É inegável que a maioria de nós, leitores da MENSCH, é apaixonada por cinema e carros. Agora que tal unir esses dois temas? A sétima arte e os automóveis têm seus pontos em comum – ambos são europeus e criados no final do século XIX. O automóvel foi inventado em 1886 pelo engenheiro alemão Karl Benz. Já o cinema, teve sua primeira exibição em 1895 em Paris pelos irmãos Lumière. Cinema não é só entretenimento. Ele também é arte, é registro histórico, é uma oportunidade para reflexão. E nós sabemos que o carro é mais que um meio de transporte. Ele é emoção, aventura, estilo de vida em si. O que seria de James Bond sem seu Dry Martini e, é claro, um de seus carrões (se você pensou no Aston Martin, saiba que o agente de Sua Majestade dirigiu outros modelos de cair o queixo). A franquia Velozes e Furiosos prova que carros são adrenalina e… família!
No entanto, não precisamos recorrer para ficção para vivenciar boas tramas com motores potentes e muita rivalidade na pista. A Fórmula 1, por exemplo, proporcionou algumas das duras concorrências modernas – Niki Lauda X James Hunt, Nelson Piquet X Nigel Mansell, Ayrton Senna X Alain Prost, só para citar alguns. Além de consagrar Senna como um ídolo nacional. Ao percorrer os universos do cinema e dos carros, descobrimos mais do que meros objetos ou enredos, automóveis e filmes são fios entrelaçados na trama da cultura e história. Assim, celebramos o casamento entre duas formas de arte que continuam a acelerar nossos corações, inspirando-nos a seguir em frente.
O QUE ASSISITIR:
FORD VS FERRARI (acima)
Ford vs Ferrari, dirigido por James Mangold e estrelado por Matt Damon e Christian Bale, narra a história real do designer automotivo Carroll Shelby e do piloto britânico Ken Miles. Juntos, desafiam as leis da física e a hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em 1966. Lutando contra o domínio corporativo e enfrentando seus próprios demônios, criam um carro revolucionário para a Ford, buscando a glória nas pistas. O filme, indicado ao Oscar e vencedor de diversos prêmios, mergulha na emocionante disputa entre duas gigantes do automobilismo, elevando a adrenalina e a história ao máximo.
RUSH
Em Rush, dirigido por Ron Howard, a rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda ganha vida. Chris Hemsworth incorpora a ousadia de Hunt, enquanto Daniel Brühl personifica a determinação incansável de Lauda. O filme retrata a temporada de 1976, marcada por competições intensas, tragédias e triunfos. Com cenas de corrida arrebatadoras e uma narrativa emocionante, Rush oferece uma visão apaixonante do mundo da Fórmula 1 e das vidas extraordinárias desses dois ícones das pistas.
SENNA: O BRASILEIRO, O HERÓI, O CAMPEÃO
O documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão desvela a fascinante jornada de Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1. Desde sua ascensão nas pistas, narrada com maestria desde o GP de Mônaco de 1984, até sua prematura morte em San Marino, 1994, o filme dirigido por Asif Kapadia revela os bastidores da F1 nos anos 80 e 90. Rivalidade com Alain Prost, desafios nos bastidores e sua impactante frase Fórmula 1 é política. Uma homenagem comovente a um ícone, com imagens inéditas e depoimentos que celebram o legado eterno de Senna.
VELOZES E FURIOSOS
A saga Velozes e Furiosos acelera corações desde 2001, explorando o submundo das corridas ilegais e a camaradagem entre uma equipe de habilidosos pilotos. Sob a liderança de Dominic Toretto (Vin Diesel), o grupo, composto por personagens carismáticos como Brian O’Conner (o saudoso Paul Walker), se envolve em intrincadas tramas de ação e assaltos espetaculares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ao longo de múltiplos filmes, a franquia evoluiu para além das corridas, tornando-se uma experiência cinematográfica global repleta de carros exóticos, sequências de perseguição eletrizantes e uma forte ênfase na família, cativando fãs com uma mistura única de velocidade, adrenalina e lealdade.
SE MEU FUSCA FALASSE
Há também espaço para o humor quando o assunto é carro. Neste clássico da Disney, Se Meu Fusca Falasse, o Fusca Branco, carinhosamente apelidado de Herbie, ganha vida própria. Desprezado por um dono de agência de carros de luxo e piloto de corridas, Herbie encontra um novo lar com Jim Douglas (Dean Jones), um piloto fracassado, mas de bom coração. Juntos, eles enfrentam um rival rico em corridas e trazem vitórias inesperadas. O filme encanta com sua narrativa pastelão, sustentado pelo “carisma” do Fusquinha e sua jornada que vai além das corridas, conquistando corações com uma dose de humor e uma pitada de magia automotiva. Esse filme ajudou a arranjar uma garagem para os fusquinhas no coração dos brasileiros.
O QUE VEM POR AI
FERRARI
A cinebiografia de Enzo Ferrari mostrará a vida do fundador da famosa marca italiana. A história focará nos bastidores da Fórmula 1 no ano de 1957 e é baseada no livro Enzo Ferrari: The Man and the Machine (Enzo Ferrari: O homem e a máquina, tradução livre). O longa será dirigido por Michel Mann (O Último dos Moicanos), estrelado por Adam Driver (Casa Gucci), além de Penélope Cruz, do brasileiro Gabriel Leone e Patrick Dempsey no elenco. O filme chega aos cinemas brasileiros em 22 de fevereiro de 2024.
SENNA A minissérie da Netflix sobre um dos maiores ídolos do Brasil, já começou e será rodada em quatro países. A história começará no início da carreira de Senna até o seu acidente fatal. Quem vive o papel título é Gabriel Leone. Kaya Scodelario, Hugo Bonemer e Alice Wegmann são alguns dos outros atores da produção, que tem previsão de estreia em 2024.