RELÓGIO: Acerte no relógio – Com um Baume & Mercier clássico e acessível

Confiável e altamente eficaz, o calibre Baumatic BM12-1975A acrescenta cinco novos modelos da Coleção Clifton. Estes modelos, lançados há seis anos, reveste um estilo urbano e elegante, mantendo-se fiel à tradição relojoeira. Esta elegante peça contemporânea de aço, com um diâmetro de 40 mm e um desenho requintado, ostenta um mostrador branco com acabamento em porcelana para se integrar na sua era e fazer parte do futuro. Mas acima de tudo, é acionada por um calibre mecânico de corda automática, revolucionário, não só simples, mas também resistente e preciso, o qual está dotado do que há de melhor na tecnologia relojoeira atual. 

Com seus acabamentos “porcelana”, tão límpidos quanto requintados, os cinco novos modelos Clifton Baumatic da Baume & Mercier desenham a coleção masculina da marca. Dedicado ao gentleman urbano, este acessório indispensável aos amantes do bom gosto, se apresenta com um mostrador extremamente branco ou em preto intenso. Esta apresentação sóbria e perfeitamente legível é animada por índices rebitados e ponteiros finos em forma de lanceta, e por uma janela de data ampliada aposta às 3 horas. Coberto por um vidro safira abaulado, o caminho dos minutos em cinza antracite ou branco, o modelo harmônico, segue o círculo idealmente proporcionado da caixa em aço de polimento acetinado de 40 mm.

Resiste a até 50 metros na água, ele revela, através do fundo transparente, o novo calibre Baumatic BM12-1975A, primeiro movimento mecânico de corda automática desenvolvido pela Maison em colaboração com o grupo Richemont.

Este elegante e moderno relógio, se ajusta ao pulso com uma pulseira de jacaré fechada por fivela. Facilmente intercambiável sem necessitar ferramenta, ela está disponível nas cores azul escuro, preto profundo ou marrom quente na versão bicolor. Uma pulseira com cinco filas de aço acetinado polido, equipada com um fecho dobrável de triplo ajuste e com botão de segurança, completa este sortido de relógios refletindo a época atual.

Porquê este novo movimento interno? Porquê agora?

A Baume & Mercier há anos está pensando em desenvolver seu próprio movimento mecânico. Porém, ficou claro desde o início que esse movimento teria que apresentar avanços reais e ao mesmo tempo manter-se acessível.

O “universo conspirou a favor” da Baume & Mercier para tornar este projeto possível. A capacidade de fabricação da ValFleurier (criada em 2005), associada ao estabelecimento das equipes de Pesquisa e Inovação da Richemont, a qual foi incorporada no Microcity em 2017, foi repentinamente compatível com a filosofia e as expectativas da Baume & Mercier. Em poucas palavras, os três jogadores deste trio falavam agora a mesma linguagem.

Partindo do Know-how de seus parceiros, a Baume & Mercier ofereceu suas competências para suportar todo o processo de produção, do desenvolvimento à industrialização. Com base em suas especificações, altamente ambiciosas, em relação aos quatro domínios sensíveis conhecidos pelos relojoeiros, o projeto foi conduzido com êxito – apresentar verdadeiras inovações e uma série de características otimizadas, garantindo em simultâneo uma gestão de custos efetiva.

Nada foi deixado ao acaso no desenvolvimento deste novo calibre. Todos os parâmetros foram cuidadosamente examinados para encontrar o melhor compromisso possível. Em primeiro lugar, identificando certas funções para as quais a ValFleurier alcançou maior confiabilidade. Em seguida, examinando os custos e a qualidade, incorporando as inovações recentes desenvolvidas pelas equipes de Pesquisa e Inovação da Richemont e cumprindo os objetivos estabelecidos pela Baume & Mercier. E, por último, repensando a produção, montagem, o ajuste e os processos, assim como a manutenção.

INTRODUÇÃO AO MECANISMO 

O relógio mecânico é um extraordinário fenômeno da engenhosidade que tem atingido impressionantes níveis de performance. Funcionando 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, por muitos anos, mantém uma eficiência e confiabilidade fenomenais ao longo do tempo. Como comparação: você consegue imaginar um carro correndo durante cinco anos a toda velocidade sem nunca parar, conservando o essencial de sua performance?

Apesar de suas qualidades intrínsecas, o relógio é afetado por uma série de fatores inerentes e externos que podem ser inconvenientes para seu usuário.

Esses fatores implicam 4 áreas:

  • Sensibilidade aos campos magnéticos
  • Autonomia
  • Precisão cronométrica
  • Durabilidade 

Em busca constante de qualidade e após vários anos de desenvolvimento, em estreita colaboração com a Manufacture Horlogère ValFleurier e as equipes de Pesquisa e Inovação da Richemont, a Baume & Mercier está apta para revelar o seu primeiro movimento mecânico de corda automática – o calibre Baumatic BM12-1975ª – fornecendo melhoras significativas em cada um das áreas acima mencionadas.

AUTONOMIA

Um relógio mecânico sempre acaba parando. Alguns precisam de corda ao fim de 40 horas, outros após 70 horas de uso. O Clifton Baumatic é mais forte e sua reserva de marcha dura muito mais tempo. Graças à otimização de seu tambor, de seu escapamento e de seu balanço espiral, ele dispõe de 5 dias de reserva de marcha, ou seja, 120 horas.

PRECISÃO

Acontece que os relógios mecânicos se atrasam. Alguns segundos aqui, outros tantos ali, rapidamente isso nos irrita. Felizmente, o Clifton Baumatic é de uma pontualidade impecável.  Sua nova espiral acoplada a um novo balanço de inércia variável lhe permite, efetivamente, garantir uma precisão de -4 a +6 segundos por dia. O que faz com que o Clifton Baumatic satisfaça os* critérios do tão considerado “Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres” (COSC – Controle Oficial Suíço de Cronómetros). Nem mais, nem menos. 

ANTI-MAGNETISMO

Seu celular está protegido com uma capa magnetizada? Sua bolsa está equipada com um fecho imantado?  Você não precisa trocar nada. Graças à utilização do silício e de elementos não ferromagnéticos nas duas partes sensíveis de seu mecanismo – o órgão regulador e o sistema de escapamento –, o Clifton Baumatic apresenta uma resistência aos campos magnéticos 25 vezes superior à norma atual. Tudo isso para que você possa utilizar seu telefone sem receio. E respirar tranquilamente.DURABILIDADE

As coisas preciosas exigem manutenção e os relógios não são uma exceção. Com a fricção os componentes do mecanismo se desgastam naturalmente. Como solucionar isso? Recorrendo a óleos lubrificantes. Resultado de muitos anos de pesquisa, os óleos utilizados no calibre Baumatic são os mais eficazes. Especificamente, eles permitem espaçar os serviços de manutenção bem além dos 5 anos usualmente recomendados. Porque o seu tempo também é precioso.