Verão chegando e se você pretende curtir o melhor da estação, com muita praia, surf, reunião com amigos e ainda está em busca daquele bronzeado desejado, essa matéria foi feita para você! Fique atento às dicas da dermatologista, Dra. Alice Buçard. Até porque o verão está chegando com tudo este ano e precisamos tomar alguns cuidados com a nossa pele e cabelos após o excesso de exposição ao sol, vento, mar e cloro de piscina.

Depois de um longo período de exposição e a natural relaxada com os cuidados diários, a pele sofre ficando opaca, ressecada e sem viço. Por outro lado, pessoas com maior tendência ao desenvolvimento de acne também pioram neste período devido ao aumento da oleosidade e pelo uso excessivo de protetores solares não adequados para seu tipo de pele. O uso irregular do filtro solar e a exposição solar exagerada podem causar queimaduras, que evoluem com descamação e manchas. Pessoas com predisposição ao surgimento do melasma percebem o início dessas manchas no rosto principalmente durante o verão quando a incidência dos raios ultravioleta é maior.

Não perca tempo para iniciar os cuidados com sua pele, criando uma rotina prática e eficaz de tratamentos diários e preparando a pele para realizar procedimentos estéticos com mais segurança e eficácia.

LIMPEZA E ESFOLIAÇÃO

O uso de sabonetes adequados para o seu tipo de pele é um ótimo começo, logo, recomendo o uso de loções de limpeza tipo syndet e sem sabão para as peles mais secas e sensíveis assim como o uso de sabonetes líquidos com baixas concentrações de ácido salicílico para as peles mais oleosas. Evite banhos prolongados e com água muito quente. A esfoliação semanal para a remoção das células mortas e renovação da epiderme, ajuda na desobstrução dos poros além de facilitar a penetração dos antioxidantes e loções de hidratação.

HIDRATAÇÃO

Lembrando que a hidratação também deve vir de dentro para fora! Tome bastante água, abuse dos chás com ação antioxidante e considere a reposição de colágeno diluído em sucos. E lembre-se que o melhor momento de aplicar os cremes e loções hidratantes e imediatamente depois do banho, salienta a Dra. Alice.

ACNE E OLEOSIDADE

Procure higienizar a pele com sabonetes adequados, use filtro solar com ação anti-oleosidade e se ainda assim as espinhas não melhorarem deve-se considerar o uso de medicações contendo ácidos ou até mesmo antibióticos.

MANCHAS E MELASMA

O uso de filtro solar é e sempre será a indicação número 1 no tratamento das manchas. Atualmente existem filtros que além de proteger a pele ainda possuem ação clareadora e pigmentação com efeito de maquiagem para camuflagem das manchas. O uso de cremes antioxidantes contendo vitamina C ou clareadores sem ácidos durante o dia é complementado pelo uso de clareadores mais potentes como a combinação de ácido retinoico e hidroquinona ou a inovadora cisteamina à noite.

Para tratar as sardas e manchas senis contamos com a ajuda dos lasers, luz intensa pulsada e peelings que promovem uma descamação leve recuperando o viço, clareando e uniformizando a cor da pele.

E não se esqueça que bem-estar e saúde devem caminhar juntos, faça sua consulta dermatológica anual, reveja suas pintas e sinais, use a tecnologia a seu favor também para o diagnóstico precoce e preciso das lesões suspeitas de câncer de pele com avaliação feita pela dermatoscopia. Assim, você pode curtir o ano todo com a pele linda e saudável.