Parceria entre Behind The Scenes Of Nature, Onçafari e Instituto Socioambiental SOS Pantanal trouxe ao Brasil esse mês o americano para fotografar os felinos em seu habitat natural. A Gabriel Wickbold Gallery, do fotógrafo Gabriel Wickbold, em parceria com Associação Onçafari e o Instituto Socioambiental SOS Pantanal, do ex-piloto de automobilismo Mario Haberfeld e do empresário Roberto Klabin, apresentam as fotos inéditas tiradas pelo prestigiado fotógrafo norte-americano Donal Boyd em sua recente visita ao Brasil para um safári fotográfico pelo Pantanal.

A exposição “PANTANAL, de Donal Boyd” que é resultado da expedição que Boyd realizou pelo Pantanal em outubro, uma parceria entre a Behind The Scenes Of Nature (btsnature.org), um grupo de advogados visuais — cineastas, fotógrafos, escritores, artistas –, do qual Donal faz parte, e a Associação Onçafari (oncafari.org) e o Instituto Socioambiental SOS Pantanal (sospantanal.org.br). “As fotos do Donal Boyd têm um viés ambiental, e certamente ajudarão a trazer o foco ao Pantanal, um dos biomas mais lindos e frágeis do planeta — e também um dos menos conhecidos dos próprios brasileiros”, diz Leonardo Gomes, diretor executivo da Onçafari e gerente de projetos do SOS Pantanal. 50% da renda arrecadada com a exposição será doada para as fundações.

A conservação do Pantanal é importante para estimular o ecoturismo na região como uma prática sustentável e rentável, principalmente às populações locais. E ninguém melhor do que Boyd para mostrar isso: atualmente, o norte-americano é um dos mais influentes “artistas visuais ambientais” do mundo, com mais de 230 mil seguidores no Instagram. Suas fotos, além de retratarem com beleza, intimidade e respeito a vida de animais selvagens, entre eles os grandes felinos, têm sempre um propósito conservacionista.

“Quando criança, eu tinha uma ideia romântica de que eu poderia escapar para a selva e viver para sempre em harmonia com os animais selvagens”, conta Donal Boyd. Até hoje, o foco de Donal são os bichos, principalmente os felinos. A sensação de poder e autocontrole que esses animais transmitem é algo místico para ele. E, apesar de ser experiente em retratar leões, chitas, leopardos e hienas em seu habitat, ele teve o seu primeiro encontro ao vivo com as onças-pintadas em outubro, no Pantanal.

“Quando penso na onça-pintada, o retrato que vem à minha mente é uma foto do Sebastião Salgado, de uma onça-pintada na margem de um rio, olhando fixamente para a câmera. É um momento intenso e assustador”, descreve.

Neste ano, Boyd se juntou a outros defensores da natureza (entre fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas) para criar a organização ambiental Behind The Scenes of Nature. O objetivo é compartilhar histórias de indivíduos e instituições ambientais como forma de espalhar a importância da conservação e recuperação dos ambientes naturais. A história mais recente é a sua narrativa visual pelo Pantanal, um trabalho apresentado com exclusividade pela Gabriel Wickbold Gallery.

SERVIÇO

* Exposição Donal Boyd

* GWS Gallery / Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo

* De 01 até 31 de novembro (segunda à sexta das 10h às 18h; sábados das 11h às 17h).

*Gratuito

* Acessível a pessoas com deficiência

* Ar-condicionado

* Wi-fi