RESTAURANTE: OS SABORES DO CHICA PITANGA

Last updated:

Reconhecido e premiado, o restaurante Chica Pitanga é uma referência quando o assunto é gastronomia. Localizado no coração do bairro de Boa Viagem, a casa foi inaugurada em 1995, ou seja, está caminhando para completar 30 anos de fundação, e é um dos xodós do recifense. A trajetória de excelência, reconhecida pelo público fiel, composto por pernambucanos e turistas, pode ser comprovada pelo movimentado almoço, em sistema bufê no quilo, pelo qual o restaurante recebeu diversas premiações importantes. O Chica foi eleito O Melhor Self-Service da Capital pernambucana pela então revista VEJA Recife Comer e Beber nos anos 2000-2001, 2001-2002, 2002-2003, 2009 e 2012, e o certificado de excelência da plataforma TripAdvisor em 2012.

UMA NOVA FASE

Sob o comando do sócio-proprietário Filipe Aquino, a casa tem consultoria de um dos melhores chefs de cozinha do Nordeste, Claudemir Barros (ex-Wiella Bistrô e ex-Oleiro), o Chica Pitanga vive uma nova fase – mantém o funcionamento do almoço com bufê no quilo, mas oferece um jantar repaginado, à la carte, com assinatura de Claudemir. O chef, conhecido pela criatividade, por sua vez, explora as duas nacionalidades que formam o Chica Pitanga – Brasil e Portugal. O tempero brasileiro é uma das marcas de seu trabalho e o sotaque português, preserva as origens da família fundadora da casa. O resultado é um menu diversificado e extremamente saboroso. “Minha inspiração para o menu veio da história de vida da família de dona Conchita e seus filhos Paula e João, que transformam a cultura portuguesa em sabores de Pernambuco”, confirma o chef.

RETROFIT COMPLETO

O retrofit do jantar do Chica Pitanga foi completo e alguns pontos se destacam. É o caso do enxoval bem cuidado com linha de cerâmicas artesanais assinada pelo Atelier Chris Thom. O projeto de ambientação é assinado pelos arquitetos Humberto e Analice Zirpoli, que priorizaram o tom verde e iluminação intimista.

Em se tratando de cardápio, Claudemir não economiza em sabor. Aliás, criações extremamente saborosas e bem apresentadas são a sua especialidade. Dentre as entradas para compartilhar, o carpaccio de queijo coalho maçaricado, mais tomatinhos confitados e castanha de caju, é estrela absoluta. É uma amostra de como ingredientes tradicionais podem ser elevados gastronomicamente nas mãos de um cozinheiro competente. Outras dicas de entradinhas imperdíveis: ragu de cogumelos e tapiocas crocantes e a fondue de camembert crocante com ragu de cogumelo, que vem acompanhada por torradinha e pães. 

Na categoria de pratos principais, o arroz de polvo é um hit da casa. Pudera. O prato foge do lugar comum, pois é preparado com vinho tinto e molho shoyu, e azeitonas pretas. O mar segue sendo destaque no arroz cremoso do mar, preparado com arroz vermelho, amarão, lula, mexilhão e polvo ao molho de camarão e ervas. O crème brûlèe de doce de leite é uma das sobremesas de quebrar qualquer dieta.

MAIS SOBRE O CHEF

Na bagagem profissional, Barros contabiliza o título Chef do Ano pelo prêmio Melhores do Ano de Pernambuco, da revista Prazeres da Mesa, em 2012, e a produção do livro Sonhos e Sabores, no qual traz um recorte de suas descobertas no Interior do Estado, desvelando ingredientes desprestigiados e elevando a importância gastronômica de insumos corriqueiros da cultura local.

SERVIÇO
CHICA PITANGA
Rua Petrolina, 19, Boa Viagem – Recife / Telefone: (81) 3334-8260 e 99125-7788
Instagram: @chicapitangarecife