MOTOR: ALFA ROMEO 33 STRADALE, A RELEITURA DE UM CLÁSSICO

Depois de quase 60 anos desde o lançamento do original Alfa Romeo 33 Stradale, a montadora italiana resolveu trazer, agora, uma releitura do clássico, herdando as linhas mais essenciais, mas com uma pegada bem mais moderna. Essa edição pra lá de especial será limitada a apenas 33 unidades. Produzido pelo Alfa Romeo Centro Stile, o novo 33 Stradale é inspirado no histórico modelo de 1967, enriquecendo a sua beleza escultural com certos elementos de design da nova linguagem de estilo da Alfa Romeo. O exterior apresenta um equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies e torna-se o epítome da “beleza necessária” da Alfa Romeo. A frente possui um volume poderoso e musculoso, onde os destaques são o icônico escudo e as formas complexas das luzes com sua base elíptica. O perfil é dinâmico e esguio, com portas com abertura “elytra” e duas grandes entradas de ar laterais. A carroçaria é projetada para a frente, com superfícies modeladas de acordo com os critérios típicos da expressão formal da Alfa Romeo. 

Além disso, graças à abertura angular das portas e ao grande teto solar envolvente, o motorista pode desfrutar de uma vista única, muito semelhante à da cabine de um avião. A imagem global proporcionada pela abertura do capô e das portas realça o aspecto teatral do automóvel. A traseira “brutal” é equilibrada pela dianteira sinuosa e a altura máxima não fica na altura do para-brisa, como em qualquer outro esportivo, mas no meio do teto. Em particular, a área traseira expressa a força do carro, graças à traseira truncada, ao gráfico em forma de V e aos grupos ópticos traseiros redondos. A eficiência aerodinâmica é confirmada porum Cx de 0,375 a zero Cz (downlift) – para uma escolha precisa sem a ajuda de sistemas ativos.

DESIGN MINIMALISTA

Os interiores também se distinguem pelo minimalismo de design e materiais, todos pensados ​​para visar o maior envolvimento possível na experiência de condução. Em particular, o cockpit foi concebido com o objetivo de minimizar componentes que possam distrair o condutor, como se verifica no número limitado de comandos de utilização prática na condução que se encontram na consola central. Diretamente à frente do motorista está um display, cujo design de “telescópio” 3D envolve o motorista em uma interação inédita. O volante, desprovido de todos os botões habituais, oferece uma experiência de puro prazer de conduzir. Como na cabine de um avião, os controles estão localizados em diferentes níveis, no console central baixo e em um plano mais alto, instalado no forro central na parte interna do teto. Os interiores estão disponíveis em dois níveis de acabamento: “Tributo” e “Alfa Corse”. O painel inspirado na aviação e o túnel central empregam materiais como alumínio, fibra de carbono, couro e Alcântara. Os bancos envolventes – estofados em couro Poltrona Frau – reinterpretam os do seu antecessor, garantindo conforto e ergonomia. Cada detalhe foi pensado para criar um ambiente exclusivo e envolvente, mantendo a herança estética e técnica do 33 Stradale de 1967.

Hoje, com a mesma ousadia e visão, a equipa Alfa Romeo desenhou e desenvolveu o novo 33 Stradale, uma autêntica obra de arte em movimento, resultado da combinação perfeita de beleza e tecnologia. O seu objetivo é proporcionar a experiência de condução mais emocionante e o encanto imortal de um ícone a um círculo muito pequeno de entusiastas, que acreditaram no projeto desde o início. O novo 33 Stradale foi criado na recém-fundada Alfa Romeo “Bottega”, onde os designers, engenheiros e historiadores da marca primeiro ouviram potenciais compradores, depois produziram o carro em conjunto.

“Com o novo 33 Stradale, quisemos criar algo que estivesse à altura do nosso passado, para servir a marca e deixar orgulhosos os fãs de Alfisti. Tal resultado só poderia ter sido alcançado graças à experiência, ao trabalho árduo e à paixão da nossa equipa, com o apoio de uma gestão que tem a clara ambição de contribuir para escrever capítulos no futuro da marca, no pleno respeito pela sua história única. Este é o primeiro carro personalizado da marca desde 1969 e prometo que não será o último”, comentou Jean-Philippe Imparato, CEO da marca Alfa Romeo. 

UMA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO ÚNICA

A equipa Alfa Romeo estabeleceu o ambicioso objetivo de oferecer uma experiência de condução como um automóvel de pista, mas num modelo adequado à utilização quotidiana na estrada, sem comprometer o conforto e a segurança de utilização, inclusive no quotidiano. O novo 33 Stradale ostenta assim o melhor da engenharia Alfa Romeo , como se verifica na suspensão de braço duplo com amortecedores activos, e na evolução do motor 2.9 V6.

Essa nova edição especial Alfa Romeo pode ser equipada com um motor V6 biturbo com mais de 620 cv ou pode vir numa configuração BEV com mais de 750 cv. O desempenho é excelente em ambas as versões. A velocidade máxima é de 333 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos. A suspensão de braço duplo com amortecedores ativos e o elevador do eixo dianteiro garantem manuseio e conforto. O sistema de freios Alfa Romeo Brake-By-Wire e os freios carbono-cerâmicos Brembo oferecem desempenho de alto nível.

Com estrutura em H de alumínio e o monocoque de fibra de carbono garantem rigidez e leveza. Novamente para garantir altas qualidades de rigidez e segurança, uma estrutura de teto foi projetada em fibra de carbono e alumínio, com portas borboleta articuladas. As esquadrias das janelas também são em fibra de carbono, sendo o vidro traseiro em policarbonato. A afinação do carro será apoiada pelo piloto de F1 Valtteri Bottasna lendária pista de Balocco, trazendo assim a experiência da F1 para a condução quotidiana e garantindo o comportamento inconfundível da Alfa Romeo. Conforme informou a Alfa Romeo, mesmo ainda antes de ser produzido e lançado, o novo 33 Stradale já tem todos os seus futuros exemplares encomendados por entusiastas que estiveram presentes no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, em setembro do ano passado. Cada um dos veículos saiu por aproximadamente 2 milhões de euros – cerca de R$ 10,6 pelas cotação atual.

Assista vídeo oficial do lançamento: