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Com o avanço da tecnologia, nos habituamos às mais diversas facilidades que a internet proporciona, desde compras online, realização de negócios à distância e até mesmo a socialização por meio das redes sociais. No entanto, essa evolução tecnológica não para por aí e, hoje em dia, o metaverso proporciona experiências muito mais intensas.
Além dos limites da interação social no ambiente virtual, o metaverso promete disponibilizar um novo universo através da realidade aumentada, tornando possível a realização de atividades cada vez mais realistas, tais como comprar em um mundo virtual 3D, participar de eventos, realizar reuniões corporativas e até mesmo estar presente em shows (virtualmente).
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Embora a ideia das “big techs” seja ambiciosa, brevemente será possível transformar a forma com que utilizamos a internet do modo convencional. Afinal, ela poderá passar para uma dimensão na qual a experiência em três dimensões se tornará muito real. Substituiremos assim as telas por óculos de realidade virtual e os apps, como conhecemos, darão espaço para um ambiente virtual 3D.
Mas, afinal, qual a relação entre o metaverso e o setor imobiliário? Como essa tecnologia pode afetar este mercado? Em síntese, metaverso é um termo utilizado para se referir a um universo diretamente ligado à realidade virtual. Desenvolvido por companhias do ramo de tecnologia, esse conceito baseia-se no objetivo de levar a realidade para o mundo digital através de dispositivos eletrônicos.
Em outras palavras, o metaverso pode ser encarado como uma evolução da internet tradicional. Basicamente, trata-se de um ambiente virtual compartilhado, em que se soma tecnologias como a internet, a realidade virtual e a realidade aumentada. Na prática, o metaverso permitirá que as pessoas interajam com uma verdadeira identidade digital.
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Ao contrário do que ocorre hoje em dia nas interações via internet, as pessoas não possuem uma identificação, sendo muitas vezes essa interação 100% anônima. Porém, com o metaverso é como se criássemos um rosto virtual a partir do seu próprio avatar. Assim, com essa identidade visual estabelecida, muito poderia ser realizado com óculos de realidade virtual.
E o que são imóveis digitais? Embora o metaverso seja muito promissor e já tenha se mostrado uma tecnologia bem-sucedida, ele ainda está passando por um processo de adaptação junto aos investidores imobiliários. Com isso, é evidente que o mercado pode demorar um prazo maior para compreender melhor seus conceitos e mecanismos.
Sendo assim, é importante antes de mais nada, compreender que o metaverso traz uma proposta em que a vida real pode caminhar lado a lado com o mundo virtual. Na prática, isso representa a possibilidade real de desfrutar de inúmeras experiências no universo digital, desde a ida a parques até a compra de imóveis virtuais.
Aliás, é preciso ressaltar que há, atualmente, quatro plataformas que disponibilizam esse tipo de operação de compra de imóveis virtuais, sendo elas a Decentraland, The Sandbox, CryptoVoxels e a Somnium Space, com destaque maior para a Decentraland e The Sandbox, cujo interesse comercial já é bastante significativa.
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De modo geral, os imóveis virtuais nessas plataformas nada mais são do que terrenos no metaverso que se limitam a uma quantidade específica de lotes — o que os torna um produto limitado. Consequentemente, essa ideia fomenta a participação de investidores, seduzidos pelo desejo de estar à frente dos demais na hora de conquistar os melhores lugares.
Para garantir um imóvel virtual através dessas plataformas, é preciso garantir uma escritura que, neste caso, se dá através das chamadas NFTs, também conhecidas como tokens não fungíveis. Portanto, quem compra um imóvel digital, registra a operação no blockchain e, em seguida, deve transferir o NFT para sua carteira digital, a fim de comprovar o registro do imóvel digital, tal como ocorre no mundo real.
Portanto, apesar de ainda estar se desenvolvendo, muitas pessoas no setor imobiliário têm a expectativa de garantir bons lucros com imóveis digitais. Por meio do mecanismo que explicamos anteriormente, será possível tanto comprar terrenos, quanto construir e vender imóveis virtuais, como casas, parques, espaços para eventos e centros comerciais.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO METAVERSO NO MERCADO IMOBILIÁRIO?
Construir um negócio sólido e duradouro passa diretamente por alguns cuidados. Dentre os que mais se destacam, vale mencionar o alinhamento com as novas tecnologias que se apresentam, principalmente, relacionada às novas formas de fazer negócio e de fornecer ao consumidor a melhor experiência possível.
Nesse contexto, apostar no metaverso é uma situação que deve fazer parte do mercado imobiliário no longo prazo, haja vista que ele é capaz de trazer grandes consequências para este setor. Sendo assim, ao utilizá-lo estrategicamente como um canal de atendimento ou de reuniões virtuais, por exemplo, torna mais fácil conquistar a atenção do seu público-alvo.
Em nível de curiosidade, o Rio é a primeira cidade do Brasil a ter versão metaverso. A “Cidade Maravilhosa” foi anunciada pela empresa Upland com o vídeo de uma viagem do mascote da empresa, a lhama Miles, de Nova York para o Rio embalada ao som de bossa nova. O local foi escolhido por ter uma comunidade grande e ativa de usuários da plataforma — o Brasil é um dos maiores mercados de NFTs do mundo.
A julgar pelas vendas, a cidade foi bem recebida pelos jogadores. Segundo os responsáveis pela plataforma, nas primeiras 24 horas todos os 50 mil terrenos disponibilizados para o público foram vendidos, o que tem chamado à atenção de investidores do mundo todo.
Dentro desse contexto, a plataforma permite, por exemplo, que os usuários comprem terrenos por um valor mais acessível em bairros com preços elevadíssimos no mundo físico, como o Leblon, onde o metro quadrado de apartamento custa pelo menos R$ 100.000,00. No espaço digital, é possível comprar um imóvel no bairro por R$ 250,00. Segundo dados da plataforma, até 2022, mais de 70 mil terrenos no Rio já foram vendidos no metaverso.
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Sacha Myrna – Formação em arquitetura e forte conhecimento em marketing digital, consolidada em negociações de imóveis premium.