OS EMPRESÁRIOS DAVID POLITANSKI E FELIPE LOMBARDI LEVARAM SUA AMIZADE A UM NOVO PATAMAR AO ABRIREM O BAR SECRETO SWEET SECRETS, UM DOS LOCAIS MAIS EXCLUSIVOS DE SÃO PAULO.
Por Isabelle Barros / Fotos Angelo Pastorello
Imagine um local único, onde poucos podem entrar. A experiência de desfrutar desse ambiente precisa ficar apenas na memória, já que fotos e vídeos são terminantemente proibidos. Também não importa quanto dinheiro você tenha – para fazer parte desse clube seleto de membros, é preciso ser indicado por quem já pertence a ele. Esse é o Sweet Secrets, um bar secreto escondido atrás de uma lúdica loja de doces em São Paulo. Os donos desse lugar tão exclusivo são David Politanski e Felipe Lombardi, dois empresários paulistanos que apostaram no estilo speakeasy de forma inédita para o público brasileiro. A casa acaba de completar três anos de existência e desperta a curiosidade de quem não a freqüenta, mas quem já conheceu confirma – é diferente de tudo o que já se viu no país.
A dupla se conheceu há aproximadamente 13 anos, quando David foi um dos investidores do primeiro negócio de Felipe – o bar Seu Justino, na Vila Madalena. “Nessa época, não tínhamos uma amizade, Mesmo assim, toda vez que a gente se encontrava e se cumprimentava era algo leve, genuíno. Nossa energia simplesmente combinou. Nós dois gostamos muito de pôquer, então fomos nos aproximando, jogando juntos, nos encontrando na casa de conhecidos em comum e a vida nos trouxe essa grande amizade”, explica Felipe. O pertencimento à comunidade judaica da capital paulista, a prática de esportes e o gosto por viagens também são pontos de afinidade entre os dois.
Enquanto os laços entre Felipe e David se estreitavam, ambos iam tocando suas vidas profissionais. Após sair do bar, Felipe abriu uma agência de eventos. Fez parte do quadro societário inicial da Baw Clothing e começou a realizar o Réveillon de Carneiros, em Pernambuco, há nove anos, junto com outros sócios. David, por outro lado, foi para a área corporativa. Após passar pela XP Investimentos e por uma empresa de headhunting, o executivo foi trabalhar no Google, onde está há doze anos e atua, há três, como Head de Vendas para a América Latina do Google Workspace.
Foram justamente as experiências proporcionadas pela trajetória de David no Google que deram origem à ideia do Sweet Secrets. “Cresci muito rápido na empresa, tive a oportunidade de viajar o mundo inteiro, morei em diferentes países e conheci lugares incríveis. Senti que faltava, no Brasil, um lugar onde eu pudesse levar meus amigos ou algum parceiro de negócios para eles se sentirem verdadeiramente impressionados. Foi aí que tive a ideia de criar um local que unisse gastronomia, mixologia, arquitetura e arte em São Paulo. Felipe foi a primeira pessoa que me passou pela cabeça. Ele é do ramo, alguém que eu já conhecia e em quem confiava. Quando fiz o convite, ainda durante a pandemia, ele estava no exterior e hesitou um pouco, mas logo mudou de ideia e embarcou totalmente no projeto”, lembra o executivo.
Com a parceria formada, o desafio era o de formatar um projeto diferente de tudo o que havia no país para um público premium e exclusivo. Segundo Felipe, foi preciso superar a desconfiança do mercado para o Sweet Secrets dar certo. “Todo mundo achava que nós éramos loucos e não conseguiríamos nos manter por muito tempo. Pesquisamos referências, montamos nossa equipe. Mas, para mim, o verdadeiro desafio foi tirar o conceito do Sweet Secrets do papel e mantê-lo do jeito que a gente imaginou, como um speakeasy e clube de membros que só entram com autorização minha e do David. Criamos um ambiente onde as pessoas podem relaxar e, ao mesmo tempo, fechar negócios”. O bar tinha inicialmente cem membros, compostos por pessoas influentes em diversos ramos de atuação, e a divulgação boca a boca trouxe ainda mais interessados. Atualmente, são 200 membros, sem contar a fila de espera.
Para encantar quem passa por lá, o projeto arquitetônico traz pitadas dos locais que Felipe e David conheceram em suas viagens. Além da gastronomia e da mixologia, que tiveram consultoria do chef Luiz Felipe Souza e do bartender peruano Aaron Diaz, um dos melhores do mundo, o Sweet Secrets traz atividades lúdicas com atores performáticos. No entanto, segundo os donos, falar mais do que isso estraga a surpresa. A aceitação do Sweet Secrets no mercado leva David a fazer um balanço positivo do negócio. “Em torno de 50% dos bares e restaurantes fecha até dois anos após a abertura e já completamos três anos, com previsão de crescimento ainda maior para 2025. Isso acontece porque ouvimos nossos clientes e nos adaptamos rapidamente. A gente não se acomoda e sempre tenta se reinventar. Quando começamos, tínhamos uma linha de receita, que era o consumo de alimentos e bebidas. Agora, temos mais três – o clube de membros, as parcerias com as marcas e os eventos corporativos, que compõem nossa maior fonte de receita atualmente”.
A união de perfis complementares também ajuda a explicar o sucesso do Sweet Secrets. Enquanto David vem do mundo corporativo e tem contatos com empresários, altos executivos e fundadores de startups, Felipe tem uma vasta experiência nos setores de bares e eventos, além de conhecer muitos artistas, celebridades, pessoas que trabalham na indústria criativa. “Nós nos damos muito bem, apesar de virmos de áreas diferentes. Damos nossas opiniões e conseguimos chegar a um consenso. Nosso empreendimento espelha isso, porque é um local onde a gente consegue juntar esses dois mundos. Além de fechar negócios, as pessoas se divertem e experimentam o poder das conexões”, avalia Felipe.
O networking potencializado pelo Sweet Secrets ajuda a consolidar não apenas os negócios da dupla, mas o círculo de amizades de ambos, detalha Felipe. “Quando estamos juntos por lá, costumo dizer que temos 100% de aproveitamento. As pessoas gostam da nossa presença para falar da história do nosso negócio, para se sentirem bem recebidas. Não economizo forças para estar em uma boa conversa. Às vezes nos dividimos. Vou a algumas mesas para conversar, ele vai em outras, fazemos novos amigos e depois sentamos juntos para comentar como foi a noite. Frequentemente, percebemos que uma pessoa combina com outra e as apresentamos”.
Embora desfrutem do sucesso da Sweet Secrets, David e Felipe não descuidam de seus outros negócios. Enquanto o primeiro concilia a Sweet Secrets com sua carreira bem-sucedida no Google, o segundo também se dedica a outros negócios, como o Réveillon Carneiros, o evento de música eletrônica Quartzo, na Chapada dos Veadeiros, a confecção Diverso, especializada em projetos de moda para empresas, e a CoziBag, bolsa para cozinhar em microondas. E como a dupla de sócios se entende, mesmo com tantos outros compromissos? “Temos uma ótima comunicação. Quando eu viajo, ele segura as pontas e vice-versa, mas nos esforçamos ao máximo para ter sempre ao menos um de nós acompanhando a Sweet Secrets”, pontua David. De acordo com a dupla, o que faz um empresário ser bem-sucedido em um ambiente de negócios desafiador como o mercado brasileiro? Para David, a palavra-chave é inovação. “O trabalho duro é importante, mas, depois que você entende como fazer o básico para um negócio ficar de pé, é preciso agir de forma mais inteligente, a fim de gastar menos tempo em processos e mais tempo para inovar. A inovação tem o poder de multiplicar seus resultados”. Felipe, por outro lado, não se sente tão à vontade para dar conselhos, mas divide um insight sobre o que é importante nos negócios – a persistência. “Ganhar dinheiro rápido não significa sucesso. Se você mantiver a visão que criou no começo, mesmo com todas as dificuldades, pode ter a certeza de bons frutos no futuro”.