MOTOR: RIMAC NEVERA, O SUPERCARRO ELÉTRICO QUE VAI DE 0 A 100 KM/H EM 1,85 S

Nos últimos anos, a revelação de um hipercarro elétrico ‘inovador’ de 1500 kW agitou o mercado de supercarros e tornou-se um desafio cada vez mais comum, gerando uma onda de supermáquinas como o Lotus Evija e o Pininfarina Battista, cada um disputando mais atenção. Mas esse mercado promissor de carros incríveis elétricos não contava com o que vinha por ai diretamente do Automotive Daily: o Rimac.

A empresa croata sem dúvida apresentou para o mundo a real noção do que é um supercarro elétrico e, embora o negócio ainda precise realmente atingir suas ambições elevadas a esse respeito, o Nevera, nome dado pelos habitantes da Croácia a uma tempestade rápida e inesperada no Mediterrâneo, marca um momento importante na jornada da Rimac. E a melhor notícia, o Nevera finalmente está pronto para funcionar, e possui uma tiragem de 150 unidades já em produção e os exemplares devem chegar até seus futuros clientes no início de 2022. Com preço estimado em 2 milhões de euros (R$ 12,6 milhões na conversão atual).

Com base no Concept Two revelado pela primeira vez em 2018, a Rimac pegou o chassi, motores e baterias sob medida daquele carro icônico e os transformou em algo tangível que os clientes podem comprar. Comparando com o primeiro modelo, o Rimac Nevera possui uma melhoria de 34% em sua eficiência aerodinâmica após alterações no capô, no difusor, nas entradas de ar e nas colunas. Além disso, o novo desenho do modelo faz o resfriamento ter sua eficiência aumentada em 30% nos sistemas de freio em baixa velocidade e em 7% em altas velocidades. Além disso, o layout traz elementos aerodinâmicos ativos que geram downforce sem proporcionar arrasto excessivo, com um coeficiente de apenas 0,3.

SUPER MOTOR E VELOCIDADE INCRÍVEL

A potência de pico é avaliada em 1408 kW e torque de 2360 Nm, gerados a partir de quatro motores individuais de ‘ímã permanente’ em módulos localizados em cada eixo. Os dois eixos são acionados por transmissões individuais de velocidade única, mas a potência ainda é totalmente variável da esquerda para a direita. Os motores extraem energia de uma bateria de íon-lítio de 120 kWh (bruta) que fica em um módulo em forma de T atrás dos dois assentos. De acordo com a empresa croata, o Nevera irá de 0 a 100 km/h em apenas 1,85 segundo e cravará máxima de 412 km/h. A Rimac afirma que o hiperesportivo vai do repouso até a marca de 300 km/h em incríveis 9,3 segundos.

Além da velocidade, outro fator chama atenção que é a segurança. A empresa afirma que o monocoque do novo Nevera é um dos aspectos mais inovadores, porque possui um teto de carbono, bateria estrutural integrada e uma subestrutura traseira de carbono que juntas se formam na maior peça desse material na indústria automotiva. Outro fator importante, seu peso total é menor que 200 kg e há a utilização de 2.200 camadas de fibra de carbono e 222 inserções de alumínio. O monocoque do hiperesportivo tem uma estrutura “incrivelmente forte”, com uma rigidez torcional de 70.000 Nm/grau. Essa resistência proporciona segurança ao motorista e permite que o Nevera atinja padrões globais de homologação. 

Rimac Nevera ainda guarda mais uma surpresinha, ele conta com sistema “Driver Coach”. Que utiliza a inteligência artificial para treinar o condutor com orientações sonoras e visuais nas pistas. Com isso, o dispositivo aconselha se o motorista deve frear mais cedo, acelerar com mais intensidade, e também a encontrar o melhor traçado para se fazer. A tecnologia funciona com a ajuda de 13 câmeras separadas que estão instaladas no veículo, além de 12 sensores ultrassônicos e seis radares. Isso sem falar que o motorista pode optar por diferentes modos de direção. Dentre eles, pré-definidos pela empresa estão: Esporte, Drift, Conforto, Alcance e Pista. Além de dois que podem ser personalizados a seu gosto. Por dentro, a cabine é tipicamente carregada de interfaces digitais, com três monitores incorporados em um interior restrito, mas infinitamente personalizável. Na verdade, nunca dois Neveras sairão iguais da mesma fábrica. Oferecendo três especificações iniciais, bem como uma paleta de cores completamente sob medida, torna o supercarro ainda mais exclusivo.

ASSISTA O VIDEO: