MOTOR: BUGATTI MISTRAL É A DESPEDIDA DO MOTOR W16

A Bugatti se prepara para uma nova era eletrificada e se despede em breve do seu motor W-16, que estreou com o Veyron em 2005, em grande estilo com o lançamento do Bugatti Mistral. O modelo é um carro de corrida baseado em Chiron de 1.600 HP, que possui exclusividade, elegância, potência e velocidade. Serão produzidos em uma edição limitada de 99 exemplares, com preço de 5 milhões de euros cada, algo em torno de R$ 25,9 milhões. 

“Para a aparência final do lendário motor W-16 da Bugatti, sabíamos que tínhamos que criar um roadster. Bem mais de 40% de todos os veículos Bugatti já criados têm design aberto, estabelecendo uma longa linhagem de ícones de desempenho que, até hoje, são reverenciados em todo o mundo”, disse o CEO da Bugatti Rimac, Mate Rimac, em comunicado. 

O design e engenharia é totalmente feito sob medida e teve como principal inspiração o Type 57 Roadster Grand Raid, de 1934, projetado pelo filho de Ettore Bugatti, Jean. O para-brisa é inclinado e em forma de V e há duas entradas de ar sobre as cabeças do motorista e do passageiro, feitas em fibra de carbono que além de ajudar a manter a temperatura do motor também funcionam como proteção contra capotamento. Já os faróis dianteiros aparecem em quatro frisos horizontais.

A traseira é ainda mais impactante, com lanternas de LEDs em forma de “X”, com o nome “Bugatti” no centro, dá o Mistral uma aparência distinta e moderna e também proporcionam ventilação para o imenso calor gerado pelo trem de força. O interior é muito parecido com o Bugatti Chiron com alguns novos detalhes, incluindo couro acolchoado nos painéis das portas e uma recriação da famosa escultura de elefante de Rembrandt Bugatti dentro do câmbio que é de madeira e âmbar.

Além disso, as possibilidades de personalização são praticamente infinitas e cada cliente poderá escolher o design de interiores do seu Mistral. O Mistral oferece um desempenho diferente de qualquer outro carro aberto da marca. Vem equipado com motor 8.0 quadriturbo de 16 cilindros que rende potência de 1.600 cv, acoplado a um câmbio de dupla embreagem de sete marchas, com tração integral. Isso permite ao Mistral acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 420 km/h. O objetivo da Bugatti é conquistar o título de roadster (carro de dois lugares e conversível) mais rápido do mundo. Esse recorde atualmente é do modelo americano Hennessey Venom GT com seus 427 km/h. O Bugatti Mistral tem entrega prevista para o início de 2024 e já está com todas as unidades vendidas, provando o sucesso desse que é um dos motores mais especiais da história automotiva.