A Maserati foi fundada em Bolonha em 1914 por Alfieri Maserati como uma oficina mecânica. Posteriormente, em 1926, os irmãos Maserati adquiriram a Diatto, uma pequena indústria de carros de corrida em Torino. Fortalecidos pela experiência mecânica e com o material à sua disposição, no mesmo ano construíram o primeiro carro denominado “Tipo 26”. Desde então, ao longo de sua longa história, a Maserati manteve os veículos produzidos mais significativos, bem como os protótipos experimentais, criando assim ao longo das décadas uma coleção de carros, motores e componentes únicos no mundo capazes de ilustrar a evolução histórico, técnico e estilístico da Empresa.
O desejo de preservar sistematicamente os veículos, como evidência de um processo industrial que se desenvolveu ao longo do tempo, tornou possível coletar o orgânico e distribuir no tempo de toda a produção Maserati capaz de transmitir o valor de história da Maserati. Em 1965 a família Orsi, proprietária da empresa, decidiu expor ao público a coleção de carros, segundo o critério de coleção de museu, instalando-se em um espaço exclusivo dentro da fábrica de Modena, no Viale Ciro Menotti. Desde 27 de outubro de 1965, dia da inauguração oficial do museu na presença do campeão mundial JM Fangio e dos mais importantes jornalistas italianos, o Museu Maserati foi visitado por dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo.
A partir desse ano, a coleção do museu foi gradualmente aprimorada, graças à restauração de alguns carros já presentes na coleção, e ainda mais enriquecida com novos modelos, incluindo o famoso Maserati 6 CM de 1936, um digno representante da história dos Maserati antes da guerra.
Em maio de 1993, a FIAT comprou a Maserati do Grupo De Tomaso por meio da aquisição de 100% do pacote de ações da Maserati Spa, enquanto a Coleção, embora permanecesse em exibição dentro da Empresa, permaneceu como propriedade da empresa pré-existente e original. Officine Alfieri Maserati Spa, posteriormente transformado em OAM srl Em dezembro de 1994, por ocasião do 80º aniversário da fundação da montadora, uma exposição histórica foi montada no Salão Automóvel de Bolonha e o novo museu foi inaugurado em Modena. Instalado no prédio da administração da fábrica, com painéis históricos,motores e alguns carros expostos cronologicamente de forma a oferecer a todos os visitantes a oportunidade de entrar em contato com um pedaço da história automotiva italiana de Modena.
Em julho de 1996, o Engenheiro De Tomaso solicitou legitimamente a devolução dos carros e motores da Coleção do Museu. A Maserati aceitou o pedido, mas adquiriu parte da coleção composta por 15 motores, que portanto permaneceram em exibição na empresa Modena, enquanto a coleção de 19 carros, por recomendação da De Tomaso, começou para a Inglaterra ser leiloada em Londres.
Venda organizada pela casa de leilões Brooks e prevista para 2 de dezembro de 1996. A notícia da venda dos carros, que teria causado a total dispersão de um patrimônio histórico fundamental para a cidade de Modena, colocou em alerta torcedores e autoridades. 18 de outubro de 1996 o alarme foi disparado.
O Ministro do Patrimônio Cultural, na figura do Ministro Walter Veltroni, o Prefeito de Modena, Giuliano Barbolini e as associações locais imediatamente agiram para encontrar uma solução que permitisse a recuperação deste patrimônio histórico e cultural que a cidade de Modena corria o risco de perder sempre.
O problema foi exposto à família Panini e Umberto Panini (acima) imediatamente tomou medidas para evitar a dispersão dos carros históricos da Maserati. Graças à intervenção da família Panini, pouco antes da data fatídica, a casa de leilões Brooks anunciou que a Maserati Collection estava sendo retirada do leilão para retornar à cidade de origem, hospedada nas instalações de propriedade da família Panini.
O Museu Maserati hoje – Desde então, a coleção de 19 carros históricos Maserati está disponível no Museu denominado CUP (Coleção Umberto Panini).
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