30 e 35 mm de diâmetro, passam a contar com uma grade removível, herdada de uma peça dos anos 1940 à prova d’água. O acessório reforça os traços pelos quais o modelo ficou conhecido: uma caixa redonda, com detalhes quadrados no mostrador e quatro indicadores arábicos em cada um dos pontos cardeais da peça.

ROLEX AIR KING

O modelo, que gerou furor em sua reapresentação há cerca de seis anos, foi redesenhado. Agora, conta com uma caixa redesenhada, com traços mais curvos e um protetor de coroa. No mostrador, mais equilíbrio e legibilidade. Agora, a indicação de cinco minutos conta com um zero à esquerda, deixando todos os marcadores de minutos com dois dígitos. Além disso, as indicações de 3, 6 e 9 horas passam a contar com revestimento luminescente. A peça é uma homenagem a década de 1930, na chamada “era de ouro” da aviação. O modelo com a inscrição “Air King” foi apresentado em 1958 e, em 2016, chegou ao mercado com mostrador preto.

TAG HEUER AUTAVIA

O simbólico modelo da companhia, que te seu nome da união de AUTomobile e AVIAtion, celebra 60 anos em 2022 e ganha três novas peças. São dois modelos com função cronógrafo flyback (que pode ser reiniciado com o apertar de um único botão) e um com função GMT (permite a marcação de um segundo fuso-horário).

As peças possuem a certificação cronométrica COSC, que assegura alta precisão nos mecanismos, testados um a um. Além disso, elas possuem o bisel de rotação unidirecional, uma característica do modelo que permite a marcação de intervalos decorridos de tempo nas versões cronógrafo e permite a indicação do segundo fuso-horário na versão GMT.

Uma das peças em versão cronógrafo apresenta a combinação de preto e prateado, no tema conhecido na relojoaria como “panda dial”, um esquema de cores amplamente desejado por colecionadores. Aos mais puristas, um modelo completamente preto também está disponível. Já a versão GMT é apresentada em azul, com a moldura em azul e preto (para leitura facilitada de dia e noite) e ponteiro em laranja. As peças com função cronógrafo vêm com uma pulseira em couro de crocodilo, enquanto o modelo GMT é acompanhado de um bracelete em aço. Todas as peças fornecem estanqueidade de 100 metros.

PANERAI SUBMERSIBLE QUARANTAQUATTRO ESTEEL

A primeira linha em aço inoxidável reciclado foi apresentada pela Panerai no ano passado. Agora, o material sustentável ganhou ainda mais presença na coleção da companhia, na linha Submersible. Além disso, este modelo possui 44 mm de diâmetro, uma medida mais cômoda para pulsos masculinos e femininos.

Ao todo, 52% do peso do relógio é feito em material reciclado, o que reduz consideravelmente o impacto ambiental. O relógio está disponível nas cores azul profundo, verde ou cinza, cada um acompanhado de duas pulseiras que acompanham a cor do dial. Uma delas é elaborada em tecido PET reciclado e a outra de borracha reciclada.

O mecanismo, que entrega horas, minutos, pequenos segundos e data, está protegido a até 300 metros sob a água. A proteção é assegurada, principalmente, pelo protetor da coroa, patenteado pela companhia. A moldura do mostrador, o chamado bisel, auxilia na medição do tempo de mergulho e possui rotação unidirecional.

MONTBLANC 1858 ICED SEA AUTOMATIC DATE

Montblanc seguiu até o Mer de Glace, no vale de Chamonix, na França, na região da montanha Mont-blanc para se inspirar no desenho do mostrador de sua nova linha, o Frozen Dial. Extremamente fino, com apenas 0,5 mm de espessura, ele apresenta, profundidade e transparência a trama do gelo apresentado no monumento natural. Tanta complexidade em sua construção merece que o trabalho seja admirado sem poluição visual. Por isso, a peça apresenta indicações simplificadas de horas, minutos segundos e data. O modelo é apresentado em três tonalidades diferentes: azul, verde e preto. E engana-se quem ache que a escolha das cores é meramente estética. Na natureza, o gelo azul é encontrado quando há bolhas de ar no gelo. Já o verde é encontrado na Antártica por conta da presença de algas. Já o gelo preto ocorre quando não há presença de ar, ou quando há a deposição de material vulcânico, como pode ocorrer nas regiões polares.

IWC PILOT’S WATCH CHRONOGRAPH TOP GUN EDITION “WOODLAND”

Mais do que nunca, IWC usou as cores para revelar sua coleção. Uma parceria com Pantone permitiu patentear cinco cores que permeiam a coleção escolhida para ser renovada este ano: Top Gun. O destaque vai para o verde Woodland, tom que se inspira nas árvores do Sequoia National Park, na Califórnia, região sobrevoada com frequência pelos pilotos de elite da escola Top Gun. Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Woodland” conta com uma caixa de cerâmica, pulseira e mostrador no mesmo tom de verde, entregando um tema monocromático único, com ponteiros e indicadores ligeiramente mais claros. A peça possui função cronógrafo entregue pelo mecanismo 69380, abrigado pela caixa de 44,5 mm de diâmetro.