
Visitar a capital paulista é sinônimo de novas descobertas e experiências gastronômicas, hoteleiras e muito mais. São Paulo com seu jeito cosmopolita único permite que tanto visitantes quanto seus habitantes desfrutem do melhor que essa cidade pulsante tem a oferecer e é muito. Alan Victor (@alan.victorrr), assessor de comunicação carioca responsável por mais de 30 marcas, e criador de conteúdo no Viagem & Sabor (@viagemsabor), onde compartilha todas as experiências em gastronomia, hotelaria e eventos, esteve na grande metrópole brasileira recentemente e lista abaixo novidades e restaurantes em que a boa gastronomia é colocada em primeiro lugar. Boa leitura!
GASTRONOMIA EMILIANO (@gastronomiaemiliano) (foto acima)
Restaurante de cozinha contemporânea, com influências brasileiras, bases clássicas e ênfase na qualidade de produto. Esse é o Gastronomia Emiliano, localizado dentro do Hotel Emiliano, na Rua Oscar Freire, sob comando da chef Viviane Gonçalves, que assina um cardápio vivo, instigante e em constante evolução. Já o responsável pelo cuidadoso serviço de vinhos é o premiado sommelier Luís Otávio Álvares Cruz. É dele a escolha dos diversos rótulos disponíveis na carta, dos clássicos aos vinhos de pequenos produtores – garantindo uma experiência completa de enogastronomia. O ambiente elegante e intimista torna o momento ainda mais exclusivo. No menu, pratos surpreendentes como as entradas: Vieiras seladas, acompanhadas por alho-poró, purê de abacate, pupunha brunoise e siciliano; os Aspargos, servidos com peras cozidas na manteiga, molho de amêndoas e vinagre de jerez. De principais Flat iron, endívias no balsâmico e mel, lentilha verde du puy e roti; e Polvo tostado com arroz preto, mini erva doce e pimentão vermelho. De sobremesa, o delicioso bolo de tâmaras com calda de caramelo salgado e mascarpone. E para acompanhar uma seleção de chás, o Darjeeling Avongrove – Preto, de origem West Bengal, Índia – complexo, uvas passas, especiarias, ameixa e floral e a infusão rooibos, cacau e laranja.

BAR DA DONA ONÇA (@bardadonaonca)
A chef Janaína Torres, eleita a melhor chef mulher do mundo ano passado pela lista The World’s 50 Best Restaurants, traz para o seu Bar da Dona Onça pratos com trufas brasileiras como a Sapucay, descoberta no Rio Grande do Sul. Localizado no térreo do icônico edifício Copan, na capital paulista, o bar oferece versões inéditas com a iguaria. As três opções com lascas da trufa disponíveis no cardápio são: o Canapé da onça (apresentado em 4 unidades), de pão torrado e carne crua; a massa Capellini na manteiga, além da Mousse de chocolate. Vale destacar que a temporada da trufa vai até o final do mês de fevereiro.

DALVA E DITO (@dalvaedito)
O restaurante Dalva e Dito do chef Alex Atala está com diversas novidades no menu. Dentre as novas versões em saladas, entradas e principais, destaque para a seção inédita de assados e grelhados que entram no cardápio. Proteínas como contrafilé, fraldinha, meio galeto, costelinha suína glaceada com mel e especiarias e stinco assado e glaceado com rôti são opções que ganham a grelha do restaurante. Há ainda a sugestão de peixe na brasa entre os principais, em que o pescado do dia é assado com legumes da estação na churrasqueira. Os assados e grelhados podem ganhar a companhia de guarnições como a farofa de alho, palmito pupunha no forno, aligot e purê de banana da terra, pedidas à parte.

L’AVENUE (@lavenuebrasil)
O famoso L’Avenue, um dos restaurantes mais badalados de Paris, inaugurou no ano passado no Shopping Cidade Jardim. Conhecido por sua gastronomia e atmosfera sofisticada, a casa apresenta menu francês para que os visitantes possam se sentir na Cidade Luz. Nas entradas, duas opções leves: Palmito pupunha cozido no vapor com vinagrete de mostarda e ovo cozido e Ceviche com molho asiático. Já de principal, Vieiras seladas na manteiga com flor de sal e pimenta, além de Beef Thai, a carne fica marinando e é grelhada, servida com molho asiático. As proteínas podem ser acompanhadas por uma guarnição, como purê de batata, fritas crocantes e sequinhas, legumes verdes, espinafre, arroz ou salada. De sobremesa, petit gateau acompanhado de caramelo salgado e chantilly com mascarpone e cheesecake. O restaurante também conta com uma completa carta de mocktails, como o Delicious Cucumber – sabugueiro, limão, pepino e tônica e o Ginger Rogers – cordial gengibre, limão, flor de laranjeira e ginger ale.

LE BLÉ (@leblecasadepaes)
Referência em pães artesanais de qualidade na cidade de São Paulo, a Le Blé Casa de Pães, comandada pelos sócios Fabio Pasquale e Martin Jirousek, apresenta novidades no cardápio, incluindo novos sabores de pâtisseries, viennoiseries e um novo prato no menu executivo. Entre os destaques, estão opções que combinam a tradição da panificação artesanal com ingredientes selecionados. Merece atenção o Flan Parisien – clássico das pâtisseries francesas, o doce é preparado com uma massa semelhante à do pastel de nata português à base de crème pâtissière e está disponível em três versões: tradicional, gianduia com chocolate artesanal da Le Blé e limão-siciliano. Outra novidade são as Crosfihas – recriando a clássica esfiha, a Le Blé desenvolveu uma versão especial preparada com a tradicional massa de croissant, encontrada nos sabores de carne e frango. E o Bife Wellington – a novidade do menu executivo oferece filé-mignon envolto em massa folhada, recheado com creme de cogumelos e presunto cru, acompanhado de risoto de limão.

RANCHO PORTUGUÊS (@ranchoportuguessp)
Localizado na Vila Olímpia, o restaurante Rancho Português realiza o seu Festival da Sardinha na Brasa, trimestralmente, sempre aos sábados, das 11h às 22h. As datas programadas são: 22/02; 31/05; 30/08 e 29/11. O evento celebra uma das mais gostosas tradições da culinária lusitana. Vale destacar que as sardinhas portuguesas são grelhadas na calçada com sal grosso e servidas à vontade com batatas ao murro e broa de milho. Outro atrativo é que a pessoa paga para participar do festival e tem direito a meia garrafa de vinho português da casa, opções em tinto ou branco. É uma verdadeira “viagem” à terrinha em plena capital paulista.

SAL GASTRONOMIA (@salgastronomia)
A casa do famoso chef Henrique Fogaça apresenta menu que segue a linha brasileira contemporânea com criações exclusivas. A cozinha do Sal é marcada pelo tempero acentuado e qualidade dos ingredientes. O ambiente aconchegante é um verdadeiro convite para degustar a boa gastronomia com calma. Com duas unidades em São Paulo (Shopping Cidade Jardim e Bela Cintra), destaque para o Steak Tartare de Mignon com ovo de codorna frito e batatas rústicas. De principais, o delicioso Lombo de Cordeiro, purê de batatas, com dois queijos, cogumelos e molho de jabuticaba, além da suculenta Costela Bovina com purê de mandioca, pesto de agrião e queijo coalho. Para finalizar a experiência, a sobremesa Suflê de doce de leite.