É difícil imaginar alguém que não curta ouvir uma boa música. Que não seja envolvido por uma canção. Música traz emoção e pode ser um grande negócio. Transformar o sonho de ser músico para alguns pode ser algo distante, porém com a orientação adequada essa trajetória pode ser mais fácil. Pensando nisso tudo que surgiu o Móbile Lab, um projeto do Engenheiro de Mixagem e Produtor Emerson Andrade, e a publicitária Raphaela Moscoso. Que desenvolveram esse projeto voltado para o lançamento digital de músicas e artistas, trabalhando detalhadamente cada passo do processo de divulgação. É a soma de duas pessoas com experiências diferentes, mas uma coisa em comum: o amor pela arte, pela música e por negócios. “É um projeto que surgiu com o principal objetivo de realizar sonhos dentro da música, mostrar que é possível lançar artistas e suas músicas com todo cuidado e atenção em toda a parte que envolve o marketing e distribuição digital”, explica Raphaela que possui uma agência de publicidade e trabalha com marketing digital há 10 anos.

“O Móbile Lab me trouxe a possibilidade de trabalhar com música, que era uma coisa muito distante para mim, mas sempre foi uma paixão, um hobby. Meu propósito de vida sempre foi poder ajudar pessoas e para isso sempre tive junto comigo pessoas que pensam como eu. No Móbile Lab não é diferente, pois acreditamos que isso faz com que nossos objetivos sejam alcançados trazendo sempre uma realização profissional, mas também muito pessoal”, ressalta.

O projeto nasceu para complementar parte da produção musical no Móbile Studio, estúdio de gravação encabeçado por Emerson Andrade desde 2014 e que é referência no Nordeste. Localizado na beira-mar de Boa Viagem, zona sul de Recife, o estúdio atende clientes de diversos países presencialmente e à distância para mixagens e gravações. O Móbile Lab se lança como um braço do Studio, onde a extensão do projeto se dá na entrega especializada, através de métricas e ferramentas para alcançar o público da música.

“Pensamos o Móbile Lab para potencializar o trabalho do Móbile Studio, onde já temos a natureza de buscar sempre o melhor, analisando a obra minuciosamente, mas com o foco em lançamentos musicais e de novos talentos. Temos toda a parte de validação, desenvolvimento e execução de um projeto”, conta Emerson.

MERCADO PROMISSOR

O projeto já começou investindo em jovens talentos locais que valorizam a cultura e musicalidade de Recife, trazendo visibilidade para artistas como Ivyson e Matheus, que já possuem três músicas lançadas pelo Móbile Lab e somam 150 mil plays nos últimos dois meses em todas as plataformas digitais.

O momento atual é promissor para o mercado fonográfico do Brasil, que desde o início da pandemia, teve uma alta notável. Puxada pelo streaming, a renda com músicas gravadas no país subiu 24,5%. A alta mundial foi de 7,4%. Os dados foram divulgados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês).