Ao longo de seus 152 anos de história, a IWC criou ícones como o Big Pilot ou o Cronógrafo Portugieser. Porém, escondidos nos arquivos, também se encontram grandes tesouros, como relógios que ficaram esquecidos até alcançarem uma fama inesperada. Este é o caso do “IWC Fliegerchronograph Keramik”, de 1994, o primeiro Pilot’s Watch da IWC com caixa feita de cerâmica preta de óxido de zircônio. Apesar do uso deste material altamente inovador e de seu design purista, o cronógrafo teve pouco sucesso na época. Depois de apenas cerca de mil peças feitas, a produção foi interrompida alguns anos depois.

O “Black Flieger” (flieger é piloto em alemão) chamou a atenção de um número crescente de amantes de relógios. Com índices e ponteiros luminosos, que ao envelhecerem tornaram-se um laranja quente, o cronógrafo antes esquecido começou a ganhar os corações dos colecionadores com seu distinto charme neovintage.

Com o Pilot’s Watch Chronograph Edition “Tribute to 3705”, a IWC Schaffhausen viaja no tempo para homenagear o lendário Fliegerchronograph, de cerâmica (ref. 3705), de 1994. Depois de ter ficado no esquecimento por quase um quarto de século, tornou-se um clássico cult e agora é considerado um dos modelos mais procurados da história recente da IWC.

O Pilot’s Watch Chronograph Edition “Tribute to 3705” foi lançado oficialmente ontem e tem edição limitada de 1.000 peças, e inaugura oficialmente a plataforma de e- commerce no Brasil (www.iwc.com.br) para o conforto e segurança dos clientes colecionadores e fãs da marca. O mostrador é uma réplica do original daquele da década de 1990. Duas aberturas para medição de tempo são encontradas nas posições das 9 e das 12 horas, já os pequenos segundos estão localizados às 6 horas. Outro recurso deste modelo é a exibição do dia e da data às 3 horas.  O “3705” foi pioneiro no uso de cerâmica preta e a edição de homenagem também apresenta uma inovação recente dos especialistas em materiais da IWC: a caixa, os botões de cronógrafo e a fivela da pulseira são feitos de Ceratanium®, um material desenvolvido pela IWC que é leve e robusto como o titânio, mas também igualmente duro e resistente a riscos como a cerâmica.