
Por Carol Vilaça
O que, afinal, esta por trás dessa palavra que nos últimos tempos vem dando o que falar nos vídeos de transformação de imagem que mais parece mágica ou efeitos especiais. Podemos afirmar que não é magia ou qualquer coisa desse tipo, mas um estudo complexo que vai desde a estética até a psicologia como arquétipos, cores e formas faciais e o que essas formas refletem na vida e no cotidiano de cada pessoa.
O visagismo surgiu na França pelas mãos do grande cabeleireiro e maquiador de nome Fernand Aubry (1907 a 1976) criado no ano de 1937, que foi o período quando trabalhou usando como inspiração em suas criações a natureza, os animais, suas formas e cores. Nesta época, não usava-se a palavra visagismo, mas o VISAGE que tem o seu significado, é claro, do francês que quer dizer ROSTO. Após esse período, o Fernand Audry não deixando nenhum tipo de registro sobre seus conhecimentos que pudessem ser estudado depois de sua existência, eis que surge um nome primordial para o universo do visagismo, o criador da palavra hoje tão utilizada. Artista plástico, arte-educador, escritor e apresentador da série da TV Cultura a Mão Livre, o Phillip Hallawell conseguiu reunir seus conhecimentos sobre arte, desenho e psicanálise criando um universo repleto de estudos e embasamentos reais, afirmando que cada indivíduo possui características únicas. Ele destrinchou e caracterizou cada passo e como deve ser feito e estudada a imagem de cada pessoa e suas particularidades.
As etapas do visagismo podem variar de acordo com o método de cada profissional, mas geralmente seguem um processo estruturado. Vamos a elas:
1. ENTREVISTA INICIAL – A TAL PERGUNTA FAMOSA: “O que você deseja sentir ao se olhar no espelho?”. É quando o profissional realiza uma conversa para conhecer a personalidade, o estilo de vida, os objetivos pessoais e profissionais do cliente. Pergunta sobre referências, preferências e pontos que incomodam em sua imagem.
2. ANALISE DO ROSTO E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS (reconhecimento dos padrões do rosto, redondo, quadrado, longo, triangular..)
. Observação de traços do rosto: Formato, proporções, simetria, linhas predominantes (retas, curvas, mistas e etc…) o que essas linhas transmitem, quais as sensações que provocam, sentimentos que atraem ou afastam o que pode ser afetado com a ausência de algumas linhas, e o que causam de positivo com outras formas.
. Detalhando cada parte do rosto, testa, olhos, nariz, boca, queixo, mandíbula, sobrancelhas, dentes, estrutura óssea da face e da cabeça. O que cada composição (testa sobressaltada ou grande: a propensão do indivíduo ser mais analítico; olhos maiores: mais emotivo; nariz avantajado: curioso e mais firme em suas buscas; boca maior: mais comunicativo; queixo mais serrado: mandíbulas mais marcadas, firmeza propenso a ser líder, tomar a frente, decidido).

3. ANALISANDO A IDENTIDADE E ESTILO PESSOAL ATRAVÉS DOS TEMPERAMENTOS (cada temperamento tem suas características específicas que trazem consigo informações bem claras no comportamento…). Existem quatro tipos de temperamentos humanos, colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Todos nós possuímos os quatro temperamentos com proporções diferentes em suas dominâncias.
. SANGUÍNEA – Identifica-se que o sanguíneo é extremamente comunicativo, eufórico e inquieto, otimista e sua energia vibrante é contagiante. Pessoas que têm mais dessa característica em porcentagem em seus temperamentos, geralmente gostam de cores vibrantes, tem estilo mais ousado, perfumes mais cítricos e herbal e músicas mais agitadas.
. COLÉRICAS – Pessoas que têm mais dessa característica em seu perfil, geralmente possuem uma comunição mais direta, assertivas. Elas preferem ir direto ao ponto e podem parecer bruscas e impacientes. São lideres natos de essência firme em suas escolhas, gostam de luxo, estilo mais elegante, requinte, perfumes mais intensos, cores mais profundas e sóbrias, bebidas marcantes e intensas. Essas pessoas são os reis da intensidade e da firmeza.
. FLEUMÁTICOS – Pessoas com essas características possuem uma calmaria fora de série, são pessoa amigáveis, confiáveis e que tem uma paciência invejável, mas precisam ter cuidado com o comodismo e a dificuldade de tomar atitudes. Pessoas com essa característica mais acentuada em seu temperamento, geralmente gostam de cores no geral frias, estilo natural esportivo, perfumes mais leves água e músicas mais calmas.
. MELANCÓLICOS – Apesar da palavra levar para o lado da melancolia, isso não está em sua característica. Eles têm sua comunicação muito reservada, são seletivos e cuidadosos, preparam muito bem o que dizem antes de abrir a boca, se atentam a todos os detalhes e são exímios cavalheiros. Por serem controladores, precisam ficar sempre de olho na ansiedade. Adoram perfumes mais oceânicos com toque floral oriental. Cores mais leves estilo romântico elegante.
Diante desses quatro temperamentos, possuímos a mistura que traz para nosso comportamento características únicas, a porcentagem de cada indivíduo é como um DNA que nascemos com eles, e podemos modificar os temperamentos dominantes diante das necessidades ao longo da vida. Isso nos torna seres únicos.
4. DEFINIÇÃO DE PROPOSTA DE IMAGEM – O que pode ser mudado, assertivamente diante do posicionamento que se queira mudar, acentuar ou descaracterizar e dando uma proposta de imagem equilibrada com a personalidade da pessoa.
– HARMONIA – Sugestão de cortes de cabelo, barba, alinhando acessório, cores, penteados estilo de roupas. Cada pessoa possui em sua íris as cores definidas por estações do ano e subestações, chamamos isso de cartela de cores. Isso ajuda a definir melhor sua imagem, como será vista trazendo a pessoa, melhoria no aspecto de tom de pele, tons do cabelo e corrigindo em sua postura uma leitura melhor definida.

– CORTES DE CABELO – Essencial para comunicar uma imagem visual proposta após uma consultoria VISAGISTA. A escolha do corte pode reforçar a imagem desejada, como profissionalismo, jovialidade ou acessibilidade. É uma ferramenta para criar uma primeira impressão que esteja alinhada aos objetivos da pessoa.
– BARBA – Já ouviram dizer que a barba é a maquiagem do homem, e é isso mesmo! De um rosto arredondado, conseguimos deixar bem mais quadrado só com desenho da barba, aumentar o queixo, alongar o rosto, trazer mais autonomia, ao depender de cada necessidade após a abordagem inicial de uma consultoria.
– ACESSÓRIOS – Eles podem elevar o visual dando um visual mais arrojado e trazendo sofisticação. Um exemplo são os óculos de grau. O ideal é que a pessoa tenha mais de dois óculos de diferentes modelos, até mesmo três tipos, para ocasiões diferentes, e que criem impressões diferentes.
. COR, ESTILO E COLORAÇÃO PESSOAL – Essa etapa do processo trás uma mudança bastante expressiva no dia a dia da pessoa, garantindo uma melhor leitura visual, ordem no seu armário, praticidade nas suas escolhas ao comprar suas roupas e em qual ocasião usar cada uma delas.
A cor – Os principais aspectos da coloração pessoal são:
Subtom da pele: Quente: Tons mais a dourados ou amarelados; Frio: Tons mais rosados ou azulados; Neutro: uma mistura equilibrada entre o quente e o frio.
Temperatura das cores, intensidade das cores e profundidade das cores, são também alguns características.
E por fim, análise cromática, existem alguns métodos usados, mas o mais comum é o Sistema Sazonal que caracteriza as pessoas em 12 estações, combinando, temperatura, profundidade e intensidade.
Primavera (quente e clara) Ex.: Pêssego, coral, verde limão.
Verão (frio e suave) Ex.: Azul claro, lavanda, rosa claro.
Outono (quente escuro) Ex.: Terracota, vinho, verde oliva.
Inverno (frio e intenso) Ex.: Preto, vermelho, azul royal.

5. A PARTE PRÁTICA DO PROCESSO – Onde são realizadas todas as mudanças definidas na consultoria.
6. ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO (quais tipos de produtos usar no cabelo, barba, pele…). Instruções para que o proposto da consultoria sejam desempenhados de maneira prática e bem sucedida e que seja sempre reforçado a importância de manter o identidade visual para se alcançar os seus objetivos que é uma excelente impressão e bem estar.
7. E NOSSA ÚLTIMA ETAPA – ACOMPANHAMENTO. Após um tempo, será necessária uma nova avaliação para saber se a pessoa se adaptou as mudanças, para que se realize os ajustes (se necessário). Então, esse é um pouco do universo que está por trás da famosa frase nas redes sociais “O que você deseja sentir ao se olhar diante do espelho?”.
