ESTILO: MODA ARTESANAL É DESTAQUE EM DESFILES DO SPFW

Last updated:

As principais passarelas de moda apontam as peças artesanais, transparência e renda entre as tendências para o Verão. E no São Paulo Fashion Week N 56, essa trend também vai estar em evidência, pelo menos em três desfiles da temporada. Depedro faz uma homenagem às manualidades ancestrais do Seridó, David Lee é um dos convidados do movimento Sou de Algodão e usará crochê para celebrar os 150 anos do jeans, e LED que celebra 10 anos de marca e mostrará uma coletânea de estampas e trabalhos com artistas que fizeram parte desta trajetória. Todos os estilistas usam fios da Círculo para execução de peças, aplicando suas experiências, habilidades e criatividade para explorar diferentes texturas, estampas e composições.

Marcus Figueirêdo, diretor criativo da Depedro (fotos), traz à passarela do SPFW uma coleção que faz uma celebração ao tempo como ponto de partida, com um forte apelo sustentável. Ele resgata técnicas artesanais ancestrais, como bordados, rendas e crochês, e propõe uma nova moda que respeita e protege o planeta. Depedro usa os fios Anne, Anne Brilho, Barroco Maxcolor, Barroco Decore Luxo, Jeans, Encanto, Prisma, Verano, África, Ballet, Batik, Bamboo, Boreal e Fantastic para criar efeitos e dar um perfeito caimento aos seus looks.

Nesta edição do SPFW, a marca apresentará 45 peças feitas com renda richelieu, renascença, bilro, crochê e patchwork, produzidas exclusivamente com matéria-prima sustentável, usando o algodão orgânico naturalmente colorido da Paraíba.  As peças foram tingidas através da biopintura executada pelo povo Tapuia Tarairiú, da região Litorânea do Rio Grande do Norte. Além de serem remunerados pelo trabalho, toda renda obtida com a venda desta parte da coleção será destinada aos Tapuia Tarairiú.

Outro destaque da Depedro para esta edição é a parceria com a Tukano, marca de lifestyle sustentável do ator e ativista Sérgio Marone. Além disso, durante o desfile, quatro crocheteiras do município de São Gonçalo do Amarante (RN) estarão na plateia bordando ao vivo looks similares aos da passarela, em uma espécie de “making of” para os convidados. Depedro é uma marca que nasceu no Seridó do Rio Grande do Norte, em 2017, e valoriza a cultura e o artesanato local em suas criações, a partir de uma moda plural que gera impacto social e renda no sertão. A trilha sonora ficará por conta do cantor pernambucano Romero Ferro, abrindo e fechando o desfile com suas músicas. O desfile será no dia 8 de novembro, às 14h30min, no Shopping Iguatemi.

O movimento Sou de Algodão faz um tributo aos 150 anos do jeans por meio de uma coleção inspirada neste material, não somente tecelagem de denim, mas de diversas formas, até mesmo com o crochê. Dentre as 1,4 mil marcas parceiras, foram escolhidas aquelas que possuem ativos que semeiam esse mood, trabalhando prioritariamente o denim em tons de azul complementando com outras bases para dar uma harmonia às peças. Foram designados nove estilistas para desenvolver a coleção com 40 looks que representará o movimento nesta edição do SPFW.

A Círculo é uma das marcas envolvidas nesta iniciativa que contará com David Lee (acima) na criação de looks em jeans e com as linhas da marca têxtil, entre barbantes, o Barroco Maxcolor e o próprio fio Jeans, o primeiro fio 100% algodão do Brasil com efeito de um dos tecidos mais utilizados no mundo. A cartela de cores imita tonalidades diferenciadas, provocando o efeito de lavagens e tingimentos diferentes, ampliando as possibilidades criativas para a confecção de peças. David Lee usa os fios da Círculo na confecção de dois casacos oversized em crochê, desenvolvidos em parceria com o artesão Oscar Menezes, do Time de Artesãos da Círculo.  O desfile do Sou de Algodão está marcado para o dia 9 de novembro, às 17h30min no Komplexo Tempo.

Célio Dias, fundador e diretor criativo da LED (acima) apresenta a coleção “DÉCADA”, em que explora códigos e signos da sua história e o seu jeito de criar e pensar moda. “O casting é formado por personas que carregam nossas bandeiras e estão conectadas com o jeito LED de ser: disruptivas, atrevidas e cheias de atitude”, comenta o estilista. Esta coleção representa um estudo de tudo que a LED já se propôs nesses 10 anos de mercado, de forma independente e cheia de coragem, com o DNA mineiro e brasileiro de Célio, que mostra uma construção e amadurecimento de ideias. A coleção é composta por sarjas, jeans e tecidos tecnológicos, com joias, bordados e crochês construídos com bastante peso. Os crochês e a linha ATELIÊ LED se destacam nesta coleção. As peças assinadas com fios Anne, Encanto e Verano da Círculo trazem todo o trabalho artesanal e único do estilista, reforçando a produção slow made característica da LED.

Um dos destaques guardados para este desfile é que a marca, em parceria com a Círculo, disponibilizará as receitas com o passo a passo de cinco peças da coleção para quem quiser replicar e fazer a sua própria criação inspirada nos looks da LED. “Serão dois vestidos, uma saia, um top e uma bolsa que farão parte da coleção e que no mesmo momento do desfile no SPFW, já poderão ser encontradas no site da Círculo com todas as etapas e materiais necessários para a criação das mesmas peças”, explica Célio Dias. O desfile da LED está marcado para o dia 12 de novembro, às 17h30min, no Komplexo Tempo. 

SERVIÇO:

DESFILLE DEPEDRO

8/11, às 14h30min

Shopping Iguatemi

DESFILE SOU DE ALGODÃO

9/11, às 17h30min

Komplexo Tempo

DESFILE LED

12/11, às 17h30min Komplexo Tempo