O equilíbrio entre corpo e mente fascinou logo muito cedo Jerônimo Rocha. Mais precisamente por volta dos 16 anos, quando ele era um surfista atrás apenas de grandes ondas. O que ele não esperava era que a onda maior estava por vir e trazia o Yôga como foco. Da prática ao empreendedorismo dentro do universo do Yôga veio a iniciativa de criar algo que aproximasse as pessoas das técnicas do Yôga. Daí surgiu o Yogalivee, gerando um acesso ao maior movimento do Brasil para democratizar o Yôga. Conversamos com Jerônimo para entender um pouco mais do poder do Yôga e como funciona o Yogalivee.

Jerônimo, como o Yôga surgiu na sua vida? Como ele te conquistou? O Yôga surgiu através do esporte, mais precisamente através do surf, aos meus 16 anos de idade, e acabou me conquistando rapidamente pelo alto nível de performance fisiológica e psicológica que encontrei na tentativa da profissionalização do surf na época. Depois disso, ficou muito óbvio o que eu deveria fazer na minha vida.

E quando percebeu que poderia render um bom negócio? Essa percepção também foi muito rápida por vir de um ambiente humilde e ter tido a oportunidade de ingressar em uma filosofia que há 20 anos era ainda mais exclusiva. Olhei a minha volta e logo me deparei com médicos, advogados, engenheiros, professores universitários, logo, o meio onde estava me transmitia prosperidade. Mais uma vez afirmo que, nessas primeiras sensações o direcionamento para o Yôga foi sempre uma certeza.

Hoje em dia mais do que nunca o equilíbrio entre corpo e mente são primordiais. Como o Yôga pode auxiliar nisso? Quando falamos em equilíbrio corpo e mente não entendemos muito bem, pois não conseguimos tocar, então vamos partir da ideia do equilíbrio químico, onde você equilibra sua alimentação quimicamente para lhe pré dispor alguma ação. O Yôga é como alimentação, ele vai reagir ao equilíbrio de todas as suas químicas de funcionamento, isso vai trazer a genérica sensação do equilíbrio corpo e mente. Vejamos que o Yôga é contido de diversas técnicas comprovadas há mais de 5 mil anos para gerar este impressionante fenômeno de equilíbrio químico, mente e cérebro, projetando-nos para outra perspectiva de realidade que chamamos de intuição linear (meditação).

E como surgiu a ideia do Yogalivee? A ideia do Yogalivee surgiu depois de uma longa jornada ensinando e empreendendo o Yôga. E como sempre depois de uma longa jornada, se adquire sabedoria, logo, compreendemos o grande valor que o Yôga trazia para a humanidade. Resolvemos mudar o curso e o direcionamento desta incrível ferramenta que, mais uma vez afirmamos que é o patrimônio da humanidade. Através da pandemia surgiu uma grande oportunidade de gerar acesso ao maior movimento do Brasil para democratizar o Yôga. Através de um modelo altamente inovador e desacreditado pela maioria, lançamos a primeira escola de Yôga no Instagram no mundo e depois de três meses, já tínhamos o maior time de Yôga técnico online do Brasil, e mais uma vez entendíamos que estávamos no caminho certo. Depois de 2 anos e meio da primeira live impactamos todo o universo do Yôga em nosso país trazendo a maior onda jamais vista da democratização do Yôga. Hoje Yôga não é só para os ricos é para todos.

Existe ainda alguma barreira ou preconceito com o Yôga aqui no Brasil? Que público é mais adepto ao Yôga? Sim. O Yôga é genérico e deve ser praticado por “pessoas”. Podemos observar dentro da nossa própria plataforma um maior número de pessoas do sexo feminino, notamos esse desequilíbrio e consideramos que seja um “pré conceito” do mundo masculino. Mas, vale a pena ressalvar que, no contexto geral, o gênero feminino é mais evoluído e busca com mais frequência o auto aprimoramento.

Como empreendedor, como você enxerga o Yôga como ferramenta para auxiliar em resultados positivos no trabalho? Vale a pena lembrar que o Yôga vai trazer resultados positivos em todas as áreas da vida, como por exemplo, sono, digestão, excreção, inteligência emocional, relacionamento familiar e isso, consequentemente, já ajudará no ato de exercer muito melhor a profissão. Mas, falando especificamente do trabalho, encontramos resultados expressivos em performance e produtividade, com mais clareza mental, utilizamos nossa capacidade intelectual ao nosso favor, produzindo mais em menos tempo e trazendo uma matemática final perfeita, que são os bons resultados e uma boa qualidade de vida. Um excelente profissional deve ser capaz de antecipar seus instintos reativos de estresse, explosão e medo para conseguir tomar as melhores decisões e através da ferramenta Yôga nós conquistamos esse novo comportamento.

O caso do Yogalivee ele requer uma disciplina maior do usuário já que ele é quem programa suas aulas? Esse já seria o primeiro passo para a assimilar o Yôga? Essa pergunta é excelente, pois esse era o grande desafio que nós nos questionávamos antes de dar início nessa nova mudança do Yôga no mundo. Já no primeiro ano do Yogalivee quebramos mais um paradigma dentro da filosofia, nos tornamos pioneiros nesse modelo de negócios online. Os próprios alunos começaram a trazer resultados que jamais havíamos visto em um curto espaço de tempo, vale a pena citar dois pontos:

1 . A acessibilidade, o aluno não precisa mais pegar seu carro, enfrentar congestionamentos, procurar uma escola em um bairro distante ou até mesmo deixar de praticar durante uma viagem. Então, colocamos em evidência o ponto da acessibilidade que fez com que os alunos praticassem todos os dias, de forma assídua, disciplinada e constante;

2. A auto responsabilidade dos alunos é essencial para estarem neste novo modelo de práticas de Yôga, que sugestiona a todo instante a auto atenção, a um alto nível de concentração ao que estão fazendo. O instrutor não é mais a muleta do aluno. O resultado por isso se torna tão expressivo que hoje já completamos a primeira turma de excelentes instrutores formados pelo Yogalivee.

E como foi sua trajetória até se especializar em Yôga? Quais cursos e formações? O estudo e propagação do Yôga no ocidente, assim como toda cultura importada do oriente, se torna uma grande aventura quando você precisa buscar inspiração e conhecimento em diversas fontes para poder, com o tempo, criar seu próprio filtro e desenvolver seu próprio trabalho. Uma especialização sempre é feita com um direcionamento, no caso, a nossa foi na estirpe filosófica do Yôga mais antigo existente, assim, muitos instrutores, professores e mestres contribuíram com o nosso atual resultado. O número de avaliações, revalidações, cursos, livros e o tempo de prática são incalculáveis e indimensionáveis. 

Qual a porcentagem de homens e mulheres que procuram a prática do Yôga? E o homem em geral, chega até vocês como? A porcentagem é de 70% mulheres e 30% homens. Geralmente, o que faz com que a maioria dos homens se interesse pela prática do Yogalivee é a nossa característica de ser um Yôga de altíssima performance. No time entregamos resultados muito rápidos, de acordo com o objetivo pessoal de cada indivíduo, e em qualquer área da vida, seja no aprimoramento de um esporte, ou no desenvolvimento de um comportamento de líder no trabalho, por exemplo.

Natureza e Yôga é uma combinação que tem tudo a ver. Mas para quem mora nos grandes centros, qual é o mais indicado? A natureza está dentro de você e o Yôga nos ajuda a compreender isso, independente do ambiente que você se encontre. É claro que, em meio às vibrações da natureza, essa sensação se amplifica, então é justo que você, que mora em grandes centros urbanos, pratique mais disciplinadamente, para criar a sua perfeita natureza interna.

E você quando procura relaxar e recarregar as baterias, o que procura? Realmente eu tive o privilégio de sistematizar a minha vida através dos conceitos da filosofia do Yôga e com a prática dessa filosofia incrível, que produz altos níveis de energia, vitalidade e bem-estar em viver! A melhor coisa para relaxar é sempre fazer o que se quer fazer, e não fazer o que os outros esperam que se faça. Isso me relaxa! Mas viajar e praticar esportes sempre tem um gostinho diferente…

Quais as pretensões para o futuro do Yogalivee? A meta mais audaciosa do Yogalivee é democratizar o Yôga a um patamar jamais visto na história do Yôga. Em um futuro bem próximo o aluno do Yogalivee irá investir 12 reais para praticar um ano inteiro, serão 365 práticas em doze meses, pelo valor de 1 real por mês. Vale a pena lembrar que essa meta se concretizará mais rápido com a sua participação. Deixo meu convite especialmente pra você que interagiu comigo nessa entrevista para conhecer o maior time de Yôga técnico do mundo @yogalivee, te espero por lá!